Presidente mexicano de esquerda terá ampla maioria no Congresso
   2 de julho de 2018   │     23:36  │  23

por Aprigio Vilanova*

A população mexicana foi as urnas neste domingo (1/7) para eleger o novo presidente e mais 18 mil representantes em todas as esferas. Andrés Manuel López Obrador (AMLO), candidato da esquerda e ex-prefeito da Cidade do México, foi eleito com mais de 53 por cento dos votos.

AMLO, como é conhecido, conseguiu mais que o dobro dos votos em comparação com o segundo colocado, Ricardo Anaya Cortés, que obteve 22,5 por cento, e o triplo do candidato governista, José Antonio Meade, secretário (ministro) da Fazenda do presidente Peña Nieto, que alcançou 16,4.

O novo presidente mexicano foi eleito na coalizão de esquerda Juntos faremos História, composta pelo Partido do Trabalho (PT), Movimento de Regeneração Nacional (Morena) e Encontro Social (ES).

A plataforma política que elegeu López Obrador focou no combate a corrupção, no fim as regalias de políticos e empresários, no combate as desigualdades sociais e na revisão das privatizações corridas no setor petrolífero.

A coalizão encabeçada por López Obrador está conseguindo ampla maioria no Legislativo mexicano. Na Câmara, das 300 cadeiras, conseguiram eleger 210 deputados e dos 96 assentos no Senado, conseguiram garantir 52. Estes números são da última atualização (23h22), da agência Reuters via INE, quando 80 por cento das urnas já haviam sido apuradas.

Esta foi a terceira eleição à presidência da república que AMLO disputou, havia perdido as outras duas. López Obrador não e bem visto pelo mercado financeiro e no México ele é comparado ao ex-presidente Lula.

Segundo dados da ONU, o México tem 40 porcento da população vivendo na pobreza, 60 porcento de trabalhadores informais. Em 2017, o país registrou  25.339 homicídios dolosos, a maior taxa desde que a contabilização foi implantada.

Veja o infográfico com os números da eleição

*Jornalista formado na Universidade Federal de Ouro Preto – MG

 

COMENTÁRIOS
23

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Johann Sebastian Bach

    Recordar, é viver…
    O PT nunca quis respeitar a soberania popular. Em 23/10/ 2005, houve o Referendo Nacional pelo Comércio de Armas e Munição. O povo foi às urnas para dizer “sim” ou “não”: devia o Estado proibir o comércio e, por conseguinte, o uso de armas? Embora haja sido esmagadora a propaganda pelo “sim” (com amplo apoio dos atores da Globo), venceu o “Não!”.
    E o que fez o governo Lula? Mostrando que, para o PT, a vontade do povo não tem valor, ignorou o resultado das urnas e desarmou a população honesta, impondo a regra que interessava ao projeto petista.

    E aí, Ruberto, e aí, vermelhinhos…
    O “MESSIAS” está chegando!!!

    🇧🇷🔮🇧🇷🔮🇧🇷🔮

  2. Johann Sebastian Bach

    “Os únicos casos registrados pela história em que as massas escaparam da pobreza extrema foram aqueles em que as massas tiveram CAPITALISMO E LIVRE COMÉRCIO EM LARGA ESCALA.”

    Milton Friedman!!!

    😀😆😄😁🤣😂

  3. Azulão campeão Alagoano e Brasileiro

    Há + de 40 anos que os brasileiros sofrem com a roubalheira dos governos corruptos civis e os PTralhas ficam jogando conversa fora com o ladrão que vai asumi o governo mexicano. Tem jeito!

  4. desportista

    Tic tac tic tac tic tac tarde de 03 de julho de 2018 e a direita golpista ainda não tem um candidato viável. Abç.

  5. antonio, o eleitor mineiro

    MODELO PARA O BRASIL.

    “UM DIA DEPOIS DA VITÓRIA, OBRADOR FALA EM RETOMAR O PETRÓLEO PARA OS MEXICANOS.

    Um dia depois de eleito presidente do México com uma votação expressiva, Andrés Manuel López Obrador anunciou que irá revisar “um por um” os contratos das concessões à empresas privadas no setor petrolífero; México assinou mais de 100 contratos no setor de petróleo desde a polêmica aprovação da reforma do setor em 2013, que acabou com o monopólio da estatal Pemex; revisão dos contratos é uma de suas promessas de campanha e causou preocupações no mercado durante o período eleitoral”

  6. antonio, o eleitor mineiro

    MALDIÇÃO DO GOLPE TEMER-AÉCIO NÓIA-BOLSONARO. Editora Abril pode fechar todas as revistas, exceto Veja, Exame e Claudia.

  7. antonio, o eleitor mineiro

    COMEÇO DO FIM DE SÉRGIO MORO.

    “MORO “LAMENTA” QUE STF TENHA APONTADO ERRO NA DECISÃO SOBRE DIRCEU.

    O juiz Sérgio Moro disse estar “aparentemente equivocado” ao impor medidas cautelares ao ex-ministro José Dirceu, como a proibição de viagens e o recolhimento do passaporte, após decisão do ministro do STF Dias Toffoli que cancelou a decisão do magistrado; Moro destacou, ainda, lamentar que sua decisão tenha sido interpretada como um “claro descumprimento” da decisão do STF pela aplicação de medidas cautelares”

  8. antonio, o eleitor mineiro

    “ARTIGO EXCLUSIVO DE LULA: TEMER E PENCE SÃO DUAS VERGONHAS POLÍTICAS.

