O crime está organizado dentro e fora do poder público
   16 de fevereiro de 2018   │     18:37  │  45

Brasília – Terminada a Guerra de Canudos, em 1897, os soldados voltaram para o Rio de Janeiro onde foram homenageados.

O presidente Prudente de Moraes e os ministros foram recebê-los no hoje denominado de Arsenal da Marinha. O soldado Marcelino, alagoano, sacou do sabre e partiu para matar o presidente.

O ministro da Guerra, marechal Carlos Machado Bittencurt, postou-se à frente do presidente salvando-o e recebeu o golpe fatal no coração.

Morreu.

O coronel Mendes de Moraes, primo de Prudente de Moraes, protegeu o parente e também foi golpeado, mas sem gravidade.

Escapou.

E tudo isso num momento extremamente grave não só do ponto de vista político, mas econômico e social.

O problema econômico originou-se do golpe que o ministro da Fazenda, Rui Barbosa, promoveu – e pode ter sido até sem a intenção de promovê-lo -, ao abrir o mercado de ações para empresas que o governo não controlava e que sequer sabia se existiam de fato.

E, de fato, muitas delas não existiam; eram fictícias e servia apenas para lançarem papel na bolsa, lucrarem com eles e depois sumirem.

Um golpe de verdadeiros punguistas.

Se não bastasse isso, o governo tinha uma tropa de combatentes de Canudos que não sabia onde acomodar. Veio daí a ideia de permitir que ocupassem o Morro da Previdência, surgindo assim em 1897 a primeira favela do Rio de Janeiro.

A área já era habitada pelos escravos que haviam sido libertados pelo ato da Princesa Izabel e que se viram livres, mas sem renda, sem teto e muitos deles sem emprego.

A ocupação no Rio de Janeiro se acelerava, o que obrigou ao governo a permitir a ocupação também do Morro de Santo Antônio, originando a segunda favela localizada na zona central da cidade.

E assim surgiram as favelas no Rio de Janeiro, que conta hoje com quase 100 delas espalhadas até a Baixada Fluminense e a Região dos Lagos.

 

LÁ VEM O BRASIL DESCENDO O MORRO

 

Rio de Janeiro, 1963.

A imprensa denunciou o filho do secretário de Segurança Pública, general Amauri Kruel, por envolvimento com o crime organizado, especialmente o jogo de bicho.

Desgastado, o general pediu demissão.

Mas, o general Amauri Kruel era compadre do presidente João Goulart, que, obviamente, compensou-o dando-lhe o comando do II Exército – hoje Comando Militar do Sudeste -, sediado em São Paulo.

A ironia é que, no golpe de 1º de abril de 1964, o presidente João Goulart pediu-lhe apoio e o general condicionou o apoio à prisão do Leonel Brizola – que era cunhado do presidente, que obviamente recusou.

E caiu.

Está aí o Gênesis da violência urbana no Rio de Janeiro, que começa com a ocupação desordenada da cidade com o surgimento das duas primeiras favelas, até a organização do crime que levou à denúncia contra o filho do secretário de Segurança, em 1963.

Nada mudou e só piorou quando a favela decidiu descer a ladeira.

 

FINALMENTE, ONDE ESTÁ MESMO O CRIME ORGANIZADO?

 

O crime organizado no Rio de Janeiro está apenas nas favelas dos pobres e pretos segregados, ou no Tribunal de Contas do Estado com todos os seus conselheiros – exceção de apenas 1 -, denunciados por corrupção?

Ou entranhado no estado, com os três últimos governadores – Sérgio Cabral, Antony Garotinho e Rosinha Garotinho -, cumprindo penas por corrupção?

E lembrem-se daquela cena de um juiz federal exibindo um fuzil automático como símbolo da luta contra a violência, quando o que se anseia desesperadamente é por um juiz que exiba a Constituição Federal para mostrar que não é o “que tiro foi esse” que deve comandar a vida do cidadão.

O pior é que se soube depois que o juiz recebe e luta para manter o duplo benefício do absurdo auxílio-moradia.

Só os muitos inocentes acreditam que a intervenção federal vai resolver o problema do Rio de Janeiro. Esses esquecem que aqueles soldados mobilizados para a segurança pública também engrossam esse exército de indignação com o crime organizado dentro e fora do poder público.

