Governo se irrita com “Democracia em Vertigem”
   14 de janeiro de 2020   │     23:28  │  19

Brasília – A indicação do documentário sobre o impeachment da presidente Dilma Roussef, para concorrer ao Oscar, irritou o governo Bolsonaro.

Além do presidente, o filho dele, o deputado Eduardo Bolsonaro, e o general Augusto Heleno, chefe do Gabinete de Segurança Institucional, se manifestaram publicamente desdenhando da obra.

O documentário, intitulado “Democracia em Vertigem”, de autoria da cineasta Preta Costa, conta os detalhes do processo que levou ao afastamento da presidente Dilma.

Dilma foi julgada e condenada num processo político, que levou em conta as chamadas “pedaladas fiscais”,  mas, não perdeu os seus direitos políticos – o que só tem uma explicação: ela foi vítima de um golpe.

Como se pode afastar um chefe do Executivo acusando-o de um crime e não puni-lo? Só existe mesmo uma explicação: foi golpe.

Dilma usou dinheiro do Banco do Brasil e da Caixa Econômica para saldar compromissos inadiáveis, devolvendo em seguida o dinheiro remanejado aos bancos oficiais.  Interessante é que o presidente Jair Bolsonaro fez a mesma coisa no mês passado, quando usou dinheiro do FGTS – dinheiro que não é do governo  -, para pagar o 13º salário do Bolsa Família.

Ou seja, o pau que bate em Chico não bate em Francisco e;o que serviu para derrubar a Dilma, não serve para enquadrar Bolsonaro, o que ratifica mais uma vez a denominação de “golpe parlamentar” todo o processo que levou  ao afastamento da presidente.

O filme indicado ao Oscar é apenas um documentário que retrata fielmente todo o processo de impeachment e não há motivos para discordar dele; pode-se até não gostar das revelações, porque elas escancaram o golpe, mas diminuir a obra jamais.

O documentário é mais que um filme; é uma peça história fielmente transformada em película. Exatamente isso é o que incomoda os que criticam o trabalho de Preta Costa, porque ela conseguiu nostrar ao mundo os bastidores de uma história que eles queriam manter oculta.

 

COMENTÁRIOS
19

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Pedro

    Refrescando a memória de todos. Mesmo no tempo da ditadura, BOLSONARO não possuia uma boa reputação. O general GEISEL afirmou CATEGORICAMENTE que o imbecil era UM MAU MILITAR. Esta criatura VAI DE MAU A PIOR.

  2. PROGRESSISTA PORRETA

    ESSA BELEZA DE OBRA, QUE É A DEMOCRACIA EM VERTIGEM, VEIO PRA MOSTRAR AO POVO E A COMUNIDADE INTERNACIONAL QUANTO É QUE VALE UM VOTO NO BRASIL. A PRESIDENTA DILMA FOI ELEITA DEMOCRATICAMENTE PELO VOTO POPULAR E SEM CRIMES QUE DEFINA SEU IMPEDIMENTO, FOI EXPULSA PELO UM GOLPE DE ESTADO SEM PRETENDENTES. QUEIRAM OU QUE NÃO, FOI GOLPE E ESSA OBRA VAI MOSTRA.

  3. Zé Santos Baibossa

    – “é apenas um documentário que retrata fielmente todo o processo de impeachment “. kkkkkkkkkkkk…….kkkkkkk! HA HA HA….KKKKKKKKKKKKK…………kkkkkkkkkkkkkkkkkkk……!ha ha ha ahn….kkkkkkkkkkkha nhan….ha ….haah.ah….ah….kkkkkkkkkkkkkkk…………………KKKKKKKKKKKKKKKKKK, ESSE TÁ DELIRANDO MESMO! KKKKKKKKKKKK, VÉIO GAGÁ….KKKKKKKKKKKK

  4. MAYAKOVYSKI

    Esse barboss e o nerso ladrão de gasosa do quartel valem menos que bosta depois de ums panelada dee sarapaté com farinha.
    Falem do esquema de desvío da Secom. R$200 milões em conluio com abravanel do camelódromo e ediziinho macedo.
    E o safado do bozo agora é fujão. Cadê as piadas contra os jornalistas?
    Ô governo honesto. Mas também: pra quem deixou Maceió sem policiamento porque roubou a gasolina toda…😂😂😂😂😂😂

  5. Ednaldo

    Bozo se irrita porque a carapuça de golpista lhe cai muito bem. O primeiro foi o Aécio, que não logrou êxito. Nem estou dizendo, com isso, que virar presidente foi um êxito do chefe do Queiroz. Com tanta fake news durante a campanha e aquele atentado fajuto…Sinceramente, esse malandro deveria estar no xadrez.

  6. Zé Santos Baibossa

    As “gestões” do PT foram uma lambança, um crime de lesa pátria, uma roubalheira, um verdadeiro assalto e arrombamento do povo brasileiro! O impeachment tardou em estancar a sangria da vampira Dilma e do larápio morcegão Lula ladrão.

  7. Sérgio Menezes

    Fala algo sobre as empreiteiras? Será que é porque quem fez a ficção é herdeira de uma delas, mas gostaria muito de ver a Dilma discursando no Oscar!!

