Sem poder votar no “Cacareco”, o eleitor se absteve ou anulou o voto
   1 de novembro de 2016   │     15:38  │  37

Brasília – Ainda hoje, 55 anos depois, nenhum vereador brasileiro por mais votos que tenha obtido conseguiu ultrapassar a votação dada ao “Cacareco”.

Detalhe: o “Cacareco” não era humano e sim um rinoceronte, que estava em São Paulo e foi o vereador mais votado no Rio de Janeiro na eleição de 1959.

Deu-se o seguinte: o zoológico paulista pediu o rinoceronte emprestado ao zoológico carioca, mas não queria devolvê-lo. Os cariocas se revoltaram com a “moleza” das autoridades do Rio de Janeiro em exigir a devolução do rinoceronte, batizado de “Cacareco”, e votaram nele para vereador.

É o vereador mais votado da história da eleição brasileira até hoje.

Na época o eleitor escrevia o nome do candidato; se fosse hoje, com o voto eletrônico, o protesto seria a abstenção ou voto branco e nulo.

As eleições municipais este ano repetiram o protesto em favor do “Cacareco”, com o crescimento geométrico das abstenções, votos brancos e nulos, que mais uma vez registraram número recorde.

No Rio de Janeiro, as abstenções com os votos brancos e nulos suplantaram a votação do prefeito eleito Marcelo Crivella; e o mesmo aconteceu em São Paulo com a eleição do prefeito João Dória.

Ambos perderam para as abstenções, votos brancos e nulos, que é esse candidato incógnito que tem aparecido em crescimento a cada eleição desde 2006.

E entre esses não estão apenas as classe rica e média alta, que optam pelo lazer, mas a classe média remediada que se desencantou.

O pobre que votou no João Dória fê-lo pela expectativa de melhora que o encanto gera, assim como o crente que votou no Crivella se encanta pela expectativa de salvação – ainda que ninguém até hoje tenha provado que se salvou.

A outra parte que votou no Crivella repetiu o voto “Cacareco”, ou seja, o voto de protesto carioca.

COMENTÁRIOS
37

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. amigo do povo

    Hehehehe, A esquerda de merda voltou ao seu lugar, perdedores, desarticulados e incompetentes. Adoram cirar fatctóides e falácias. O problema e que ninguém acredita e passam a se enquadrar na categoria TRÍADE OLIGOFRÊNICA. Interressante que so atacam o PSDB, não querem nenhum outro inimigo. Falam do TEMER mas não atacam o PMDB como um todo. Querem a polarização (não que tenham inteligencia para isto). QUando passar a fase da negação vem a fase da depressão.
    Interessante notar que ninguém está levando a sério invasões de escola, ameaças de greve, gritaria, etc.
    Gritam no vasio (debiloide) . Isto passa. Porque se dar atenção ? PAssa PEC de 1 a 1000 e os cães ladram, nada conseguem, chega a ser patético. O resto e encher linguiça para o Blog do Bob não acabar !

  2. Constant Ramos

    O Brasil é sui-generis! O Cacareco virou marchinha de carnaval. A política esculachada como sempre cai nas mãos dos renans, sarneys, collors, alckmins, fhcs,temers, caiados, bolsonaros, crivelas, dórias,serras, de Norte a Sul e de Leste a Oeste não aparece ninguém que o brasileiro possa confiar. Moro, muito malandro, percebeu isso e vai entrar na política. Que país é esse?

  3. Ze

    “Não Vem ao Caso” observei sua resposta agora…Nome:Serra,apelido,Careca Vampiro Sanguessuga,caso não seja convicção,perfeito.Em relação ao Geraldo Alckmin,Santo,também não vi,se for convicção estamos tentando julgar com as mesmas armas da Alemanha de Hitler…se é legal ONU foi chamada para julgar.É muito perigoso rotular de A,B ou C usando este princípio.De certo estão na lista da Odebrecht e quanto foi caixa utilizado caixa 2 é outra coisa,a origem do dinheiro é comum a todos os partidos,24,e se foi propina todos deveriam ser punidos,que não é o caso,quanto ao Lula nem uma linha,apenas convicção,realmente é vergonhoso,basta ler.

