Bolsonaro quer celebração do golpe de 1964
   25 de março de 2019   │     12:45  │  12

por Aprigio Vilanova*

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) orienta os militares das Forças Armadas a promover celebração do golpe civil-militar que derrubou o presidente João Goulart em 1964 e instaurou o período ditatorial que durou 21 anos (1964-85).

A imprensa já noticia que os generais que ocupam cargos no primeiro escalão do governo pedem cautela nas manifestações no intuito de evitar conflitos desnecessários, tendo em vista o clima político acirrado.

Celebrar um período que ficou marcado por tortura e assassinatos de opositores é revelador do total desapreço ao regime democrático por parte de Bolsonaro. Não há nada para celebrar nesta página infeliz da nossa história.

A data deve servir para lamentar o ocorrido e orientar as novas gerações para a importância dos valores democráticos.  É importante lembrar que o Brasil, ao contrários dos vizinhos sul-americanos, não puniu os agentes do estado responsáveis por graves crimes contra a humanidade.

A Organização dos Estados Americanos (OEA) já havia condenado o Estado brasileiro pelo desaparecimento de opositores à ditadura brasileira. Ainda hoje existem familiares de ‘desaparecidos’ políticos que não enterraram seus parentes.

Assista o documentários sobre os militares que disseram não a ditadura militar

*Jornalista formado na Universidade Federal de Ouro Preto – MG

COMENTÁRIOS
12

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. carlos

    Este ano o desastre cubano completa 60 anos.

    Os mesmos que condenam a comemoração de 1964 estarão aplaudindo o maior atraso na história de um país.

    Fato!!!

  2. ROBERTO BRANDAO

    CABEÇA QUE NÃO PENSA É CALDEIRÃO DO DIABO. RELEMBRAR 1964 É CAMINHAR PARA TRÁS.
    SERIA MAIS INTERESSANTE ASSUMIR DEFINITIAMENTE O COMANDO DA PRESIDENCIA FICAN
    DO NO PALACIO TRABALHANDO. ATÉ AGORA ESTÁ TUDO PARADO.

  3. ALAGOANO

    O que poderiamos esperar de um presidente que homenageou Ustra, eh fanatico pelo Trump,»ele quis ficar no salao oval com ele» gosta de armas, quer a populacao armada, cogita guerra com a Venezuela, mesmo sendo contra a historico do brasil de nao participar de guerras, seus assessores sao da PM, homenageou os policias que hoje estao presos, tem mania de perseguicao, poispara ele a grande imprensa nacional eh comunista

  4. LUCIANO B CARVALHO

    Nas décadas de 1960 e 1970 havia tortura no Brasil, mas também tinha tortura em Cuba, URSS, China, Europa Oriental, América Latina e na Guerra do Vietnã (os dois lados). Essa historia de tortura é o “sujo” falando do “mau lavado”.

  5. Robério

    Alguns não aprendem com a história. Para um presidente que homenageou outrora, o coronel chefe do temido Doi-Codi, não há de se esperar nada que se tire proveito.

  6. Nelson

    Golpe não !!! Intervenção Militar….o Bolsonaro tá certo, tem mais que comemorar mesmo, senão hoje seríamos uma Cuba, ou uma Venezuela. BÔBinhoooooooo…..o golpista Temer tá preso, cadê sua alegria ???? BÔBinhoooooooo…ontem mataram outro vereador no Rio de Janeiro… cadê o xilique da midiazinha Comunista ????
    # LULA tá preso Babaca kkkkkkkkkk kkkkkkkkkk.

  7. Renato silva

    Blogueiro tá ficando é doido,falando que teve ditadura,golpe vai procurar o que fazer vai para Curitiba ficar na frente da PF esperando o maior bandido de todos os tempos sair da cadeia é que ali não é lugar para ele e sim e na Papuda

  8. levy

    Os dois lados cometeram excessos: tanto os militares como os gerrilheiros da luta armada. Os militares cometeram torturas, os gerrilheiros justiçamentos e atos terroristas. Melhor deixar esse período no passado e aprender com ele, sem alimentar sentimento de revanchismo de ambas as partes.

  9. Julius Robert Hoppenheimer

    ESTAMOS EM GUERRA?
    Nestes tempos, parece que vamos andando por um campo minado. As minas ameaçam explodir. Uma aqui, outra ali, vivemos o trailer de uma guerra que (parece…) ainda não começou. Que angústia.

    É ou não é vermelhada…

    KKKKKKKKKKKKKKKKK…

    👉🇧🇷👉🇧🇷👉🇧🇷👉🙏

Comments are closed.