  8. WELLINGTON

    Foi golpe sim e o resultado estamos vendo a cada dia. O governo que assumiu só fez entregar as concessões que tinha se comprometido com os investidores internacionais, promoveu o desmonte da Petrobras para vender a preço de banana, entregar o pré sal e fazer a tão sonhada reforma trabalhista pelos sangue sugas da FIESP, CNC e bancada ruralista… Foi esse o legado que herdamos do golpe e para completar com a turbulência política promovida pelos politiqueiros de plantão foi eleito um governante que só serve de chacota na comunidade internacional, não sabe de nada, não tem projeto de governo para a economia, educação, saúde, segurança, etc… Seu hiper ministro da economia mata um leão a cada dia com seus delírios, mas sempre no caminho para beneficiar banqueiros e a comunidade financeira internacional. Aqueles que exigem o preço da gasolina produzida pela nossa Petrobras seja vendida a preço do dólar. Esse elemento que agora promete o progresso com a reforma da Previdência Social o que na verdade foi como a reforma trabalhista retirada dos direitos adquiridos ao longos dos anos de muitas lutas e conquistas… Mas foi pra isso que desestabilizaram o país, foi pra isso que foram eleitos… Sem falar no Congresso Nacional que não passa de uma comboio de corruptos… salvo pouquíssimas exceções… Este é o “novo” Brasil,essa é a “nova política…

  9. Nelson

    Bobão……escuta essa !!!!
    Presidente da maior e mais poderosa Nação do Universo….Donald Trump oficializa o pedido de inclusão do Brasil na OCDE kkkkkkkkkk kkkkkkkkkk
    Ou seja, já que os ladrões da Pátria foram jogados na lata do lixo, agora o Brasil fará parte dos Países Ricos.
    Xato né Bôbinho hehehehehe.
    Bôbinho….ontem novos vídeos mostram que o Boeing foi derrubado por dois mísseis do seu País…o Irá do seu honrado General ! Fala aí Bobão……
    Chupa meu filho, chupa que a cana é dôce !! Provérbio do seu padrinho o Lula ladrão hehehehe.

  10. roberto quantico

    CARO JORNALISTA:
    A REPUBLICA DESDE SUA PROCLAMAÇÃO NASCEU EFÊMERA E PERMANECE NA UTI ATÉ OS DIAS ATUAIS. A NOSSA DOENTE DEMOCRACIA, ANDA AOS TRANCOS E BARRANCOS E NÃO
    RESOLVE NADA E NEM UE QUEIRAM. É IMPOSSÍVEL GOVERNAR O BRASIL COM A ATUAL ES-
    TRUTURA DE PODER. NÃO EXISTE NEM UMA LUZ NO FIM DO TUNEL. LAMENTÁVEL.

  11. Barbosa

    Bob, comente um pouco sobre um novo delator do esquema de corrupção do PT, é sobre a construção de um edifício para a sede da Petrobras em Salvador, você como jornalista bem informado deve ter maiores detalhes.

    1. Sergipana Leônidas Soares

      Caro Barbosa, entendo a sua indignação com o PT, mas o pt é cachorro morto, e enquanto existir pessoas que fiquem apontando os crimes desse partido feito no passado recente de nossa historia, o Bolsonaro nao estará muito preocupado em melhorar o país não, na verdade ele gosta disso, porque esse é o unico argumento possivel pra justificar tanta incompetencia nesse governo. Governo nenhum no mundo age, reage, vamos cobrar dele, isso é bom, para o país, esqueçamos o pt, e, antes que me chamem de comunista ou petista, lhe garanto que nao votei nesse partido nunca. Mas se o unico projeto de um governo é falar do roubo do governo anterior e colocar pessoas incompetentes no cargo, só porque estão afinados ideologicamente, então estamos lascados, todos nós. Torço muito pelo governo, embora seja contra, a ditadura, as armas, a indicação de um ministro da educação que nao sabe sequer escrever, também sou contra o ministro do meio ambiente que foi condenado em SP, por crimes ambientais, fui contra a intrveção do presidente no COAF, para iivrar o filho, fui contra a indicação do Eduardo Bolsonaro para embaixador em Washington sem ter competencia, só porque ele queria dar o filé ao filho, ao povo não precisava ser filé bastava ter carne de segunda pois o pobre nao pode comprar mais. Fui contra a campanha difamatoria contra o INPE, a retirada de uma pessoa competente, simplesmente por nao aceitar mascarar as queimadas na Amazonia, são tantas coisas que nós deviamos cobrar do presidente e no entando nós ficamos olhando para o pt pelo retrovisor, ótimo que o lula foi condenado, mas passou, o foco é outro, entende?

      1. Maurício Tenório

        Sergipana, não vai adiantar. Eles não entendem. São zumbis do Bozo, que atendem até o mandado de fazer cocô dia sim e dia não kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      2. Barbosa

        Sergipana, eu não estou aqui defendendo o presidente Bolsonaro, nem tao pouco concordo com ele, mas o que eu nao entendo é o motivo desse veio Gagá ficar o tempo todo falando so cara. E o pior, é que ele acredita que o Lula é inocente. Para vocês petistas qualquer cidadão que ganhe uma eleição contra o PT não presta. Falavam do FHC, do Aécio, do Serra, do Temer e agora do Bolsonaro. Tem que se conformar, perderam a eleição no voto, e o povo decidiu não votar no PT, não é mentindo a respeito do adversário que vão voltar ao poder. E ainda mais sem o dinheiro da corrupção pra gastar na campanha. Esse veio não posta nada que não seja faltando mal do Bozo.

  12. Levy

    Bobinho eu assisti esse documentário no Netflix e nunca vi um documento tão mentiroso. Chegaram ao ponto de adulterar fotos, escondendo as armas do pessoal da luta armada. Esconderam as maiores manifestações que esse país teve na rua feita pelo povo pedindo o impeachment da PresidANTA. Esconderam a vaia colossal na abertura da Copa. Enfim uma obra fictícia feita para comunistas enganar trouxa mas o povo brasileiro sabe o que foi o governo Dilma. Ninguém aqui é Boboca.

Comments are closed.