    1. NÃO VEM AO CASO

      A desgraça atual desse país, tem sido o juizeco Sérgio Moro (PSDB-PR), que diante de fatos notórios de corrupção na direção do governo do PRÍNCIPE DA PRIVATARIA, o pseudo-magistrado de Curitiba, repete, o que já disse, quando um delator acusou seus correligionários de partido: NÃO VEM AO CASO!
      Esse tucano enrustido, juntamente com a quadrilha de procuradores, com autoritarismo e arbitrariedade, comete extravagâncias e ilegalidades na condução da VAZA JATO, sob o olhar complacente do STF.
      Eles pensam que a população não está vendo!

  4. José Ronaldo

    pobre que votou em doria não vai melhorar nada e logo vai cai na real,fooooooooo dória.foooooooooora temer

  5. Ze

    Roberto,
    Amanhã tem mais da famosa lista da Odebrecht,aguardem…É muito santo em um verdadeiro chiqueiro,ou não?

  6. saulo

    Aind mais é desinformado. Nos lugares onde houve recadastrament biometrico a abstenção foi a menor desde a constituição de 88. Cerca de 16,5. A ausencia foi maior em outros lugares por causa de mortos não retirados da lista e pessoas que não atualizaram enderecos.
    O carareco véio, Lula, sequer foi votar. Levou uma surra em São Bernardo. É o fim jornalista “cacareco”. Arrume outra boquinha.

  7. ex-COXINHA

    SÉRGIO MORO DEVIA JÁ TER SIDO PRESO POR NOSSAS FORÇAS ARMADAS. ESTE AGENTE DOS EUA FAZ TEMPO ULTRAPASSOU TODOS OS LIMITES DO TOLERÁVEL COM SEU SUSPEITÍSSIMO COMBATE À CORRUPÇÃO. ELE PRÓPRIO POSSUI HISTÓRICO DUVIDOSO QUANDO SE ANALISA SUA ATUAÇÃO À FRENTE DO CASO BANESTADO, EM QUE POR OMISSÃO DESSE JUSTICEIRO DE QUINTA CATEGORIA, SE PERMITIU QUE NÃO HOUVESSE UM DESFECHO, DESTE QUE FOI UM DOS MAIORES CASOS DE REMESSAS DE DINHEIRO PARA O ESTRANGEIRO DE QUE SE TEM NOTÍCIA, IMENSAMENTE MAIOR QUE O DA PETROBRAS. NÃO DEU EM NADA, POR CONTA DA AÇÃO DO HERÓI DE UMA NAÇÃO ACÉFALA, CONSEQUÊNCIA DA MIDIOTIZAÇÃO DOS BRASILEIROS, ENCABEÇADA PELAS ORGANIZAÇÕES GLOBO. NÃO PASSA DE UM RELES MAFIOSO.

    1. NÃO VEM AO CASO

      Temos um verdadeiro ENIGMA para o juizeco tucanalha Sérgio Moro(PSDB-PR):
      Quem seriam, lista de propinas Odebrecht, o CARECA, o CHATO, e um dos maiores saqueadores de recursos públicos do universo, o SANTO?

  8. Ze

    Roberto,
    Convém frisar que os depósitos efetuados e verificados foram realizados em conta corrente,ou seja,aparentemente doação legal ,o problema é que a conta não bate pelo declarado pelos partidos,o famoso caixa 2,3,4…Será o dinheiro que abasteciam a campanha do PT sua origem era diferente dos demais,propina?

    1. NÃO VEM AO CASO

      Para tucanalhas é doação, para petistas é propina!
      O tucano enrustido Sérgio Moro(PSDB-PR) já disse: contra tucanos, NÃO VEM AO CASO!

  9. Ze

    Roberto,
    Como ninguém respondeu ao questionamento que deveria está contido na lista da Odebrecht dei mais uma olhada,está para quem quiser ver…
    O Geraldo Alckmin recebeu em conta corrente a importância de R$500.000,00 já o José Serra fica para quem tiver curiosidade de ler,é de domínio público.Ha,quanto a apelido não encontrei.

    1. NÃO VEM AO CASO

      Vamos organizar a coleção dos TUCANALHAS:
      Aécio – narcotraficante, vide helicoca (também consumidor), vulgo CHATO;
      Alckmin – comedor da merenda das crianças, vulgo SANTO;
      FHC – dono de valiosíssimos apartamentos em Paris e outro em Higienópolis (pelo menos esses!), e de uma fazendola em Minas Gerais, pagava despesas de amante com dinheiro sujo de empresa contratada pelo governo federal, a Brasif, vulgo PRÍNCIPE DA PRIVATARIA;
      Serra – sanguessuga, propineiro do metrô/SP, um dos homens mais ricos do Brasil, delatado pela Odebrecht com uma propina de R$ 23 milhões, vulgo CARECA.