COMENTÁRIOS
45

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. PROGRESSISTA PORRETA

    SE EU FOSSE VC NOBRE BOB JÁ TERIA, A MUITO TEMPO, EXCLUÍDOS ESSES IDIOMÁTICOS QUE NÃO TRÁS NADA DE EDUCATIVO PRA SEU PÚBLICO.
    SÃO PESSOAS DE POUCA COMPLEXIDADE E QUE NADA NOS TEM A PASSAR A NÃO SER PALAVRAS ODIOSAS. E ISSO, FALO POR MIM, NÃO QUERO E NEM LEIO. ENTÃO PENSE NO CASO. GRATO.

  2. Cláudia

    Só uma correção: o crudelíssimo Amauri Kruel era compadre de Jango, conforme disse o sr. Roberto. Eu que me enganei quando escrevi cunhado.

  3. Cláudia

    Sr. Roberto Villanova, há certos acontecimentos da nossa história que permanecem ocultos aos brasileiros. Obrigada por jogar luz nesses fatos, permitindo-nos conhecer nossas origens. Com o perdão do trocadilho, o general Kruel foi de uma crueza ímpar com o cunhado Jango. Não fosse esse militar golpista, o Brasil teria tomado um rumo oposto ao que foi imposto pelo maléfico regime dos generais, ou “vamos fazer ao bolo crescer, para depois dividir”, que foi a conversa para boi dormir do Delfim Netto, então ministro da ditadura. Podemos, então, dizer que devemos ao Amauri Kruel toda a série de escândalos de corrupção que vieram com o período ditatorial (1964-1984). Quais sejam: Capemi, Ponte Rio-Niterói, Coroa-Brastel, Paulipetro…

  4. Adriano

    Lembrando que Sergio Cabral era o grande parceiro de Lula nas safadezas inclusive Lula elogiava Sergio Cabral com “um exemplo de político a ser seguido”. É só os vídeos disponíveis no youtube. Será se o Bob vai publicar esse comentário contrário ao Santo Luladrão.

  5. lopes

    Liberar a aquisição de armas pelo POVO – sem restrições, sem entraves burocráticos, sem nhem-nhem-nhém – é a ÚNICA maneira de salvar as vidas de dezenas de milhares de brasileiros. Não me venham com “políticas de segurança”, com “planos de segurança”, com toda essa conversa mole capciosa e assassina que já se desmoralizou por completo. Povo desarmado é povo assassinado.

    Olavo de Carvalho!!!

    🤔🙃🔞🇧🇷🔮☀🤡📖💊👍👽👏🍷👀🙏

  6. lopes

    “Estatuto do Crime Organizado”

    O tráfico de drogas depende de pequenos crimes. Em dado momento, a sociedade passou a reagir, matando bandidos. A reação do crime organizado foi desarmar as pessoas, através do Estatuto do Desarmamento, aprovado pelos despachantes do crime, A CLASSE POLÍTICA.

    FFAA, A ÚNICA SOLUÇÃO!!! O RESTO É ENXUGAR GELO!!!

    🤔🙃🇧🇷👽☀🔮🔞🤡💊👏📖👀🙏

  7. lopes

    O PT odeia os militares porque militar brasileiro não gosta de comunista e ladrão.

    SINDICALISTA NÃO GOSTA DE TRABALHAR. ELEGERAM UM SINDICALISTA… O LUIZ 51. A HISTÓRIA POLÍTICA DO MUNDO NOS MOSTRA QUE PARTIDO DE ESQUERDA, não presta.

    UM PAÍS VIVE DE TRABALHO E DE IMPOSTOS… NÃO DE BOLSAS E FACILIDADES, AS DIFICULDADES QUE FAZEM AS PESSOAS CRESCEREM…

    O GENERAL JOÃO FIGUEIREDO NUNCA GOSTOU DE ESQUERDISTAS. E TEM UM DETALHE, NOS INDIQUE UM SÓ GENERAL QUE EM 20 ANOS DE REGIME MILITAR, TENHA FICADO RICO, A CUSTA DE ERÁRIO PÚBLICO???? UMZINHO SÓ….

