Quando a convicção do algoz for prova para condenar, o que será do Direito Penal?
   14 de setembro de 2016   │     22:51  │  9

Brasília – Eu tenho a convicção de que foram os franceses que descobriram o Brasil.

Por que?

Porque lá em Alagoas tem uma praia famosa internacionalmente e onde desde 1480 os franceses frequentavam.

É a conhecida Praia do Francês.

E se desde 1480 já era frequentada pelos franceses, então foram os franceses que descobriram o Brasil.

Ocorre que os franceses não registraram, logo, vale o que está escrito e no que está escrito quem descobriu o Brasil foi o Pedro Álvares Cabral.

Moral da história: a convicção de ninguém vale como prova, porque só vale o que está escrito. No Direito é o que se denomina de provas.

A denúncia contundente do Ministério Público Federal do Paraná contra o ex-presidente Lula lembra-me os franceses que desde 1480 já tinham descoberto o Brasil, mas não registraram o feito, logo, não lhe garantiu direitos.

O arrazoado de provas apresentado num telão assemelhou-se a uma aula do Direito à convicção, do que a apresentação das provas. Estas permanecem no terreno da convicção sem as provas e isso é um precedente perigoso.

Sem as provas não há crime; e quando o crime passar a existir sem as provas da materialidade, então que se rasguem todos os compêndios de Direito Processual e se renegue todos os juristas.

Porque se instalou a inquisição onde vale o que se explica e não o que se justifica.

Mas, o mais interessante é que se trata de algo que já se previa; não há nada fora do roteiro preparado.

A surpresa seria se o desfecho não fosse esse que se assiste. Chegou-se enfim ao alvo e resta agora só a pergunta: e precisava de tantos atalhos, de tantos gastos de tempo e de diárias, se todos já sabiam do finalmente?

COMENTÁRIOS
9

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. alagoano observador

    Agora deu bom! Antes destes promotores “sabidos”, vigia o princípio segundo o qual “toda pessoa é inocente até que se PROVE o contrário” . Quem revogar estatutos universais! Os “imparciais paladinos da justiça” tiveram seu dia similar ao da câmara dos deputados, o fatídico 17 de abril.

  2. roberto

    Certeza, claro que todos sabiam o final dessa novela que é realmente prendendo o ator principal da roubalheira , ou Bobinho e você queria diferente?

  3. TOLIVRE(EX-MOSQUITA DA MANDIOCA ALUCINADA)

    Bobinho,deixa de conversa ABESTALHADA,na tentativa de iludir os trouxas!! Ter ou não prova,não melhora a gatunagem do MULA.Vagabundo esperto como ele,que usou e descartou os pariceiros de bandalheira,agora quer bancar o inocente.É o rei do cinismo!Todo mundo é culpado,menos ele.O mundo todo tá errado,todo mundo conspira contra aquela alma porca,ne´Bobinho?!

  4. Antonio

    Não vi um comentário técnico sobre o assunto – os comentários destoam do assunto do texto! O que o Bob levantou é sério e grave: quem estará, algum dia, livre de uma justiça que condenará, não por provas materiais, mas por convicções pessoais. Isso não é mais Estado de Direito – está me cheirando a um tempo sombrio na Europa e em nosso próprio país.
    Se um procurador quer indiciar alguém que o faça baseado em provas. Mas espetacularizar, expor e “pré-condenar” midiaticamente não é papel de uma instituição austera e sóbria. Quem necessita de holofotes são os narcisistas popstars.
    Agora uma perguntinha: como o chefe-maior do astronômico roubo contenta-se apenas com um apartamento cafona que provou não ser dele?
    Analfabetos políticos desinformados, reflitam (se é que quem lê Veja e assiste Globo é capaz disso): a defesa de Lula provou – e com uma farta documentação – que o imóvel pertence à OAS. Como contraponto, a acusadora Lava Jato falhou em demonstrar que é do ex-presidente Lula.
    Se o periculoso Lula é o chefão, por que seu nome não foi delatado como beneficiário de propina, com foram Cunha, Aécio, Serra, Caiado?

  5. COXINHA

    MEU AMIGO NELSON, HOJE É DIA DE COMEMORAR!!!!!…………AS MÁSCARAS COMEÇARAM A CAIR, EMBORA JÁ ESPERÁVAMOS A ESTRATÉGIA DE DEFESA E OS ARGUMENTOS DA PTRALHADA, AFINAL DE CONTAS NÃO SERIAM ESQUERDISTAS AUTÊNTICOS SE NÃO INSISTISSEM NA MENTIRA, NA DISSIMULAÇÃO, NA PRÁTICA E NA TESE DE QUE UMA MENTIRA SUSTENTADA E DITA VÁRIAS VEZES PODE VIRAR REALIDADE, MAS GRAÇAS A DEUS TEMOS UM MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL COMPOSTO DE JOVENS IDEALISTAS E CONVICTOS DE SUAS MISSÕES E HONRADEZ E SÓ ASSIM O MUNDO PODRE DA ESQUERDA ONDE PAPAI NOEL EXISTE, A VENEZUELA ESTÁ UMA MARAVILHA, CUBA É UM EXEMPLO DE PROSPERIDADE E QUE O LULA É UM HOMEM HONRADO E HONESTO DESABOU E FOI DESMASCARADO.

  6. PT SAUDAÇÕES

    Você tem razão, o CHEFE DA SEITA, além de ser o OMI MAIS ONESTO DO MUNDO, é o MAIS INOCENTE E O QUE NÃO SABE DE NADA.

    Bob, você que é bem informado, quem paga o jatinho que o OMI voa a todo instante ?
    Mata a minha curiosidade.

    Gostei da performance do Paulão Taturana depois do apoio televisivo do Lula.

    TCHAU QUERIDO

  7. Rodrigo

    Engraçado que qualquer operação da lava jato para qualquer integrante que não seja do PT, é dada como condenação certa, por aqui. Mas quando atinge algum bandido filiado ao PT, a operação é tendênciosa, manipulada.

Comments are closed.