Cunha é citado à revelia e a sorte está lançada, pois se ele fizer delação premiada…
   8 de setembro de 2016   │     9:07  │  1

Brasília – Depois de três tentativas vãs para entregar a citação ao deputado Eduardo Cunha, sobre o pedido de cassação do mandato dele feito pelo Conselho de Ética, a Câmara decidiu citá-lo à revelia – ou seja, publicou a citação no Diário Oficial da União edição desta quinta-feira, 8.

A sorte está lançada, mas não é apenas a sorte de Cunha; é também a sorte de todos que ele ameaça arrastar para a vala comum da lama, no caso de ser preso.

Cunha tem pelo menos dois processos em andamento no Supremo Tribunal Federal, além do processo contra a mulher dele comandado pelo juiz Sérgio Moro, na Operação Lava Jato. A esposa de Cunha não soube explicar a origem de 1 milhão de dólares depositados na Suíça e disse ter recebido o dinheiro do marido.

A votação do pedido de cassação está marcada para começar às 19 horas desta segunda-feira 12. O horário foi combinado para que não haja desculpa quanto a falta de quórum, já que o normal é os deputados chegarem à Capital Federal na segunda-feira entre a manhã e a tarde.

Mas, alguns aliados de Cunha já disseram que dificilmente estarão presentes à sessão. Um deles, o deputado Jovair Arantes, de Goiás, chegou a dizer que “tem 800 mil comícios para participar na segunda-feira”, o que, obviamente, trata-se de desculpa esfarrapada.

Serão necessários 257 votos dos 511 deputados para cassar o Cunha, mas até esta quinta-feira 8 conta-se como certos 238 votos. Estão faltando 19 votos.

A pressão para cassar o Cunha é grande, mas o medo de que ele cumpra as ameaças e faça uma delação premiada contando tudo o que sabe é maior. O próprio presidente Michel Temer está preocupado, porque a delação de Cunha atinge duramente o governo.

Dois fatos registrados esta semana aumentaram a preocupação do governo. Foram eles: a prisão de Leo Pinheiro, que fará nova delação premiada, e a prorrogação do prazo de encerramento da Operação Lava Jato – que foi estendido para o segundo semestre de 2017.

Os próximos capítulos prometem suspense.

COMENTÁRIOS
1

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

Comments are closed.