    PT NÃO É PARTIDO… PT É QUADRILHA E A PROFECIA DE JOÃO FIGUEIREDO SE REALIZOU…

    😂😄🙃😁😃😀

  8. JAIR BOLSONARO

    O Bob está errado, e o Bretas, certo. O que deve comandar a vida do cidadão é a rajada, os estampidos, a metralhadora. Vão usar suas constituições para limpar a bunda, seus comunistas de uma figa!

  9. lopes

    “Se é a vontade do povo brasileiro eu promoverei a Abertura Política no Brasil. Mas chegará um tempo que o povo sentirá saudade do Regime Militar. Pois muitos desses que lideram o fim do Regime não estão visando o bem do povo, mas sim seus próprios interesses.”

    General Ernesto Geisel

    😀😀🙃😆🤔🇧🇷

  10. lopes

    SERÁ QUE DÁ PRA FAZER UMA INTERVENÇÃO COM ESSAS LEIS COMUNISTAS?

    O idoso foi preso porque REAGIU AO ASSALTO, tomando a arma dos assaltantes e atirando contra eles.
    Não entendeu? Vou repetir: O idoso foi preso porque REAGIU AO ASSALTO, tomando a arma dos assaltantes e atirando contra eles.
    O idoso foi preso porque REAGIU AO ASSALTO!

    E ai vai consertar esse Brasil como? com essa mentalidade comunista, não em se colocar no RJ o Exercito Norte Americano, com essas Leis que só beneficia bandidos, parece que o interesse não é acabar com a criminalidade, é acabar com os poucos honestos e de bem que ainda restam no País. Não adianta intervenção Militar se não mudar a cabeça dos que estão no Poder hoje.

    É, ou não é, RUBERTO…

    🤔🙃🇧🇷💊👀🙏

  11. lopes

    O Brasil é uma Transilvânia presidida por um Mordomo de satanás, misturada com Sodoma/Gomorra, com o script de WALKING DEAD. Babilônia…

    E ai, Ruberto, so chamado o Raul Santos Seixas…

  12. lopes

    BSO:

    Para mim ficou claro o plano do SISTEMA:

    Criar um ministério da segurança, colocar lá alguém submisso aos corruptos!

    Usar as força armadas para dar uma sensação de segurança a população.

    Em seguida lançar o ministro da segurança na política!

    Ruberto, mostre-nos a SOLUÇAO…

  13. lopes

    OBS:

    Michel Temer anunciou pela primeira vez sua decisão de criar o Ministério da Segurança Pública.

    Foi durante reunião com autoridades neste sábado, no Rio de Janeiro, para tratar da intervenção federal no estado.

    “Mesmo assim, ele não anunciou nenhum nome para a futura pasta.

    De acordo com o que já vinha sendo elaborado no governo, a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal, o Departamento Penitenciário Nacional e a Secretaria de Segurança Pública sairiam da alçada do Ministério da Justiça e ficariam sob o comando da nova pasta.

    O Ministério da Justiça seguiria desenvolvendo políticas preventivas de combate às drogas e programas de recuperação de ativos no exterior, além de ficar responsável pelos temas relacionados a estrangeiros e refugiados, pelo combate a cartéis econômicos e pela defesa do consumidor.”

    Ruberto, vou indicar vossa incilência para comandar esta, que será vossa…

    😃🙃🤔😁😂👍👏🇧🇷🔞🥃👽🌪🔮🎯💊🤡⚔👀🙏

  14. lopes

    Obs:

    Estão batendo cabeça na intervenção federal na segurança pública do Rio de Janeiro.

    O general-interventor tem ou não poder de polícia? Se tem, vai usá-lo como?

    O ministro da Defesa diz uma coisa e o general-interventor diz outra, para depois voltarem atrás e negar o que já disseram respectivamente.

    Assim não dá. Essa intervenção está cada vez mais com jeito de gambiarra.

    A bandidagem é bem mais organizada.

    Ruberto, diga ai, uma soluçao… E alugar o Brasil, como bem disse o famoso Raul Santo Seixas…

    😀😃😄😁

  15. lopes

    OBS:

    Não é fácil prever os efeitos da inédita intervenção federal promovida na área de (in) Segurança do Rio de Janeiro. De cara, pode-se afirmar que o Presidente Michel Temer, na canetada de um Decreto, joga no colo das Forças Armadas a competência e a responsabilidade de resolver um problema sócio-econômico, cultural e de (falta de) gestão de segurança pública, além do grave componente político-ideológico que dificilmente será combatido agora pelo Poder Militar: a hegemonia do Crime Institucionalizado.

