Os mandamentos bolivarianos de Dilma, para desviar o foco
   2 de julho de 2013   │     18:54  │  8

A solução bolivariana para a crise das ruas, que a presidente Dilma encaminhou ao Congresso Nacional e que é na verdade da inspiração do ex-presidente Lula e marqueteiro João Santana, poderia ter 10 itens igual aos 10 Mandamentos que Deus entregou a Moisés.

Poderia ser assim:

1 )Fim da reeleição para prefeito, governador e presidente da República.

2 )Ressarcimento no prazo de dois anos de todo o investimento realizado nos estádios de futebol privatizados.

3 )Fim das coligações partidárias para eleição proporcional, ou seja, elege-se vereador, deputado estadual ou federal aquele que obtiver maior número de votos, e preenchendo-se o número de vagas segundo a colocação imediatamente subsequente, ou seja, independente do partido.

4 )O Tribunal Superior Eleitoral torna-se efetivamente Superior, sendo as suas decisões definitivas, imediatas e irrecorríveis. Ou seja: não caberá mais recurso ao STF.

5 )Fim dos partidos políticos de aluguel.

6 )Fim do voto obrigatório.

7 )Perda imediata do mandato para quem trocar de partido no decorrer da legislatura.

8 )Voto distrital.

9 )Fim do foro privilegiado em todos os níveis: Executivo, Legislativo, Judiciário e Ministério Público.

10) Veto do registro de candidaturas para condenados em qualquer instância ou para quem responde a processos, ainda que não transitado em julgado. Ou seja: a condição sine qua non para o registro da candidatura é o nada consta ou a sentença de absolvição.

Mas a solução bolivariana da Dilma só tem 5 “mandamentos”, que, a rigor, já foram apresentados ou no mínimo discutidos no Congresso.

Por exemplo: a presidente quer os royalties do petróleo para a educação, e isto o deputado federal Brizolla Neto propôs há muito tempo. Já se discutiu também o voto distrital, o fium dos suplentes de senadores, o fim das coligações, etc.

Mas o pior é que não é isso o que a sociedade está pedindo nas ruas; a reforma política, que se discute há vinte anos, está sim atrasada, mas não tem nada a ver diretamente com o padrão FIFA para a saúde, a educação e a segurança pública.

Não é o plebiscito que vai resolver esse problema; pelo contrário: o plebiscito vai servir para desviar a atenção da sociedade.

O padrão FIFA na saúde, na educação e na segurança pública é uma decisão exclusiva de governo e deveria ser para ontem!

 

COMENTÁRIOS
8

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. jonas antonio de freitas

    Quando o barco ou o navio começa afundar, esses do PMBD, eles são os primeiros a cair fora… Na verdade, os três poderes são e deve ser independentes. A Dilma e os petralhas estão começando cair à ficha que eles não são eternos… O povo está nas ruas insatisfeitas, querem reformas já, nós três poderes,principalmente , exigindo reforma partidária e sistema de governo.Esse sistema de governo que ai está não funciona mais.Socialismo Bolivariano que os petralhas querem impor aos Brasileiros, é um verdadeira farsa.Vamos educar o povo para escolher a forma e a reforma política que a Nação quer…

  2. Márcio Ribeiro

    Sim, Bob. O Brasil foi campeão! Estou esperando um post seu sobre sua informação de que ele não seria. Isso me lembra do seu post que o VLT também não sairia… Espero seu post aqui sentado ou pergunto por ele lá no posto ypiranga?

    1. Roberto Villanova Post author

      Prezado Márcio: primeiro vamos agradecer ao MPL, pois a agitação das ruas foi fundamental. Depois, aos italianos, que não reclamaram (estranho) dos dois gols em impedimento e da falta (no Neymar) que não existiu. E também aos espanhóis, que preferiram o Sol de Ipanema e Copacabana ( eu também preferiria ) à partida final. E, aqui para nós, abriram o jogo para evitar que a agitação das ruas se juntasse à frustração dos estádios. Só o torcedor muito pueril não viu. Sim, mas em 2014 a final será contra o Uruguai.

      1. Márcio Ribeiro

        Imaginei que sua resposta seria em relação às manifestações. Pode ser plausível. Aguardarei 2014 e a grande final com o Uruguai. Abraços.

  3. Marcos

    Mas o Brasil também precisa de uma reforma política e esse é sim mais um dos anseio do povo.

    Basta consultar a população sobre o tema.

  4. Eraldo Basílio

    Por favor, Bob permita-me o desabafo: Porque será que o Bob não colocou a palavra SENADOR no primeiro mandamento? Porque será? Bob no momento em que o povo vai a rua não pedir, mas sim exigir que seus direitos sejam respeitados por esses políticos corruptos que pensam apenas em suas contas bancárias, o que não falta na mídia são LOBOS travestidos de cordeiros para mais uma vez ENGANAR o povo brasileiro. Aparecem como salvadores da pátria quando a finalidade dos mesmos é trocar seis por meia dúzia. Queremos sim a reforma política, mas o que queremos para ontem é o fim do foro privilegiado, moradia, estabilidade da inflação, educação, saúde, segurança com padrão FIFA. Bob se o presidente do congresso realmente esta PREOCUPADO com o bem estar do brasileiro e quer realmente moralizar a política tupiniquim comece colocando em pauta a PEC 18 de autoria do senador Jarbas Vasconcelos e trabalhe para que a mesma seja APROVADA. Dou minha PALAVRA (de homem pobre do interior que sabe o valor desse gesto) que se o mesmo conseguir aprovar a PEC 18 serei seu CABO ELEITORAL numero um em nosso estado. Vamos falar agora dos estudantes. Bob você prefere que seu filho ou neto tenha a disposição colégio com a qualidade de ensino que tinha o Elio Lemos na Ponta Grossa, Moreira e Silva, Rui Palmeira no Vergel e outros na década de 70, ou apenas que seu filho ou neto tenha apenas o passe livre e a educação nota zero? Atualmente nossos estudantes que estão indo a rua protestar, direto ou indiretamente, estão sendo usados por políticos que querem tirar proveito do momento. Usados por políticos sim, pois quando vejo nas manifestações de alunos esses bandidos que se dizem caras pintadas (que na verdade deveriam se chamar CARAS LISAS) que são financiados por um político que mora em Miami, comprovam o que falo. Quem não se lembra da planilha de gastos que o professor Yuri Brandão, em 15 de setembro de 2010, colocou em seu antigo blog a disposição de seus leitores, onde comprova que esses caras pintadas tinham quinhentos mil reis para gastarem em manifestações, ao ponto de alugarem dois trios elétricos para serem usados em um mesmo dia. Para finalizar uma pergunta a você Bob; Porque nenhum meio de comunicação de nosso Estado não divulgou corretamente a pesquisa do Datafolha em que a dilminha do chefe despenca ladeira abaixo? ACESSIBILIDADE, um direito de todos.

  5. Ronaldo

    Tem que acabar com o número excessivo de deputados,4 por Estado tá bom. Baixar em 80% os salários, acabar com assessores, acabar com voto secreto no congresso, trabalhar de segunda a sexta-feira. Quem não concordar não se candidata, procura outro meio de vida. Ah, e fazer campanha com seu próprio dinheiro.

Comments are closed.