Governo vai investigar ameaças a Jean Willys?
   25 de janeiro de 2019   │     1:43  │  22

por Aprigio Vilanova*

O deputado federal eleito, para o seu terceiro mandato, Jean Willys (Psol-RJ), anunciou que não irá tomar posse no cargo para esta nova legislatura e o motivo é as constantes ameaças de morte que vem sofrendo ao longo de sua carreira política.

A repercussão é geral, a mídia internacional já noticia e o assunto, com a hastag Jean Willys, alcançou o trending topics mundial no Twitter. É um escândalo mundial, algo sem precedentes na história da democracia, um representante eleito precisar se exilar por conta de perseguição e ameaça.

Este episódio não pode ser relativizado sob pena de colocarmos em risco a própria democracia. Não deve e não deve ser encarado como normal, um político, seja ele de qual espectro ideológico for, por medo, se ausentar do seu país temendo por sua vida.

Não é sem razão, sabemos o final trágico da juíza, Patrícia Acioly, e da vereadora, Marielle Franco (Psol-RJ).

A gota d’água, segundo pessoas próximas ao deputado, foi a revelação da relação próxima entre a milicia de Rio das Pedras, o Escritório do Crime (braço armado da milícia), o assassinato de Marielle e o gabinete do então deputado estadual, Flávio Bolsonaro (PSL-RJ), revelado pela Operação Os Intocáveis do Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ).

E o que faz o presidente da República diante de tudo isso? solta galhofas nas redes sociais, juntamento com o filho que abrigou em seu gabinete a mãe e a esposa de um dos chefes da milicia mais perigosa do Rio de Janeiro. 

Ninguém em sã consciência há de concordar com tal postura adotada pelo representante máximo da nação. O presidente faz piada, o ministro da Justiça silencia, não estamos construindo um bom caminho para ser trilhado.

Se o Estado brasileiro não consegue garantir a integridade de um deputado federal, o que será de nós, simples cidadãos?  A relatora da Comissão Interamericana de Direitos Humanos, a advogada chilena, Antonia Urrejola Noguera, afirmou, em entrevista a BBC, que o Brasil falhou em não conseguir garantir segurança e condições básicas para que Willys pudesse exercer a sua função. 

Urrejola Noguera também afirmou que já havia acionado o Estado brasileiro:

“A Comissão Interamericana decretou uma medida cautelar para que o Estado tomasse medidas de proteção a favor de Jean e a resposta foi que ele já tinha medidas de proteção. Mas, eram exatamente essas medidas que o deputado indicava que eram insuficientes. Ele seguia recebendo ameaças”.

Em qualquer país digno de respeito, o chefe de estado ordenaria ao aparato de segurança a pronta investigação e a punição dos envolvidos. Mas isto só acontece em um país sério. Não é o nosso caso.

*Jornalista formado na Universidade Federal de Ouro Preto – MG

 

 

COMENTÁRIOS
22

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Vamos aguardar

    Boa tarde, mais uma vez não vou ler seu post, vamos aguardar as investigações sobre a facada que acredito eu vai acabar no seu amigo, aguardemos!!

  2. Alagoano

    Kd as provas de que houve realmente essas ameaças?……só um bobão igual a esse jornalista que acredita numa mentira dessa, a verdade é que ele ficou com medo do frota!

  3. Jean Wilian Rego Largo Fundo

    PAPAI BOB NOEL E A FADA MADRINHA
    Esse Willys é espertinho, pousando de vítima e querendo virar herói da ÔNUS fez um acordinho e botou um ” amiguinho petista” como vice e agora vai gastar o dinheiro do povo brasileiro com os bofes pelo mundo afora dessa vida acadêmica.. Ou será mesmo que tá somente fugindo?

  4. PROGRESSISTA PORRETA

    QUANTOS COMENTÁRIOS FASCISTAS MEU DEUS. SERÁ QUE VOCÊS NÃO TEM UM PINGO DE VERGONHA E DECÊNCIA EM COLOCAR O DEP. J. WILLYS COMO CULPADO POR ESTAR COM A VIDA DELE E DA FAMÍLIA AMEAÇADAS POR INTEGRANTES DE MILÍCIAS, NO QUAL O CHEFE É, JÁ TÁ MAIS QUE CLARO, É GENTE PODEROSA NESSE DESGOVERNO? SERÁ QUE SUAS CEGUEIRAS É TÃO FORTE QUE NÃO ENXERGAM O ÓBVIO TORNADO VCs UNS IDIOTAS ÚTEIS? SÃO FATOS DEMAIS QUE LIGAM O ENVOLVIMENTO DO COISINHO AOS MILICIANOS E POR TABELA AO CRIME ORGANIZADO. SÃO LIGAÇÕES TELEFÔNICAS, CONTAS BANCÁRIAS, DEPÓSITOS, PESSOAS EMPREGADAS COMO LARANJAS, AMIZADES COM CHEFE DE FACÇÕES, MORTE DE MARIELLE, EMPREGAR MÃE E FILHA DE MILICIANOS, PEDIDO DE FORO PREVIEGIADO AO STF, ETC.