    1. Guilherme F.M. Albuquerque

      ops kkkk quadrilha? kkkk a de Curitiba kkkkk liderada pelo moro já tá de orelha em pé com os observadores da onu kkk seu panaca portador da “síndrome do fracasso das 4 eleições consecutivas” kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  10. Penso, logo posso ter minha própria opnião!!!

    É exatamente isso que os mentores do golpe querem!, que fiquemos aqui uns contra os outros e assim eles ficam lá se beneficiando da fartura monetário que lhes é indevida, enquanto aqui ficamos travando guerras hipócritas usando nosso pobre português e assim buscamos de alguma forma tentar acreditar que fomos salvos de um fim trágico e que “nossos” heróis impediram que o Bra”z”il fosse liquidado. Meu amigo Bob você é um dos poucos que realmente mostra a real cara de nossos políticos, continue independente como sempre, mas agora que o Bra”z”il está livre da corrupção, pois o PT foi quem a inventou e foi o maior esquema de desvio da história das galáxias, porque que será que ninguém, ou nenhuma dessas mídias não fazem uma reportagem mostrando o quanto nosso país agora economiza sem essas corrupções e o montante disso, e melhor para onde está indo essa grana ??, ou apenas mudou de dono e de mãos ??. Verdade que só saberemos daqui há alguns anos, e tenho dito…..e só lembrando não sou partidário de PTralha, P$DBesta, DEMoníaco, PMDBosta, PA, PB ou qualquer desses ae que se intitulam gestores do bem para o bem do povo, apenas uso minhas convicções!!

  11. alagoano observador

    Primeiramente, FORA TEMER!

    Geraldo Alckmin, o SANTO, se gaba de ser “gerente competente”, pois, tem sido blindado pela mídia, comprada com as vultosas quantias oriundas das propinas, em especial, das super faturadas obras do metrô.
    Os fatos mostram uma realidade completamente oposta a essa falácia da boa governança:

    13- No desgoverno Alckmin, houve redução de 50% no orçamento do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), que existe há 106 anos e é responsável por estudos sobre desenvolvimento econômico, geração de renda e fortalecimento da indústria paulista. Em julho passado, o IPT demitiu 10% dos seus funcionários;
    14- Alckmin extinguiu o cursinho pré-vestibular gratuito (Pró- Universitário), deixando de investir R$ 3 milhões, o que impediu a matrícula de 5 mil alunos interessados na formação superior;
    15- Alckmin vetou a dotação orçamentária de R$ 470 milhões para a educação. A “canetada” anulou a votação dos deputados estaduais. O ex-governador mentiu ao afirmar que investia 33% do orçamento em educação, quando só aplicava o mínimo determinado pela Constituição Estadual – 30%;
    16- O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais avaliou que a qualidade do ensino paulista é o pior do Brasil. Segundo esta fonte oficial, a porcentagem de alunos que se encontram nos estágios crítico e muito crítico representava 41,8% do total de alunos – 86,6% pior do que a média nacional;

    Em breve, outras revelações sobre as “gestões” deste SANTO…

    Novas eleições já! Deixa a população decidir! FORA TEMER!

    1. Denise L. Campos

      Será tarefa difícil qualquer partido, ou mesmo outras figuras tucanas- isso ficou transparente com a saída do PSDB de Andrea Matarazzo- invadirem os espaços ocupados por Alckmin na sua estrutura arquitetada ao longo da sua dinastia em São Paulo.O aparelhamento do estado terceirizado em benefício próprio é aterrador.Só os tolos não veem.

    2. NÃO VEM AO CASO

      Este grande TUCANALHA, COMEDOR DE MERENDA DE CRIANÇA, tem para a EDUCAÇÃO o efeito devastador de um CATACLISMA!

  12. Adriano

    Depois de tanta roubalheira, tanta corrupção, de ver o país mergulhado numa crise econômica absurda e de tanto cinismo do lula durante todos esses anos de governo pestista eu cheguei a uma conclusão: se hoje (agora) alguém ainda defende o PT ou é débil mental ou é muito canalha!

    1. NÃO VEM AO CASO

      Contra Lula não há provas, só CONVICÇÕES!
      Além do mais, o tucano enrustido Sérgio Moro(PSDB-PR), com sua VAZA JATO, produziu em 2 anos de operação muito mais estrago na indústria nacional que qualquer política econômica, por mais equivocada que fosse!

