Mourão é a ‘Jabuticada’ da democracia brasileira?
   27 de setembro de 2018   │     15:22  │  14

por Aprigio Vilanova*

Reprodução da GloboNews

O vice candidato à presidência da República, general da reserva Hamilton Mourão, na chapa de Jair Bolsonaro, criticou o pagamento do 13º salário aos trabalhadores brasileiros e afirmou que este direito trabalhista é uma ‘jabuticaba’. A expressão ‘jabuticaba’, neste sentido, é utilizada para expressar algo que só existe no Brasil.

As afirmações de Mourão foram feitas em palestra no Clube dos Diretores Lojistas de Uruguaiana, nesta quarta (26). O militar fez duras críticas a legislação trabalhista brasileira afirmando que se trata de “é sempre a visão dita social com o chapéu dos outros, não com o chapéu do governo”. 

Mas, na realidade, a garantia do 13º salário não é exclusividade da legislação brasileira. México e Portugal, por exemplo, garantem o benefício de forma semelhante a legislação brasileira. A Alemanha também prevê o direito, mas os trabalhadores podem ser obrigados a devolver o pagamento caso sejam demitidos até março do ano subsequente.

As declarações do vice de Bolsonaro corroboram o que o presidenciável já vem afirmando. Bolsonaro disse que: “chegará um momento no qual os trabalhadores terão que escolher entre todos os direitos e desemprego ou menos direitos e trabalho”. Na verdade é um falso pararelismo, o Brasil experimentou período de pleno emprego sem precisar para isso retirar diretos. 

A legislação trabalhista brasileira é elogiada por juristas em todo o mundo e é considerada uma das mais avançadas no que diz respeito as garantias de proteção ao trabalhador. Levando em consideração a fragilidade do trabalhador na relação com o empregador e a herança escravagista que insiste permanecer em nossa mentalidade, as garantias proporcionadas pela legislação brasileira servem como contra-mola.

Economistas, por diversas vezes, já demonstraram a importância do décimo terceiro salário como fonte indutor no aquecimento da economia, uma vez que a renda retorna imediatamente para o mercado na forma de consumo ou de pagamento de dívidas. Refletindo diretamente no desempenho do comércio, indústria e no setor de serviços.  

 

*Jornalista formado na Universidade federal de Ouro Preto – MG

COMENTÁRIOS
14

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

    1. Guilherme F.M. Albuquerque

      kkkkk e o que vai ganhar a eleição é o 13 kkkkkk o candidato do lula kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  1. Maurício Tenório

    Não vejo a hora de conferir a reviravolta nas pesquisas deste fim de semana. Certamente que irão refletir o “gracejo” feito pelo vice de Bolsonaro em todos os empregados do Brasil kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    1. Guilherme F.M. Albuquerque

      kkkkkkkkk haddad em primeiro kkkkkk o resto eu não sei kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  2. PROGRESSISTA PORRETA

    O POVO BRASILEIRO TEM QUE SABER DAS DISPOSIÇÕES DESSES DOIS FASCISTA EM RELAÇÃO AOS NOSSOS DIREITOS. ABERTAMENTE E COM FREQUÊNCIA ELES FALAM QUE, SE GANHAR A ELEIÇÃO, NÃO VÃO MEDIR ESFORÇOS PRA RETIRAR DIREITOS TRABALHISTAS.
    TAMBÉM O QUE ESPERAR DE QUEM BATE CONTINÊNCIA PRA BANDEIRA AMERICANA?

    1. Guilherme F.M. Albuquerque

      com haddad 13 os direitos dos trabalhadores serão mantidos. se preferir o fascista bolsonaro, nem férias, nem décimo terceiro kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  3. JG*

    Jair Bolsonaro 171-presidente. Gal. Hamilton Mourão-vice. Esta é a chapa “revivendo a ditadura”.
    Bater continência para a bandeira dos EUA em primeiro lugar. Depois, bater, prender e arrebentar.

    Além de deixar o pobre trabalhador sem o 13º salário.

    *Jerico Golpista

  4. Julius Robert Hoppenheimer

    Hoje a guerra NÃO é mais declarada. É contínua, de quinta geração.

    Romantismo é afastar a aplicação da lei por um formalismo anacrônico : a declaração de guerra.

    Livres de um cão sarnento, de um cheirador, de um fabiano, de um bêbado debochado, de uma anta débil mental e de um vampiro, o país voltaria a ser o exemplo para o mundo.

    A palavra comove mas só o exemplo arrasta.

    👉🇧🇷👉🇧🇷👉

  5. Julius Robert Hoppenheimer

    Vendo o vídeo… Em nenhum momento ele fala em abolir os salários (férias e 13), ele fala sobre os impostos altos… Inclusive sindicais… Se referindo a mochila pesada para os empresários e comparou as jabuticabas que só tem no Brasil… Ou seja os altíssimos impostos… Qual é o ingênuo que acredita que um candidato em plena campanha, falaria em tirar benefícios e direitos do trabalhador… Só a mídia comprada para gerar discórdia…

    É ou não é filhote???

    É Jair ou já era!!!

    👉🇧🇷👉🇧🇷👉

  6. Julius Robert Hoppenheimer

    Os donos da grande mídia e toda a classe chique, comprometidos até à medula com o esquema terrorista e narcotraficante do Foro de São Paulo — estão cem por cento contra o Brasil e TUDO farão para subjugá-lo e mantê-lo a seus pés. É uma guerra moral como nunca se viu. Uma guerra sem regras e sem honra. A guerra do crime contra a justiça.

    Olavo de Carvalho!!!

    👉🇧🇷👉🇧🇷👉

    1. Zé Auxílio & Moradia

      Imparcial é Sérgio Moro. E moralista. Neste aspecto, ele tem muito a ver com Bolsonaro, pois ambos recebem auxílio moradia, e ambos têm imóvel na cidade que dão expediente. Ignorando as necessidades daqueles que vivem sem um teto. Carrascos dos povo brasileiro.

Comments are closed.