Multimídia: Fundão, Feijão e qual será a próxima?
   26 de janeiro de 2019   │     15:25  │  22

Rua destruída no distrito de Bento Rodrigues foto: Aprigio Vilanova

por Aprigio Vilanova (texto,fotos e vídeos)*

Passados três anos após o maior crime socioambiental da história brasileira, o rompimento da barragem de Fundão, em Mariana, Minas Gerais, novamente a mineradora Vale protagoniza mais um desastre de proporções ainda impossível de mensurar.

O rompimento da Barragem da Mina Feijão, na cidade de Brumadinho, região metropolitana de Belo Horizonte, coloca a Vale no centro da discussão sobre a negligência dos protocolos mínimos de segurança em regiões mineradoras.

O desastre de Fundão comprometeu a Bacia do rio Doce e agora, este novo crime, além das mortes já confirmadas e dos desaparecidos, tem potencial para comprometer a Bacia do rio São Francisco. O córrego do Feijão deságua no rio Paraopeba que, por sua vez, desemboca na Bacia do São Francisco. 

Até o momento foram confirmadas 34 mortes e, pelo menos, cerca de 300 pessoas estão desaparecidas entre moradores e funcionários da Vale.

 Fundão e Feijão

Placa com o aviso de sirene foi colocada após o rompimento foto: Aprigio Vilanova

Algumas tristes coincidências marcam os dois desastres, além do descaso recorrente em garantir a segurança na estrutura das barragens, a falta de sirenes para alertar as comunidades próximas sobre o rompimento é uma delas. Descaso total com a vida, tanto dos seus funcionários, como dos habitantes das comunidades vizinhas. 

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

O que vi em Bento Rodrigues e Fundão

Na ocasião do rompimento da Barragem de Fundão, em Bento Rodrigues, Subdistrito de Mariana, estava residindo em Mariana, região central de Minas Gerais. Fui duas vezes as comunidades atingidas de Bento Rodrigues e Paracatu de Baixo, os dois distritos que foram riscados do mapa após o tsunami de lama.

O cenário encontrado é de cidades fantasmas, o vazio preenche os espaços materiais e imateriais. Destruição. O que antes servia como território fértil para o desenrolar da vida de centenas de pessoas se transforma, em segundos, em cidades escombros. Abrigo de dor, saudade e revolta.

As pessoas são expulsas de sua comunidade e obrigadas a deixarem para trás a história dos que ajudaram a construir a comunidade e a própria existência. A partir do desastre passam a ser conhecidos como atingidos e serão assim, para sempre atingidos.

Veja os vídeos

*Jornalista formado na Universidade Federal de Ouro Preto – MG

COMENTÁRIOS
22

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Luis 51

    No Twitter, Jair Bolsonaro publicou neste domingo um vídeo em que ele se solidariza com os familiares das vítimas do rompimento da barragem em Brumadinho.

    O presidente, agora internado no hospital Albert Einstein para a retirada da bolsa de colostomia, também comentou sua viagem a Davos:

    “Passamos uma semana em Davos em contato com chefes de Estado, economistas, empresários do mundo todo. No meu entender, foi um sucesso. Tenha certeza: todos gostam do Brasil.”

    E aí, Ruberto…
    E aí, vermelhinhos…

    O Carnaval, está chegando…

    KKKKKKKKKKKK

  2. Luis 51

    Não duvido que tenha havido ameaças ao Jean Wyllys, mas há nelas algo de muito estranho: se as mais assustadoras tinham por alvo a família do deputado, a qual não dispunha, como ele, de escolta policial, como irá ele protegê-la fugindo para a Espanha?

  3. Luis 51

    Há pelo menos dois séculos, toda promoção da “justiça
    social” se faz às custas da destruição das relações pessoais, jogando as pessoas umas contra as outras e fazendo do Estado o mediador supremo — o único confiável — de todas as relações humanas.

  4. Luis 51

    Espero que os Bolsonaros e demais membros do governo brasileiro sigam o exemplo da Melânia, que processou um jornal *de outro país* e ganhou, por eles terem publicado notícias falsas e infamantes.

  5. Luis 51

    Os comunistas só subiram ao poder PORQUE nos anos 90 as Forças Armadas se recusaram a processar os seus agentes jornalísticos por seus crimes de calúnia.
    Repetir o mesmo erro agora é de uma estupidez MONSTRUOSA…

  6. Luis 51

    Repito:
    Para tornar o Brasil governável, é necessário:
    (a) fechar todos os partidos pertencentes ao Foro de São Paulo e cassar os direitos políticos dos políticos eleitos por eles.
    (b) fechar todos os órgãos de mídia que acobertaram as atividades do Foro de São Paulo e das quadrilhas de narcotraficantes e seqüestradores pertencentes a ele.
    É isso, ou aceitar de vez uma ditadura comunista.

