Lula no NYT: “Se eles querem me derrotar, façam nas eleições”
   14 de agosto de 2018   │     12:29  │  23

por Aprigio Vilanova*

Um dos principais jornais do mundo, o The New York Times, publicou nesta terça (14), artigo escrito pelo ex-presidente Lula. No artigo, Lula afirma que sua prisão é a última etapa do golpe iniciado com o processo de impedimento da ex-presidente Dilma Rousseff.

“Meu encarceramento foi a última fase de um golpe em câmera lenta destinado a marginalizar permanentemente as forças progressistas no Brasil. Pretende-se impedir que o Partido dos Trabalhadores seja novamente eleito para a presidência.”

Lula acredita em um plano, articulado pelos setores conservadores da sociedade brasileira, para lhe tirar da sexta disputa a presidência da República e questiona os fundamentos de sua condenação.

“Com todas as pesquisas mostrando que eu venceria facilmente as eleições de outubro, a extrema direita do Brasil está tentando me tirar da disputa. Minha condenação e prisão são baseadas somente no testemunho de uma pessoa, cuja própria sentença foi reduzida em troca do que ele disse contra mim. Em outras palavras, era do seu interesse pessoal dizer às autoridades o que elas queriam ouvir.”

Ainda no artigo, o ex-presidente Lula, diz que as forças conservadoras articularam e continuam se articulando para reverter as conquistas sociais alcançadas durante os governos petistas, entre 2002 e 2014.

“Os conservadores do Brasil estão trabalhando muito para reverter o progresso dos governos do Partido dos Trabalhadores, e eles estão determinados a nos impedir de voltar ao cargo no futuro próximo.”

Na análise de Lula, o juiz Sérgio Moro e a equipe de procuradores integrantes da força tarefa da Lava Jato estão aliados no esforço de impedir a volta de Lula a presidência. Lula cita como exemplo a divulgação de conversas familiares, a gravação telefônica por meio de grampos ilegais e o mandado de prisão coercitiva.

“Seu aliado nesse esforço é o juiz Sérgio Moro e sua equipe de promotores, que recorreram a gravações e vazamentos de conversas telefônicas particulares que tive com minha família e com meu advogado, incluindo um grampo ilegal. Eles criaram um show para a mídia quando me levaram para depor à força, me acusando de ser o “mentor” de um vasto esquema de corrupção.”

O ex-presidente não poupa críticas a setores da imprensa, que segundo o ex-presidente tem papel fundamental na campanha de torná-lo o mentor do esquema de corrupção e, consequentemente, inviabilizar a sua candidatura.  

“Esses detalhes aterradores raramente são relatados na grande mídia.”

Lula diz ainda que não está preocupado com ele próprio, que já esteve preso, durante a ditadura militar, justamente por defender os direitos dos trabalhadores.

“Eu não me preocupo comigo mesmo. Já estive preso antes, sob a ditadura militar do Brasil, por nada mais do que defender os direitos dos trabalhadores. Essa ditadura caiu. As pessoas que estão abusando de seu poder hoje também cairão.”

O ex-presidente revela que não pede para estar acima da lei e acusa a direita brasileira de promover um julgamento injusto, parcial e afirma que a negativa do seu Habeas corpus teve como objetivo impedir sua candidatura.

“Eu não peço para estar acima da lei, mas um julgamento deve ser justo e imparcial. Essas forças de direita me condenaram, me prenderam, ignoraram a esmagadora evidência de minha inocência e me negaram Habeas Corpus apenas para tentar me impedir de concorrer à presidência.”

Lula quer que o povo decida e pede respeito a democracia.

“Se eles querem me derrotar de verdade, façam nas eleições. Segundo a Constituição brasileira, o poder vem do povo, que elege seus representantes. Então, deixe o povo brasileiro decidir. Eu tenho fé que a justiça prevalecerá, mas o tempo está correndo contra o democracia.”

clique aqui e leia o artigo completo

*Jornalista formando na Universidade Federal de Ouro Preto – MG

 

 

 

COMENTÁRIOS
23

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. PROGRESSISTA PORRETA

    A JUSTIÇA BRASILEIRA VIROU MEME NO EXTERIOR POR QUE CONDENA SEM PROVAS PRA TIRAR O MAIOR LÍDER POLÍTICO QUE ESSE PAÍS JÁ TEVE DAS DISPUTAS DAS ELEIÇÕES. SÓ PQ ELE LIDERA TODAS AS INTENÇÕES DE VOTO, GANHANDO NO 1º TURNO. QUE VERGONHA.

  2. antonio, o eleitor mineiro

    BOMBA ATÔMICA!

    “DARIA GOLPE NO MESMO DIA”, DISSE BOLSONARO SOBRE O QUE FARIA AO CHEGAR AO PODER.

    Apesar de viajar aos EUA e tentar suavizar sua imagem junto aos investidores estrangeiros, Bolsonaro defendia abertamente a tortura e o fim da democracia em 1999; em entrevista ao programa Câmera Aberta, da TV Bandeirantes, em 1999, Bolsonaro disse, sem rodeios, o que faria ao chegar ao poder: “Daria golpe no mesmo dia”

  3. Pedro

    A palavras a seguir foram pronunciadas em debate pelo capitão deputado Bolsonaro: “os empresários tem me dito que o trabalhador vai ter que decidir se quer menos direitos e emprego ou todos os direitos e menos emprego”. O cinismo deste ladrão e comedor de gente com auxílio moradia é de cair o queixo. No governo Lula o trabalhador tinha direito e emprego. Bolsonaro propõe a continuidade da obra do Temer, ou seja lascar com o povo. Volta Lula!

