A grande mídia quer os tucanos
   24 de maio de 2014   │     13:49  │  5

por Aprigio Vilanova*

A cobertura da grande mídia sobre as pesquisas eleitorais deixa claro a tendência em manipular os números visando construir no eleitorado a idéia de que o cenário atual levará as eleições presidenciais para o segundo turno.

A pesquisa divulgada pelo Ibope, sexta (23), mostra a presidente Dilma Roussef (PT) com 40% das intenções de votos, Aécio Neves (PSDB) com 20% e Eduardo Campos (PSB) com 11%, nesse cenário a presidente Dilma seria eleita no primeiro turno.

Mas a grande mídia faz de tudo para manipular os números das pesquisas visando confundir o eleitorado. Na divulgação da pesquisa do Ibope a manchete foi a seguinte: Cresce as chances de haver segundo turno. Ora, os números mostram que se a eleição fosse hoje Dilma estaria eleita.

O desejo da grande mídia pela volta dos tucanos ao Palácio do Planalto é visível. A manipulação das pesquisas de intenção de votos escancara essa vontade. Mas o que as pesquisas realmente indicam é que Dilma se elege com folga em primeiro turno.

*é estudante de Jornalismo da Universidade Federal de Ouro Preto – MG

COMENTÁRIOS
5

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Petrúcio Santos

    Fico pensando! Se Lula não tem ganho em 2002, como estariam os alagoanos? Dilma nesta tucanada inoperante.

  2. Há Lagoas

    Caro Aprigio,
    Quem disse que a mídia (como um todo) é imparcial?!
    A ideologia partidária faz parte de todo segmento midiático, para o mal ou para o bem.
    O principal problema, em minha humilde opinião, está no leitor, ouvinte e telespectador que não sabe diferenciar um texto argumentativo, de um texto tendencioso.
    Como o Brasil – principalmente Alagoas – grande parte da população é feita de analfabetos funcionais, estes se tornam presas fáceis de manipuladores.
    Aliás, qual o partido que não se beneficia disso?

  3. Zé Mudança

    Grande mídia, elite, forças ocultas são metáforas que não explicam nada. A grande verdade é que o cidadão que sofre todo tipo de huminhação quando precisa de serviço publico está cheio de tanta mentira e expertezas. Por isso deseja mudança, alternancia de poder, e seja quem for. Quanto aos 40% do governo é cedo para cantar vitoria, porque vem aí o “bolsa saco cheio”.

  4. Interiorano

    Não é só a grande mídia! Muitas pessoas estão torcendo que alguém de outro partido, ganhe essa eleição e tire os PeTralhas do Poder! Têm que haver uma mudança nesse País! O fato é que alguns ficam só naquela de “É Lula é Dilma é Lula” e a situação do País não avança em nada! Fica ele (Lula) e ela (Dilma) só fazendo a politicagem em cima de um bolsa família (salário para quem não trabalha) dado a classe paupérrima, achando que com isso, resolveu a situação do País! Resolveu não! É manifestos, protestos, greves e mais greves por todo esse País! Por falar nisso, os chamados “sem terra e sem teto”, deviam reclamar era do governo federal cujo partido (PT), sempre os apoiou em manifestos e não resolve o problema deles! Ver os problemas enfrentados pela classe trabalhadora em geral : O transporte público, a saúde e a segurança é um caos! Na educação, até que a situação não é ruim mas, na habitação (ficam construindo conjuntos habitacionais sem a infraestrutura adequada e causando problemas para quem vai morar ali) e nas áreas de energia e saneamento básico, a situação também são caóticas! Esse País, precisa de um (a) presidente (a) capaz, competente, correto (a), honesto (a), inteligente, qualificado (a), com novas ideias que promovam os avanços sociais e tecnológicos que o Brasil precisa e que atendam aos anseios da população brasileira! Alguém diga de sã consciência, o que é que de novo e bom Dilma ou Lula trará para a população brasileira? Só mais bolsa disso, bolsa daquilo? Cadê o tão falado trem bala?

  5. Abelardo

    Acreditar em pesquisas eleitorais é a mesma coisa de acreditar em DUENDES,PAPAI NOEL e SACI PERERÊ e por aí vai…..O povo cansou , e para se ter uma idéia pela “animação” da copa do mundo é só ver a “alegria” estampada nos rostos dos Brasileiros, copa do mundo em casa, faltam menos de três semanas para começar não estão nem aí, estão mais preocupados sim, com as eleições com a violência desenfreada com a corrupção sem punição, com a inflação e com certeza o troco virá nesta eleição……

Comments are closed.