Haddad tem o dobro das intenções de voto de Bolsonaro no Nordeste
   26 de setembro de 2018   │     21:02  │  13

por Aprigio Vilanova (texto e arte)*

A nova pesquisa divulgada pelo IBOPE, hoje (26), para a corrida presidencial confirma os resultados das amostras anteriores. A distância entre os candidatos Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT) se manteve em seis pontos percentuais.

 

Números da pesquisa estimulada em primeiro turno (arte: Aprigio Vilanova)

Na região Nordeste, o candidato petista, Fernando Haddad, abre 13 pontos de diferença e é o primeiro nas intenções de votos. Na segunda colocação está Ciro Gomes (PDT), Jair Bolsonaro é o terceiro colocado nas intenções de votos na região.

Números da pesquisa estimulada em primeiro turno na região Nordeste (arte: Aprigio Vilanova)

Na simulação do segundo turno envolvendo os candidatos, Jair Bolsonaro e Fernando Haddad, a pesquisa revela que o candidato petista abre quatro pontos percentuais de vantagem em relação a Jair Bolsonaro.

Números da pesquisa estimulada em segundo turno (arte: Aprigio Vilanova)

Quando são considerados apenas os votos válidos para o segundo turno da eleição, a diferença entre os candidatos do PT e do PSL sobe para seis pontos percentuais. Fernando Haddad tem 53% e Jair Bolsonaro 47%. 

No Nordeste, Fernando Haddad, abre larga margem de vantagem em comparação a Jair Bolsonaro, neste cenário estimulado de segundo turno. A diferença entre os dois candidatos na região chega a 36 pontos percentuais.

A pesquisa também mensurou o índice de rejeição dos candidatos a presidência. Os dois candidatos com os maiores índices de rejeição são também os dois primeiros colocados nas intenções de votos, Jair Bolsonaro e Fernando Haddad.

Entre o publico eleitoral feminino a rejeição a Jair Bolsonaro ultrapassa a metade e chega aos 52%, Fernando Haddad tem 15% de rejeição entre as mulheres eleitoras. Considerando que as mulheres são mais da metade dos eleitores brasileiros esta rejeição pode significar a derrota de qualquer candidato.

A pesquisa CNI-IBOPE entrevistou 2.000 eleitores, em 126 municípios, entre os dias 22 e 24 de setembro, com nível de confiança de 95% e margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos. A Confederação Nacional da Indústria (CNI) é a contratante  e a pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo de Nº BR‐04669/2018.  

*Jornalista formado na Universidade Federal de Ouro Preto – MG

COMENTÁRIOS
13

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. fato

    53% votam em Bolsonaro em RR … acho que o apoio do PT ao ditador que já matou 8.200 pessoas não foi muito curtido por lá.

  2. PROGRESSISTA PORRETA

    TEM EXTREMISTA DE DIREITA QUE AINDA NÃO ENTROU NA REAL E NÃO CONSEGUE VER QUE O BOZOANTA PERDE EM TODOS OS ESTADOS. SÓ QUERO SABER QUEM É A MULHER QUE VAI VOTAR NUM NOJENTO DESSE QUE SÓ SABE REBAIXAR ELAS.

  3. ronaldo

    BOLSONARO vence em 14 estados e no Distrito federal, disparado com mais de 35% dos votos na pesquisa IBOPE, nos maiores centros, SÃO PAULO, RIO DE JANEIRO, MINAS GERAIS, PARANÁ E RIO GRANDE DO SUL, e aqui na terra da corrupção de Renan e Renanzinho já dá empate técnico. MESMO NA PESQUISA IBOPE DA REDE DE ESGOLTO. KKKKKKKKKKKK… 17 DEUS É MAIOR.

  4. Pedro Augusto Barbosa Alcântara Machado

    Enquanto isso nas ruas, o povão vai com a multidão do 17! Essas pesquisas estão no mundo da lua de Bob. kkkkkkkk

  5. Julius Robert Hoppenheimer

    O ibope está mais perdido que bandido em tiroteio desarmado. Não sabe mais como esconder a verdade!!!
    Estão completamente perdidos. Estão querendo arrumar uma justificativa para o vexame que vão passar dia 7. Vai dar Bolsonaro no primeiro turno.

    😃😄🤣😀😁😆
    👉🇧🇷👉🇧🇷👉

  6. Julius Robert Hoppenheimer

    Lattes(currículo) do Haddad:

    Mestrado em Economia na USP, com o título “O CARATER SOCIO-ECONOMICO DO SISTEMA SOVIETICO”, em 1990, um ano depois da queda do muro (que importância tem um candidato que estuda o socialismo depois do colapso da URSS? Aparar as arestas para ver onde deturparam Marx e tentar implantá-lo com sucesso, quando chegar ao poder?)

    Doutorado: DE MARX A HABERMAS – O MATERIALISMO HISTORICO E SEU PARADIGMA ADEQUADO.

    Em ambos os estudos, ele tece loas ao sistema soviético.

    👉🇧🇷👉🇧🇷👉

  7. alexandre

    E BOLSONAZI PERDE PONTOS EM TODO O PAÍS. SÓ NA REGIÃO SUL FORAM 6 PONTOS APENAS EM UMA SEMANA. O POVO CONFIA E VAI VOTAR FECHADO EM HADDAD, O 13 DE LULA!

Comments are closed.