OAS terá que devolver dinheiro a Lula e Folha e El País o entrevistam
   26 de abril de 2019   │     14:57  │  10

por Aprigio Vilanova*

A decisão do juiz, Adilson Aparecido Rodrigues Cruz, do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), obrigou a empreiteira OAS e a Bancoop a devolver ao ex-presidente Lula, 66% dos valores pagos pela ex-primeira dama, Mariza Letícia, para aquisição do apartamento no Guarujá.

Este apartamento é o que originou o processo que condenou o ex-presidente a pena de prisão de doze anos e um mês, revista esta semana pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) para oito anos e dez meses.

A ex-primeira dama havia adquirido uma cota, em 2005, para ter direito a um apartamento que seria construído pela Bancoop na cidade do litoral paulista. As cotas pagas dariam direito a um apartamento de 3 dormitórios e com 82 metros quadrados.

Em 2009, após dificuldade financeira, a Bancoop foi adquirida pela OAS que assumiu a construção do empreendimento. O então juiz Sérgio Moro, em sua sentença, afirmou que a empreiteira deu a Lula o apartamento triplex como retorno das vantagens obtidas em contratos com a Petrobrás.

Com a decisão, a OAS terá que devolver cerca de 200 mil reais ao ex-presidente Lula. A defesa do ex-presidente entende que a decisão só demonstra a inocência de Lula e que a família nunca recebeu nenhuma vantagem da empreiteira e irá levar a decisão às instâncias cabíveis demonstrando que Lula não cometeu crime algum.

 

Entrevista

O Ministro do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowsck, autorizou o ex-presidente Lula conceder entrevistas aos jornalistas da Folha de S.Paulo e do El País. Após o imbróglio envolvendo a Polícia Federal (PF) e o STF a entrevista foi autorizada.

A entrevista aconteceu na manhã desta sexta (26) na Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba. A PF havia autorizado a participação de jornalistas de outros veículos de comunicação, mas após o pedido da defesa do ex-presidente, Lewandowski derrubou a decisão e autorizou a presença apenas dos jornalistas Florestam Fernandes Jr. e Mônica Bergamo.

A entrevista durou cerca de duas horas segundo a própria Mônica Bergamo e diversos assuntos foram tratados.

 

COMENTÁRIOS
10

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Barbosa

    Sabe o que isso significa? A prova que o triplex era realmente do Lula. Quando a Bancop faliu, e passou o empreendimento para OAS de Leo Pinheiro, a OAS reuniu os mutuários e fez a seguinte proposta: Quem quiser continuar pagando as prestações, receberá o imóvel, que não quiser pode optar pelo resarcimento dos valores pagos. O Lula foi o único que não fez nenhuma das opções, simplesmente ele optou em ficar com o triplex.

  2. Vitor

    É a confirmacão do crime essa decisão deste juiz , pois manda devolver dinheiro ao verdadeiro dono, e oele e os aloprados diziam sempre que não era dele. E agora é.

  3. Edvan

    Que país é esse? Um condenado, que não vai cumprir a pena em presídio, que liberam pra dar entrevista, atacar autoridades e se sair por inocente. Que outros condenados no Brasil, independente do crime que praticou, tenha os mesmos direitos que dão a esse rapaz. Com direito a ficar em cela na PF, dar entrevista ( só falta ser em Rede Nacional). Que País é esse?

  4. Nelson

    LULA ganha presentes da OAS…. OAS devolve dinheiro a LULA… coisa de dois trambiqueiros acertando contas, com o STF como testemunha… só mesmo num País lixo como o Brasil, coisas dessa natureza acontece. O fim do mundo, é aqui.
    # LULA Tá prestação babaca.

  5. Sem Nome

    Aprígio,
    Hoje é um dia histórico,a farsa começou realmente a ser desmontada,toda estória criada para delapidar o patrimônio público terão novos bandidos e mocinhos.Nossos filhos e netos saberam quem criou o um novo modelo de Criança Esperança e gerou uma legião de miseráveis neste país,aguardemos.

    1. Amigo do Povo

      Não entendi a sua miope visão : O Bandido e condenado em 1 instancia e condenado a 9 anos e 6 meses, a segunda instancia poterncializa sua pena (por ter sido presidente da republica e ter qye dar o exemplo),
      Todos os HC do Bandido condenado s~]ao negados pelo supremo, o STJ confirma a condenação do bandido e ajusta a pena para 8 anos e 9 meses , muito perto da primeira instancia, confirmando portanto integralmente a sentença do Juiz Moro. O Bandido corrupto é Bandido corrupto. Todos os Magistrados confirmaram isto. Que tapa na cara foi este ?
      Quer dizer que na ótica PTRALHISTA, a quarta turma do STF 4 região e do STJ erraram ? Estão perseguindo o bandido ? Nem o Beira-Mar teve tanta unanimidade, nem o Marcola.
      Não vou citar aqui o nome de toda a petralhada condenada por Corrpção, a lista e longa.
      E este o exemplo que voces dão para seus filhos ? Acham que vão convencer alguem ?

Comments are closed.