Ciro apoia Haddad e o Roberto Jefferson fecha com Bolsonaro
   10 de outubro de 2018   │     17:11  │  29

por Aprigio Vilanova*

O apoio dos partidos políticos, no segundo turno, aos candidatos Fernando Haddad (PT-SP) e Jair Bolsonaro (PSL-RJ) já começam a se definir. Os primeiros dias, após a votação de domingo, estão sendo para costurar as alianças.

Alguns posicionamentos para definição de aproximações já eram esperados. Os partidos que atuam no campo da social-democracia, O Psol, de Guilherme Boulos, o PDT, de Ciro Gomes, PPL, do candidato e filho de Jango, João Goulart Filho, e o PSB, firmaram posição em apoio a candidatura da chapa composta por Fernando Haddad e Manuela Dávila (PCdoB-RS).

Até o momento a candidatura de Jair Bolsonaro recebeu o apoio do PTB, partido presidido por Roberto Jéferson. A candidata a vice, na chapa de Geraldo Alckmin (PSDB-SP), Ana Amélia (PP-RS), o candidato ao governo de São Paulo João Dória (PSDB).

Apesar de não receber o apoio declarada das agremiações partidárias, Bolsonaro já conta com a base das bancadas ligadas ao agronegócio, aos evangélicos e a indústria bélica. Além de já ter recebido o apoio de Silas Malafaia e de Edir Macedo.

A maioria dos partidos resolveram se abster, declararam posição neutra e liberaram seus correligionários para definirem o apoio no segundo turno, são eles: MDB, de Michel Temer; Rede, de Marina Silva; Novo, de João Amoedo; PSDB, de Geraldo Alckmin; DC, de José Maria Eymael; DEM, de ACM Neto; Podemos, de Álvaro Dias e o PPS, de Roberto Freire.

O Patriotas, partido do candidato cabo Daciolo, também optou pela liberação dos correligionários. Daciolo, em entrevista, declarou que votará nulo no segundo turno.

Debate

Está marcado o primeiro debate televisivo, para o segundo turno, nesta quinta (11), na Rede Bandeirantes. Mas a equipe médica que acompanha o candidato Jair Bolsonaro já se pronunciou e vetou a sua participação.

Segundo os médicos, Bolsonaro só deve está liberado para viagens de campanha e participação em debate a partir de 18 de outubro, portanto 10 dias antes da votação. 

Caso isso se confirme, restarão os debates na Rede Record (21) e o da Rede Globo (26) para o enfrentamento entre os candidatos e suas propostas para o Brasil nos próximos quatro anos.

*Jornalista formado na Universidade Federal de Ouro Preto – MG

COMENTÁRIOS
29

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. antonio, o eleitor mineiro

    O BRASIL FELIZ DE NOVO.

    “HADDAD: QUEM SAIU DOS 4% PARA SALTAR AOS 42% TAMBÉM CHEGARÁ AOS 50% DOS VOTOS.

    Fernando Haddad usou sua conta no Twitter para destacar o seu otimismo com o segundo turno contra o presidenciável Jair Bolsonaro (PSL). “Quem saiu dos 4% de intenções de voto para saltar aos 42% também vai chegar aos 50%. Temos duas semanas de trabalho para conseguir esses 8%”, disse Haddad; ele escreveu fazendo referência à pesquisa Datafolha, divulgada na noite desta quarta-feira (10), na qual ele tem 42%”

  2. antonio, o eleitor mineiro

    “BOLSONARISMO JÁ SE CONVERTE EM NAZISMO NAS RUAS DO PAÍS.

    Explode o número de crimes por motivações políticas cometidos por eleitores do candidato da extrema-direita, Jair Bolsonaro; nos últimos dez dias, houve pelo menos 70 ataques de eleitores de Bolsonaro, segundo levantamento realizado pela agência Pública; agressões envolvem principalmente mulheres e negros, como o mestre Moa do Katende, assassinado com 12 facadas nas costas após declarar voto em Fernando Haddad; dos casos contabilizados, 14 aconteceram na região Sul, 32 na região Sudeste, 18 na região Nordeste, 3 na região Centro-Oeste e 3 na região Norte; sob o olhar condescendente de grande parte da mídia, o bolsonarismo é cada vez mais semelhante ao nazismo e pode chegar ao poder”

  3. antonio, o eleitor mineiro

    NÃO ADIANTA. O COVARDE NÃO ACEITA.

    “HADDAD DIZ QUERER DEBATER COM BOLSONARO ATÉ NA CASA DELE, SE FOR PRECISO.

    O candidato do campo democrático à Presidência da República, Fernando Haddad (PT), voltou a reafirmar o desejo de debater com o presidenciável de extrema direita Jair Bolsonaro (PSL), que tem evitado participar de debates alegando razões médicas; “Estou disposto a debater com Bolsonaro na casa dele. No dia em que ele quiser. Na hora em que ele quiser. E nas regras que ele quiser. Proponho um debate sentado. Sem assessores nem plateia. Apenas com os médicos e um mediador da estação de TV”, disse Haddad “

  4. amigo do povo

    E o presidiario que em duas eleições não foi a debate ? A propria DILMANTA tambem.

    E não tinham levado facada.

    Chora no travesseiro que é macio.

    Vamos lá, não doi. Repitam devagar : SOU UM PERDEDOR ! MEU CANDIDATO VAI PERDER ESTAS ELEIÇÕES !