  16. lopes

    “O Rio de Janeiro continua lindo, alô alô, terezinha aquele abraço, alô torcida do flamengo, aquele abraço”

    A Intervenção na Segurança do Rio de Janeiro será um megateste para as Forças Armadas aplicarem sua doutrina da Garantia da Lei e da Ordem (GLO), dirigindo uma área que faliu moral e operacionalmente no RJ.

  17. Voto Nulo

    As escritas do jornalistas tem que ser lida e entendida e assim comentada. Os comentários são ridículos, e sem conteúdo. Portanto, eu opino que o nobre blogueiro deve selecionar os comentários e assim evitar a baixaria.
    Por exemplo, o Rio de Janeiro foi a primeira capital da Republica. O Rio foi e sempre será a vanguarda do roubo do tesouro, da boemia, do tráfico e da prostituição, é uma terra geograficamente linda mas sem lei e sem dono, em fim só terá jeito quando a maioria dos seus habitantes deixarem de cheirar pó.

    1. Roberto Villanova Post author

      Concordo e agradeço a sugestão. Já estou eliminando todos os comentários que não se relacionam ao texto. Obrigado pela participação.

        1. Roberto Villanova Post author

          Foram parar na lixeira, todos eles, porque a partir de agora só serão aprovados comentários pertinentes ao texto do blog.

          1. Augusto

            Me parece PERTINENTE sua decisão, ROBERTO VILLANOVA, embora tenha detectado um certo tom ríspido em sua resposta, dada justamente a um COLABORADOR seu e com IDEIAS ALINHADAS com as suas. Não quero dizer que não deva haver o contraponto. Faço a ressalva que as PROVOCAÇÕES vão continuar a existir do lado de lá. Portanto, NÓS, os PROGRESSISTAS, desempenhamos o papel de reforço aos pensamentos emanados pelo NOBRE JORNALISTA. Conseguirá o senhor desempenhar o papel de um JUSTO JUIZ, nessa difícil empreitada?
            OBRIGADO pela compreensão e um ABRAÇO fraterno, que não é aquele ‘abç’ oferecido por seus ALGOZES.

  18. TÔLIVRE(EX-MOSQUITA DA MANDIOCA ALUCINADA)

    CORRUPÇÃO EXISTE,EXISTIU E,INFELIZMENTE SEMPRE VAI EXISTIR.NO MUNDO INTEIRO.AGORA,UMA ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA INSTALADA NO PODDER CENTRAL,COM ORGANOGRAMA E OBJETIVOS DEFINIDOS,TENHO INCLUSIVE COMO CASTIGO A PENA DE MORTE PARA QUEM NÃO SEGUE A RISCA AS DETERMINAÇÕES DA ORGANIZAÇÃO, SÓ O COMANDO PTRALHA FEZ. NÃO É A TOA QUE POR ISSO,O COMANDANTE MAIOR,A ABELHA RAINHA,MULA,SE TORNOU O POLÍTICO MAIS DESMORALIZADO DO MUNDO.

  19. Nelson

    Bôbinhoooooo !!! Vamos parabenizar o Presidente Temer pela atitude que tomou contra a violência no Rio de Janeiro do Lulinha, Cabralzinho, Rosinha, Garotinho, Benedita, Brisolinha, todos amigos íntimos do Grande Pagé Lula nove dedos. Agora eu vou no carnaval do Rio, vamos BÔBinho, vamos tomar uns chopes por lá e espiar as muiés, só não vamos na ciclovia das olimpíadas, a bichinha tá caindo. Vamos véio kkkkkkkkkk kkkkkkkkkk kkkkkkkkkk kkkkkkkkkk kkkkkkkkkk kkkkkkkkkk.