  13. Ze

    Lista da Odebrecht,lembrando,a simples inclusão do nome não significa que foi dinheiro 💲 de propina,claro se for do PT é outra coisa,seguem conforme o prometido desta vez são duas pessoas bastantes conhecidas do Partido da Social Democracia Brasileira,vulgo PSDB:
    Nome:Geraldo Alckmin,Geraldo Alckmin,Gerado Alckmin;
    Nome:José Serra,José Serra,José Serra;
    Apelidos:Verifico no Blog do Fernando Rodrigues,domínio público,e volto já…
    Obs. Fica a pergunta 👆 que não se calará,são 24 partidos e 276 políticos,porque apenas o PT o dinheiro teve origem de propina?2/3 são do PMDB seguidos do PSDB e encostado o PT…então dinheiro de origem duvidosa…um peso e várias medidas é muito complicado para o julgador.

    1. NÃO VEM AO CASO

      O Serra é o CARECA VAMPIRO SANGUESSUGA e o Alckmin, apesar de aparecer como SANTO na lista das PROPINAS DA ODEBRECHT é um dos maiores LADRÕES DO UNIVERSO!!!!!

  14. luiz paulo sodré

    Ou meu velho,você parece aquele japonês que foi encontrado anos após o fim da guerra,que ainda não sabia que a guerra tinha chegado ao fim,Velho o PT acabou, já não existe mais,hoje nem nos importamos com o que acontece a esses pobres órfãos,vai pra casa pega os familiares e vão discutir a novela.

  15. Augusto

    Curioso como ALGUNS COSPEM NO PRATO EM QUE COMERAM!
    Lula e Dilma promoveram inéditas melhorias na vida dos brasileiros, por óbvio, também na dos que aqui os escracham. Isso tem nome: INGRATIDÃO!
    Foram as políticas (NUNCA VISTAS NO BRASIL) de incentivo ao crédito e ao consumo de LULA E DILMA que favoreceram o espetacular incremento de renda que todos podemos experimentar ao longo de pouco mais de uma década
    O labor, o esforço, claro, foi nosso, individualizado! Mas tantas coisas boas que vinham acontecendo não seriam possível sem a contribuição determinada dos dois governantes, que fomentaram POTENTEMENTE toda a indústria nacional e o comércio, que puderam ampliar a oferta de trabalho, FAZENDO O BRASIL ATINGIR O PLENO EMPREGO!

    1. TOLIVRE(EX-MOSQUITA DA MANDIOCA ALUCINADA)

      PTralha,pede ao Bobinho para explicar pq o Pt so venceu no acre,que é quase Bolívia e como ele conseguiu não eleger o filho vereador numa cidade do interior de SPaulo.Não é a toa que hj o cascavel é o político mais desmoralizado do mundo,depois de comandar o maior esquema de corrupção da história da humanidade.

  16. Nelson

    Pronto….o PTralha veio ja esqueceu o Lula Ladrão, a Dilma azogada, o Cunha, o Temer, o Juiz Sergio Moro.
    A bola de vez agora e o Doria o prefeito mais votado do pais e que deu uma rasteira no candidato do PHÊ-THÊ , e o Crivela, o Prefeito de Deus.
    Ô Crivela, opera um daqueles milagres que coloca um copo d’água em frente a televisão pra curar o kengo do Bob que pioror ainda mais depois da morte e do sepultamento do PHÊ THÊ no domingo.
    Há Crivela, substitua o copo d’água por um de cachaça, senão o milagre pode falhar com Bob PTralha.

    1. NÃO VEM AO CASO

      NELSON é perfeito representante dos coxinhas elevados a condição de otários com advento do conspirador temer, podendo ser resumido em simplesmente COXÁRIO!
      E o prefeito mais votado do Nelson, o João DÓLAR, tal qual o padrinho político COMEDOR DE MERENDA DE CRIANÇA, teve GRANDIOSA REJEIÇÃO dos paulistanos!!!
      Enquanto 3 milhões de eleitores disseram SIM para as mentiras do tucanalha DÓLAR, outros 5 milhões gritaram NÃO para o afilhado do Geraldinho MERENDÃO!!!!!!

      1. Guilherme F.M. Albuquerque

        kkkk em pouco tempo o paulistano vai se espantar com o afilhado do merendão kkkkkk assim como espantou a careta que ele fez comendo pastel na feira kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Comments are closed.