  5. antonio, o eleitor mineiro

    PARA O BRASIL SER FELIZ DE NOVO. Guilherme Boulos: dia 28 vamos eleger Haddad presidente do Brasil.

  6. COISO 17

    Cumpanhêro Bob, está na hora de aprender PRESTAR CONTINÊNCIA, pois sua presença será indispensável na POSSE DO CAPITÃO PESIDENTE.

    Pode até receber umas aulas com os recrutas do Quartel do Exército.

    Sim, é obrigatório o uso de VESTIMENTA VERDE E AMARELA.

  7. JORGEARTUR

    bom dia presidente Lula. O sr ainda tá preso? Não quer mais receber visitas o que aconteceu? Quer enganar o povo novamente. O sr não é mais vermelho?

    1. antonio, o eleitor mineiro

      NÃO FOI POR COFRE.

      “PAULO GUEDES É INVESTIGADO SOB SUSPEITA DE FRAUDE.

      O Ministério Público Federal (MPF) acusa o economista Paulo Guedes, guru de Jair Bolsonaro (PSL), de se associar a executivos para praticar fraudes em negócios com fundos de pensão de estatais; em seis anos, ele captou R$ 1 bilhão em operações suspeitas; um procedimento investigativo criminal ainda apura se o economista cometeu os crimes de gestão fraudulenta ou temerária; Guedes também é investigado por possível emissão de títulos sem lastros para negociar recursos de sete fundos”

    1. antonio, o eleitor mineiro

      “MERCADO DESCOBRE: BOLSONARO É A GRANDE FAKE NEWS DAS ELEIÇÕES.

      O sonho do ‘mercado”, bancos, fundos de investimentos e milionários, já está se transformando; o mercado começa a descobrir que Bolsonaro é a grande fake news da eleição; depois de se comprometer com a agenda ultraliberal dos muito ricos do país, o candidato fascista sinalizou um giro em entrevista na noite de terça-feira, com um discurso antiprivatizante; resultado: o Ibovespa, principal índice da bolsa de valores de São Paulo, teve forte queda nesta quarta-feira, de 2,8%”

  8. anti-racista

    Bolsonaro correu novamente do debate com o Haddad. Que doença é essa que permite a ele estar tão ativo nas redes sociais, mas para enfrentar o adversário. O atestado médico dele é verdadeiro como uma nota de 3 reais?

  9. Manoel Assis

    Olha a hipocrisia desse protótipo de ditador chamado Bolsonaro. Ele bate no peito pra dizer que defende a bandeira da segurança pública mas destinou nada além 0,3% do valor das emendas dele para essa área.

  10. HELICOCA

    HADDAD 2018. POR UM BRASIL LIVRE DE SER MARCADO NA PELE COM UMA SUÁSTICA E DE TER DE PASSAR POR UMA ESTERILIZAÇÃO EM MASSA, COMO PRETENDE FAZER BOLSONARO.

  11. fato

    Petezada chorando a surra que levou no primeiro turno kkkkkkkkkk

    Chora não bebê, 58% dos votos válidos pro 2° turno … a surra ainda não acabou … vai ser humilhação.

    #ForaCorruPTos #BolsonaroNeles

  12. Max Brabo

    Aí o cara é covarde kkkk leva uma facada de um ESQUERDIOTA e ele é covarde? Bando de BF do inferno comunistas lambedores das tetas do governo!

  13. Max Brabo

    Para não aparecer tanto sua parcialidade espero que dê nomes aos indiciados na Lava Jato que apoiam Haddad ou não tem coragem?

  14. Renato silva

    E visitar um presidiário é o certo? Vamos ser consciente o tempo do atraso está prestes a acabar um candidato que foi o pior prefeito que são Paulo já teve é ainda vem meia dúzia de comunistas falar bestesteira se vc acha que o sistema do PT é bom então vá para Cuba ou para a Venezuela,Bolsonaro vem aí para acabar com os ptralhas é vai ser uma Vitória esmagadora é Lula vai para a Papuda

    1. antonio, o eleitor mineiro

      ACREDITE SE QUISER!

      “APÓS COBRANÇAS, BOLSONARO AGORA DIZ QUE IRÁ A DEBATES.

      O candidato de extrema direita ao Planalto, Jair Bolsonaro (PSL), rebateu as críticas sobre sua suposta fuga dos debates com o candidato do campo democrático, Fernando Haddad (PT); ele diz esperar ser liberado para atividades de campanha após um novo exame a que será submetido no dia 18, ; “Não adianta eu debater, ter uma recaída e voltar para o hospital”, justificou; Bolsonaro alegou razões médicas para não ir ao debate da Band nesta quinta-feira (11), mas fará um ato público de campanha no Rio, na mesma data”

  15. PROGRESSISTA PORRETA

    É ESSE COVARDE MEDROSO QUE QUER SER PRESIDENTE? DÁ PRA ACREDITAR? E AINDA TEM ACÉFALOS QUE O DEFENDE. SERÁ QUE NÃO É O CASO DE SE FAZER UMA INVESTIGAÇÃO PRA SE APURAR A CAUSA DE TANTO MEDO DELE DEBATER PROPOSTAS DE NAÇÃO, SE É QUE TEM.

  16. Maurício Tenório

    Roberto Jefferson, Eduardo Cunha, Aécio Neves… A nata da política brasileira kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Comments are closed.