  20. roberto quantico

    CARO JORNALISTA:
    COM A INTERVENÇÃO FEDERAL NO RIO DE JANEIRO A TRAGÉDIA ESTÁ APENAS SE INICIANDO. SÃO O ENVOLVIMENTO DE MILITARES PREPARADOS PARA GUERRA QUE NÃO HESITARÃO EM APERTAR O GATILHO DA ARMA NOS CRIMINOSOS. NESTA HORA SERÃO ATINGIDOS TRAFICANTES, BANDIDOS OUTROS E QUEM ESTIVER PASSANDO NO MOMENTO E MILITAR NÃO PERDE TEMO EM PRENDER POIS A ORDEM É MATAR. QUEM VIVER VERÁ O FINAL DESTA HISTÓRIA E ”SOMENTE OS MORTOS VERÃO O FIM DA GUERRA” – PLATÃO.

  21. MARIDO DA ANGÉLICA

    Aécio Neves? Nunca vi mais gordo. Dória? Bolsonaro? Ah, são aqueles que levam ovada nas fuças? Tô fora

  22. TOLIVRE(EX-MOSQUITA DA MANDIOCA ALUCINADA)

    PEÇO ESCLARECIMENTO!!!

    ALGUÉM SABE DIZER SE PRESIDIÁRIO TEM DIREITO A RECEBER DINHEIRO MPÚBLICO NA FORMA DE APOSENTADORIA COMO EX-PRESIDENTE??!!

    1. Ismar Pereira

      OI, RAPAZ. SEI QUE ESTAMOS VIVENDO TEMPOS SOMBRIOS COM TEMER. E O DESEMPREGO CADA VEZ MAIS EM ALTA. DIANTE DE DESSE QUADRO, ACHO MUITO POUCO PROVÁVEL QUE VOCÊ TENHA CONSEGUIDO SE RECOLOCAR NO MERCADO DE TRABALHO. ENTÃO, ACEITA MINHA DICA: PROCURA O SINE.

  23. PT nunca mais

    Pra falar a verdade, não perco meu tempo lendo as merda desse comunista de merda. já vou logo detonado, esse defensor de ladrão defeca pelos dedos. Ainda bem que tá acabando essa raça de peste da humanidade.

  24. Barbosa

    Bob, e onde está a novidade? O Brasil está tomado por grandes quadrilhas, você so esquece de dizer quem é o chefe da maior organização criminosa que acabaram com o Brasil.

    1. EU QUERO SABER

      SE A LEI É PARA TODOS, A QUEM PERTENCE OS 450 KG DE COCAÍNA QUE FORAM ENCONTRADOS NO HELICÓPTERO DOS PERRELA?

    2. Simpatizante do Bolsonaro

      O “destemido” Temer começou a grande obra e o nosso Führer Bolsonaro, apoiador do golpe, digo, impeachment da Dilma vai consolidar a política pública nº 1 que é a de mandar a ralé para o devido lugar dela. Na nossa futura ditadura, digo, governo, vamos fazer valer o ditado “filho de pobre, pobre será”.

  25. Nelson

    Cala a boca véio maluco !! Arrume as malas e corra, os Generais voltaram hehehehe corre comunistazinho kkkkkkkkkk.
    Corre comuna, corre kkkkkkkkkk kkkkkkkkkk.

    1. Simpatizante do Bolsonaro

      Maioridade penal para 10 anos. Somos a favor, eu e o mito, que maiores de 10 anos posam ter porte de arma. Um detalhe: só vale para renda familiar maior que 30 mil. Ah, e deve ter uma pele clara!

    1. Gasparzinho, o Fantasminha Legal

      Aí fica difícil! No Brasil tem um deputado, um tal Bolsocheio que fica aí fazendo propaganda enganosa. Se ele quer empregar meio mundo, que vá em frente. Mas não induza o povo a pensar que são fantasmas não. Eu, sim, sou um autêntico fantasma.

    2. Simpatizante do Bolsonaro

      Lopes, temos que fazer do serviço público um lugar mais propício à existência dos seres do além. Nosso Führer Bolsonaro começou a encher as repartições públicas de fantasmas mesmo antes de ser presidente.

  26. lopes

    A corrupção é uma árvore do mal, regada com dinheiro ilícito, desviado dos contribuintes. O STF é a raiz, o Presidente e seus ministros são o caule, e o Congresso seus frutos podres. Aq ui a frase ‘Cortar o mal pela raiz’, nunca fez tanto sentido.

    🤔🙃👀🙏

Comments are closed.