Mourão e a emenda que sai sempre pior que o soneto
   18 de setembro de 2018   │     17:08  │  9

por Aprigio Vilanova*

O general da reserva Hamilton Mourão (PRTB-AM), vice candidato à presidencia na chapa de Jair Bolsonaro (PSL-RJ), é o protagonista da mais nova polêmica na campanha eleitoral. Mourão afirmou que “as crianças criadas por mães e avós, em áreas carentes, são uma fábrica de elementos desajustados”.  

A polêmica é só mais uma no histórico de declarações do general da reserva. Mourão já declarou que índios são indolentes, que africanos são malandros, classificou os países emergentes como ‘mulambada’, além, é claro, de intitular o chefe de tortura na ditadura militar, Carlos Brilhante Ustra, como herói nacional.

A repercussão as declarações foi imediata. O assunto virou um dos mais comentados nas redes sociais, movimentando declarações contrárias a declaração preconceituosa do general da reserva. Basicamente, Mourão, culpou a pobreza e as mulheres pelo problema da violência e do narcotráfico.  

É preciso explicar que um dos grandes problemas que alimentam cada vez mais a entrada de jovens no narcotráfico não tem nada a ver com a composição familiar. O narcotráfico se alimenta na desigualdade social, na falta de oportunidades e perspectivas do jovens que crescem nas periferias das cidades brasileira. Para ficar, apenas, em dois fatores. 

Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as mulheres já são maioria como chefes dos lares no Brasil. Cerca de 11,6 milhões de pessoas é o contingente de mulheres que vivem sozinhas com seus filhos. Quando calculado o número de casais com filhos, o número chegou a 6,8 milhões, em 2015. 

Mourão concedeu entrevista, nesta terça (18), negando que tenha feito crítica às mulheres, para o candidato esta é uma constatação. O candidato parte de uma observação assentada, apenas, no senso comum para explicar a causa do crime organizado no país. Tanto não explica, como acaba revelando a mentalidade que impera de criminalização da pobreza.

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a partir do censo escolar de 2011, constatou que existem 5,5 milhões de crianças brasileiras sem o nome do pai na certidão de nascimento. O levantamento também apontou o Rio de Janeiro como o estado com o maior número de crianças nesta situação, são cerca de 663.375.

A declaração de Mourão, com forte cunho machista, foi mais um tiro no pé na campanha de Bolsonaro que tenta a todo custo desconstruir seu comportamento misógino. A reação a declaração de Mourão gerou indignação até em setores da direita, a jornalista Raquel Sheherazade publicou em seu Twitter aderindo a campanha criticando a declaração e aderindo a campanha das mulheres contra Bolsonaro.

Reprodução do post de Raquel Sheherazade no Twitter

O movimento organizado por mulheres do país inteiro tem causado grande repercussão nas redes. O grupo criou uma página no Facebook e em menos de dois já contavam com 2 milhões de mulheres inscritas, foi o suficiente para hackers simpatizantes de Bolsonaro invadirem e atacarem as integrantes, inclusive com a ameças. O tiro saiu pela culatra.

trending topics mundial do Twitter

*Jornalista formado na Universidade Federal de Ouro Preto – MG

 

COMENTÁRIOS
9

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. PROGRESSISTA PORRETA

    POIS É. APESAR DE O TEXTO MOSTRAR O QUE É ESSA MAZELA BOZONARIÂNUS, OS POBRES DE DIREITA AINDA O DEFENDE. ENTÃO FICA SUB ENTENDIDO QUE O PROBLEMA TÁ NESSES DESAJUSTADOS QUE O GENERAL BRUXO MOURO AFIRMOU. MAS O TEXTO NÃO É PRA TIRAR VOTO DO RATAZANA QUE COME GENTE COM O AUXILIO MORADIA NÃO. É PRA MOSTRAR PRA ESSA GENTE IGNORANTE CONSCIENTE DAS CONSEQUÊNCIAS DE VOTAR NUMA DUPLA SICÁRIOS DO DIABO.
    ESPERO QUE ABRAM OS OLHOS A TEMPO.

  2. Monica Martins de Oliveira

    O sr.Bolsonaro é um dos 50 tons de Temer, do qual falou Guilherme Boulos. Parabéns, Presidente Lula, sua escolha foi magistral. Fernando Haddad tem se revelado um fenômeno eleitoral e tem tudo para decidir a eleição no próximo dia 7.

    #MulheresContraOBolsonaro
    #ManuNoJaburu

  3. tô com geraldo

    Temos um verdadeiro latifúndio de tempo no horário eleitoral gratuito. Agora vai. Geraldo cresceu e lidera. Geraldo 4,5.

  4. Alexandre

    Não sei como ainda deixam lulistas trabalharem como jornalistas, eles só leem livros de capa vermelha e comem capim, agora, estão com medo do Lobo….

    Bolsonaro e Mourão – 17

  5. NÃO ENTENDO NADA

    QUER DIZER QUE JAIR BOLSONARO JÁ ADMITIU A DERROTA ACUSANDO A URNA ELETRÔNICA DE ESTAR FRAUDADA? O DEPUTADO BOLSONARO E OS DEPUTADOS FILHOS DELE SE ELEGERAM E REELEGERAM ÀS CUSTAS DE URNAS FRAUDADAS, É ISSO MESMO QUE AQUELA SAPIÊNCIA AFIRMOU?

  6. Bolsonete

    Então, ficamos combinados assim: para apoiar Boçalnaro presidente 2018 tem que achar graça quando ele diz que os afrodescendentes devem ser pesados em arrobas, como se gado fossem. Ou que os africanos e seus descendentes são uma mulambada, como falou o general vice do Boçalnaro.

  7. kuka

    Seria bom a Seita vermelha Jair se acostomando, e fazer uma vaquinha pra o LULA condenado pagar os 31 milhões da multa que a Justiça determinou, pois os 50 milhões que o amigo dele mandou da África, ficou preso no Brasil kkkkkkkkkk kkkkkkkkkk
    É o efeito Rumerang.

    1. LADRÃO DA GASOSA (FILHO DO CORONÉ)

      Ô filho do coroné ladrão, visse a pesquisa? A do Ibope? O candidato do Lula tá voando… Haddad ganhou 11 pontinhos numa semana só. Desse jeito, na semana que vem teremos uma surpresinha…

Comments are closed.