  7. PROGRESSISTA PORRETA

    MAIS OUTRA TRAGÉDIA ANUNCIADA. E VEM MAIS OUTRAS POR AÍ IDÊNTICAS OU PIOR. POIS ESSA É COISA DESSES EMPRESÁRI0S QUE SÓ VISÃO LUCROS ASTRONÔMICOS COM OS MINÉRIOS. ESSA TRAGÉDIA JÁ ERA ESPERADA PQ, DEPOIS DE MARIANA, NADA SE FEZ PRA QUE OUTRA NÃO VIESSE. ISSO É ESTUDADO E APROVADO POR DIRETORES NACIONAL E INTERNACIONAL QUE DIRIGEM ESSA EMPRESA. O OBJETIVO É RETIRAR DE FORMA TRÁGICA AS PESSOAS QUE ALI RESIDEM, PRA COMPRAR A PROPRIEDADE BARATA PRA SER EXPLORADA PELA EMPRESA. MESMO QUE COM ISSO MUITAS VIDAS SEJAM ARRASTADAS E PERDIDAS NO MAR DE LAMA DE MINÉRIOS. O QUE VALE É ELES LUCRAREM. E O GOVERNO É SABEDOR DISSO E SE OMITE NA FISCALIZAÇÃO E MULTAS. A PROVA DISSO É ESSE COISO QUE ESTAR DESGOVERNANDO O BRASIL, QUERER DESQUALIFICAR O IBAMA E OUTROS ÓRGÃOS DE FISCALIZAÇÕES.

  8. Luis 51

    Nem os macacos odeiam tanto como os brasileiros os membros mais inteligentes da tribo. Eles podem fazer chacota daquele que diz ter descoberto um novo depósito de bananas, mas, quando vêm que as bananas existem mesmo, eles param de atormentá-lo. No Brasil, quando você prova o que diz, é aí que eles infernizam a sua vida para sempre.

    😂😆😃🤣😀😁

    👉🇧🇷👉🇧🇷👉🙏

  9. Luis 51

    Os bondosos e inteligentes têm de ser destruídos porque a existência deles insulta os maldosos e burros.

    😁😂😆🤣😀😃

    👉🇧🇷👉🇧🇷👉🙏

  10. PATETA ( ex- OTÁRIO 2x )

    EM NOME DAS BOA$$$$ RELAÇÕE$$$$ COM OS EMPRESÁRIOS, LOGO VEREMOS O NOSSO PRESIDENTE MITOLÓGICO SOLTAR MUITA GRANA PARA AS PRÓPRIAS EMPRESAS QUE CAUSARAM A DESTRUIÇÃO PODEREM “RECUPERAR” O MEIO AMBIENTE. ME ENGANA QUE EU GOSTO!!!!

  11. Sem Nome

    “Não vou mais admitir o Ibama sair multando a torto e a direito por aí, bem como o ICMbio [Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade]. Essa festa vai acabar”, afirmou o presidente eleito,Jair Bolsonaro,é melhor Jair acostumando,ver-gon-ho-so!

  12. G. Nogueira

    Amigo, excelentes reportagens. Parabéns. Fazendo um paralelo com sua matéria, o tsunami de lama também tomou conta do governo lesa pátria do Bolsonaro. A corrupção está batendo no teto. Deus nos ajude.

  13. Ednaldo

    Uma tragédia dessa magnitude só esperou o início de um governo descompromissado completamente com o meio ambiente. Ou o Brasil acaba com o Bozo, ou o Bozo acaba com o Brasil.

  14. Nelson

    Esse desastre tá fácil de saber quem é o culpado BÔBinho Júnior !!! O culpado é é é é…… Flávio Bolsonaro e seu acessor !!!
    Inclusive o de Mariana há três anos atrás, os culpados também foram Flávio Bolsonaro e seu maldito acessor….e zefini tá na boca do Brasi, né não BÔBinho Júnior.

  15. carlos

    Mas Bob, que decepção. Nem uma palavrinha criticando os governantes que fizeram vistas grossas pós-Mariana.

    Fernando Pimentel … daquele ParTido que vc gosta … era governador em 05/11/2015 e o que ele fez de lá pra cá foi permitir a ampliação da mineração sem garantia nenhuma.

    E o governo federal? O que fez? Aquele material não foi depositado lá do dia pra noite como uns estão querendo culpar o governo atual. Tem que falar quem são os políticos que têm culpa por ação e omissão no caso. Vamos dar nomes aos bois, pois tenho certeza que se não fossem daquele ParTido, vc não se omitiria.

  16. Sem Nome

    Aprígio,
    O grito de dor silencioso da natureza ocorrido a três anos atrás em Mariana vem agora ecooar em seres humanos destruídos pela avareza e incúria talvez essa tragédia sem precedentes em nossa província chamada Brasil sirva para despertar o espírito ecológico de nossas ditas autoridades supremas.Fico imaginando se essa empresa fosse pública estaríamos onde chegamos…passados alguns dias ,quem seram as próximas vítimas?

  17. João Maurício

    A próxima, respondo: a bacia de Santos e do Rio de Janeiro, onde no mar de ambos se concentra as exploração de petróleo do Pré-Sal. Esses foram privatizados. E notório que todos os empresários visam lucros exorbitantes, e nem tão preocupados com a segurança ambiental. Não sou Vidente e tampouco profeta, mas pela circunstâncias, prevejo no futuro, um grande vazamento de óleo em uma dessas bacias. Se o governo não ter uma política de fiscalização severa, tal fato poderá acontecer no futuro recente.

    1. Sem Nome

      Maurício,
      E nem bola de cristal precisamos ter.Um verdadeiro crime contra a humanidade e nosso meio ambiente.

    2. carlos

      E desde quando o problema é a privatização?

      A hidrelétrica de Belo Monte foi uma catástrofe ambiental abafada pela mídia.

      Se houver fiscalização e punição tudo se resolve. Mas se o político for corrupto, nem se Deus escrever a lei adiantará.

Comments are closed.