    Em artigo exclusivo para o 247, o ex-presidente Lula comenta a subserviência do governo de Michel Temer aos Estados Unidos e também a visita do vice Mike Pence, que veio dar ordens ao País. Lula lembra que conviveu bem com dois presidentes norte-americanos – George W. Bush e Barack Obama – e que, com Celso Amorim, desenvolveu uma política externa “ativa e altiva”. “Aqui da prisão, não posso me calar. Meu país e meu povo não merecem essa humilhação e não podem suportar coisas desse tipo”, disse Lula; leia a íntegra”

  9. antonio, o eleitor mineiro

    DERROCADA DO GOLPE TEMER-AÉCIO NÓIA-BOLSONARO.

    “RETOMADA DA ECONOMIA É UMA FARSA: CAI A RENDA DOS TRABALHADORES.

    O discurso do governo Temer sobre uma suposta “retomada da economia” não se sustenta mais: a renda dos trabalhadores, o nível de emprego e o crédito estão rastejando, muito abaixo do esperado pelos economistas neoliberais e o mercado; pior ainda, nos primeiros meses de 2018 a renda real parou de crescer e os trabalhadores começaram a registrar queda do poder de compra.”

  10. PT nunca mais

    Depois a população tá atravessado a fronteira. Como já faz a muitos anos. Essa peste de esquerda não vale nada.

    1. antonio, o eleitor mineiro

      COMEÇO DO FIM DE SÉRGIO MORO.

      “LULA RECORRE AO STJ PARA OBRIGAR MORO A OUVIR TACLA DURAN.

      “A defesa do ex-presidente Lula ingressou com um novo recurso junto ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) visando reverter a decisão do ministro Felix Fischer, que manteve a proibição da tomada de depoimento do ex-advogado da Odebrecht Rodrigo Tacla Duran por Sérgio Moro; advogados de Lula pedem que o novo recurso seja acolhido pela 5ª Turma da Corte”

  11. Monica Martins de Oliveira

    O México alcançar a marca dos quarenta por cento de sua população na pobreza não difere muito do que foi o Brasil enquanto o PSDB governava com Fernando Henrique. Existe o antes e o depois de Lula. Com o novo presidente dias melhores virão para o povo mexicano.

    #NobelParaLula
    #LulaLivre

  12. Zé Auxílio & Moradia

    Moro, o senhor não tem vergonha de receber o imoral auxílio moradia, mesmo tendo casa em Curitiba, e vendo milhões de pessoas sem ter onde morar?

    1. antonio, o eleitor mineiro

      BANDIDO DE TOGA?

      “MARIA DO ROSÁRIO MANDA RECADO A MORO: MENOS POLÍTICA E MAIS DIREITO.

      “Moro acha q pode tudo. Até o q ñ pode e o q fere a lei. O nome disso é abuso de autoridade. Finalmente começa alguma reação jurídica a essa inversão onde o Juiz de 1° Grau quer decidir por todo o Sistema de Justiça e descumpre decisões superiores. Menos política e +direito”, afirmou a deputada do PT-RS”

  13. LINO SOARES

    SÓ ACHO QUE AO ATINGIR 40% NAS PESQUISAS, NEM DEVIA TER ELEIÇÃO E OS CANDIDATOS JÁ SERIAM EMPOSSADOS PARA GOVERNAR PARA O POVO, COMO O PRESIDENTE ELEITO DO MÉXICO E LULA AQUI NO BRASIL.

  14. Rodrigo

    Vamos discutir dados Bob!

    No Brasil 42 MILHÕES de pessoas vivem na pobreza, segundo o IBGE, no nordeste corresponde a 43,5% da população.

    Na atividade informal o Brasil contabiliza 34,2 milhões, superando os empregos formais.

    Já na questão de crimes dolosos contra a vida, no caso, homicídio, o Brasil contabiliza mais de 62.000 em 2017. Mais mortes que todos os ataques terroristas acumulados do ano passado.

    Tudo isso após os 13 lindos anos de governo petista. Sem falar na educação.. onde 55% dos alunos não sabem interpretar um texto ou fazer contas simples.

    Mas tudo isso é omitido aqui não é Bob?!

    1. antonio, o eleitor mineiro

      COMEÇO DO FIM DE SÉRGIO MORO.

      “MORO DESOBEDECEU DECISÃO DO STF, AVALIA TOFFOLI.

      Mandar o ex-ministro José Dirceu usar tornozeleiras eletrônicas depois de solto foi uma forma de desrespeitar a decisão da 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal de mandar soltá-lo. Por isso o ministro Dias Toffoli determinou a imediata soltura de Dirceu, conforme a decisão da terça-feira (26/6) da turma, aponta a jornalista Gabriela Coelho, no Conjur”

    2. OTÁRIO 2x

      Fomos enganados pelo Aécio. Sou um dos 51 milhões de eleitores que depositou o voto nele. Agora meu voto é do Bolsonaro.

  15. LADRÃO DA GASOSA (FILHO DO CORONÉ)

    Aprigio, os traíras da Câmara dos Deputados detonaram com a prevalência da Petrobras na exploração do Pré-sal.

    Aprigio, vamos fazer uma listinha dos deputados entreguistas que se venderam e entregaram esta riqueza do Brasil?

    Aprigio, o pervertido Bolsonaro votou favorável pela entrega do nosso petróleo?

  16. kuka Beludo

    O México abriu as portas do inferno !!! O sábio e competente Presidente da maior potência Mundial Donald Trump já mandou parar a construção do muro na fronteira com o México. Com a Esquerdalhada no poder, Trump disse que agora vai construir uma muralha maior e mais alta que a da China. Até porque o México vai começar a receber visitas como Dilma Rousseff, Gleisi Hofman, Zé Dirceu, Evo Imorales, Maduro, é o Trump disse que quer proteger sua Nação dessa Doença Mortal.
    BÔBinhoooooooo…..foi só a Esquerdalhada sair do poder no Brasil, e a Seleção Brasileira já voltou a brilhar hehehehehe.

Comments are closed.