    1. carlos

      Falar de Toninho do PT e de Celso Daniel vc não fala né?!

      Dá pra notar sua revolta seletiva.

      Afinal, foi a direita ou a esquerda que matou os dois?

  5. Barbosa

    Bob, esse vagabundo está com medo de outra coisa, se ele tivesse sendo ameaçado, ele levaria indícios a polícia federal, ministério público federal e fazia a queixa. Será que alguém vai acreditar nessa conversa?

  6. Mauricio

    Mais honesto seria Bolsonaro como presidente ele mesmo cobrar agilidade para esclarecer quem mandou da a facada nele. Só acho estranho ele que tanto tem ódio de criminosos e não fala nada em querer saber quem tinha interesse em matá-lo. O ministro da justiça Sergio Moro nada fala a respeito desse crime. Acho que a elucidação desse crime da facada, vai decepcionar muitos eleitores. Só acho.

  7. Marcos

    Senhor reporte, você deveria aproveitar a oportunidade e ir junto com ele. Aliás fazem um belo casal. Me polos com essa matéria tendenciosa.

  8. Edvan

    Quem comenta um assunto grave e assina como : SEM NOME, não merece o mínino respeito nas ideias. Alguém que se esconde, para opinar e o jornal, libera o comentário.

  9. Marcos

    Será que Jean está com medo de ser preso? Será pela relação dele com Adélio Bispo? Senhor repórter analise bem os fatos. Tem coisa aí.

  10. Paulo

    Será que essa coisa vai morar na Venezuela ou em Cuba? Não? Ou ele vai morar em um país opressor e capitalista como os Estados Unidos? Aqui no Brasil ele não vai fazer nenhuma falta, já vai tarde

  11. breno

    Não, por que elas nunca existiram. Foi apenas um ato de covardia desse farsante que covardemente cuspiu no presidente.

  12. Nelson

    Quero ver se o Sr vai publicar um texto quando a bomba que está prestes a estourar, estourar !!!! Seu deputaduzinho pederasta é um sujeito extremamente perigoso e mafioso. A partir de primeiro de fevereiro os deputados empossados perderáo o foro privilegiado, esse absurdo da política Brasileira. Ele vai renunciar e fugir pra França Comunista, porquê lá ele não será extraditado para o Brasil, pois a França hoje é reduto de criminosos. As investigações da tentativa de assassinato do Presidente Bolsonaro, está Prestes a anunciar o mandante do crime, aí quero ver seu comentário. Vai ser igual a música da Gretchen… é bomba…. é bomba… kkkkkkkkkk kkkkkkkkkk kkkkkkkkkk vai ser lindo esse dia hahahahaha.

  13. Neide Pinheiro

    A pergunta é: O Governo tá investigando quem está pagando aos advogados que defendem o criminoso que esfaqueou o presidente Jair Messias Bolsonaro ? Uma vez que o autor do atentado é um desempregado e sem recursos, a quem interessa pagar pela sua defesa ? A vítima é o atual Presidente da República, onde estão as instituições internacionais que não obram a investigação ? E a mídia nacional, incluíndo aí a Globo, Record, Band, SBT…etc ?

  14. Vamos aguardar

    Bom dia, meu amigo me perdoe mas não consigo ler suas matérias, mas aguarde que por trás desta renúncia, que dizem que ele já voltou atrás, tem algo muito grave, e não é ameaça a ele por alguém, uma ele estava no anonimato teria que voltar a mídia, mas tem algo muito grave, aguardemos!!

  15. Sem Nome

    Aprígio,
    Infelizmente a implicação da lei vigente no país somadas com a incitação a violência sem precedentes pelo nosso governante maior,o uso da mídia para promover linchamento público geraram este monstro que vemos agora aqui pronto para atacar as minorias:mulheres,negros,lésbicas e tantos outros que apareçam…é o estado em completamente miliciano,pobre brasileiros burros,surdos e mudos.Quem será o próximo?

  16. Antonio

    Seria honesto, da parte dele, provar as ameaças e aproveitar para esclarecer a participação dele no atentado ao Bolsonaro, verdadeiro motivo da sua fuga.
    E você, BOBoca, esclareça o motivo de defender este pústula do Jean Willes!

Comments are closed.