Bolsonaro cai 2 pontos e Tebet sobe 2 pontos, na pesquisa
   5 de setembro de 2022   │     11:47  │  0

Contratada pelo banco BTG Pactual, fundado pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, a pesquisa realizada pelo Instituto FSB, e divulgada nesta segunda-feira, 5, aponta a queda de Bolsonaro na disputa pela reeleição à presidência, e a subida da candidata Simone Tebet, que empatou tecnicamente com o candidato Ciro Gomes.

O ex-presidente Lula, embora também tenha perdido 2 pontos em relação à pesquisa anterior, está com 42% das intenções de votos e se mantém na dianteira. Bolsonaro, com os 2 pontos perdido, caiu para 34 por cento, e o candidato Ciro Gomes manteve os 8 por cento de intenção de votos.

A pesquisa contratada pelo banco fundado por Guedes é uma das duas – a outra é do Instituto Datafolha -, utilizada pelo governo. Os números, mais uma vez, foram recebidos com preocupação pelo Palácio do Planalto, que quer saber agora por que as medidas para compra de votos, como o auxílio emergencial e o Pix dos combustíveis, não alavancaram a candidatura do presidente.

O banco fundado pelo ministro Paulo Guedes – a leta G, na sigla  BTG, é a inicial de Guedes -, pagou 128 mil 957 reais e 83 centavos ao Instituto FSB, e a pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número BR 01786/2022. A pesquisa foi realizada entre os dias 2 e 4 e ouviu 2 mil eleitores.