  4. João José Pedro Santos Silva

    INFORME PT: Essa colúnia quando não ataca todos os inimigos possíveis ou imaginários de Lula pt e sua gangue, defende e faz propaganda política (INCOMPETENTE E DE MAU GOSTO) do próprio sapo barbudo corrupto, pseudo-comunista, ladrão, golpista, malandro, condenado e preso…

  5. Ismar Lula Pereira

    O PRESIDENTE LULA VEM AÍ. HOJE REGISTRA A CANDIDATURA E EM OUTUBRO GANHA NO PRIMEIRO TURNO A PRESIDÊNCIA DO BRASIL PELA TERCEIRA VEZ. LULA É O BRASIL NOVAMENTE NO CAMINHO DO DESENVOLVIMENTO!

    1. Pedro

      Com a palavra o capitão deputado Bolsonaro, incompetente para aprovar projetos na Câmara, mas muito hábil em colocar funcionários fantasmas naquela casa legislativa.

  6. marcus Jr.

    + um ladrão, pior do que os que estão agora, pq veio do “povo”, brigou por anos pra chegar ao poder e quando chegou fez parte ativamente do maior esquema de corrupção de todos os tempos… não sou de nenhum partido, quero um dia poder assistir meu país livre dessa corja, pt, psdb, pmdb, tudo farinha do mesmo saco!!! Estou ansioso para vê Temer fazendo companhia ao Sr. Lula!!! VAMOS VOTAR COM INTELIGENCIA brasileiros.. chega de ladrões!!!

    1. Murilo

      O sr. Bolsonaro representa a velharia na política. Daqueles tempos em que os coronéis empregavam parentes e aderentes. Uma vergonha total. Ele quer FAZER OS ALIENADOS BOLSOMINIONS DE BURROS. E parece QUE JÁ CONSEGUIU.

  7. antonio, o eleitor mineiro

    “GUILHERME BOULOS: BOLSONARO FUJÃO, PAGUE A WAL COM O SEU SALÁRIO DE R$ 33 MIL.

    O presidenciável Guilherme Boulos (Psol) bateu duro no também candidato ao Palácio do Planalto Jair Bolsonaro (PLS), ao dizer que “usar de verba pública para manter funcionário fantasma é um abuso!” – trata-se de Walderice Santos da Conceição; “Bolsonaro Fujão, pague a Wal com o seu salário de 33 mil reais por mês!”

  8. antonio, o eleitor mineiro

    PARA VENCER NO PRIMEIRO TURNO. Em carta, Lula reafirma candidatura e diz que falará pelas vozes de Haddad e Manuela.

  9. antonio, o eleitor mineiro

    “ESQUIVEL, NOBEL DA PAZ, ESTARÁ COM CÁRMEN LÚCIA NO STF PARA EXIGIR LULA LIVRE.

    O Prêmio Nobel da Paz Adolfo Pérez Esquivel irá ao STF na tarde desta terça para um encontro com a presidente da Corte, Cármen Lúcia; ele irá exigir a libertação imediata de Lula; “Vamos conversar com os ministros do STF para ver se mudamos a situação, devido à demanda pela libertação de Lula”, afirmou Esquivel, lembrando que até a Organização das Nações Unidas (ONU) reconhece “que Lula é um preso político”

  10. antonio, o eleitor mineiro

    “DEPUTADO IVAN VALENTE: MORALISMO DE BOLSONARO É PURO CINISMO E HIPOCRISIA.

    Após reforçar que o presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) demitiu uma mulher apontada como funcionária fantasma, o deputado Ivan Valente (Psol) afirmou que “o moralismo de Bolsonaro é puro cinismo e hipocrisia”. “Ela tinha uma banca p/vender açaí. Cada mentira dele vai ser desmascarada,o candidato farsa”, disse Valente no Twitter”

  11. kuka

    Por ironia de destino, foi o próprio LULA quem sancionou a Lei da Ficha Limpa ! Só os ratos idiotas armam a ratoeira aonde ele mesmo vai roubar o queijo kkkkkkkkkk kkkkkkkkkk kkkkkkkkkk
    Toma otario, caiu na própria armadilha que foi criada por ele. Kkkkkkkkkk kkkkkkkkkk.
    Deu no New York Times kkkkkkkkkk.

  12. antonio, o eleitor mineiro

    HERÓI DE MANIFESTOCHES.

    ‘JAPONÊS DA FEDERAL’ CONFESSA QUE FOI AGENTE INFILTRADO DA DITADURA.

    O agente da Polícia Federal, Newton Ishii, que ficou conhecido em todo Brasil por “Japonês da Federal”, disse em entrevista ao jornalista Pedro Bial no programa “Conversa do Bial”, que vai ao ar nesta quarta-feira (15), que atuou como agente infiltrado da ditadura.; “Trabalhei, na época da ditadura militar, em diretório estudantil como infiltrado entre os estudantes. Frequentava as reuniões e depois passava as informações”, afirmou”

  13. antonio, o eleitor mineiro

    ” DEPUTADO PAULO PIMENTA: THOMPSON, GEBRAN E DODGE FORMARAM UMA QUADRILHA CONTRA LULA.

    Líder do PT na Câmara, deputado Paulo Pimenta comenta o que chama de “fatos estarrecedores” os divulgados pelo diretor-geral da Polícia Federal, Rogério Galloro; “Desde quando um delegado tem que fazer consultas para cumprir uma ordem judicial? Desde quando o Ministério Público tem essas atribuições?”, questiona Pimenta, sobre o telefone da procuradora-geral da República, Raquel Dodge, para que não soltasse Lula; “Agora a pergunta que não quer calar: quem vai investigar essa quadrilha de togados?”, indaga Pimenta; referindo-se a Moro, ele diz que “o chefe do bando é um juiz criminoso”

  14. antonio, o eleitor mineiro

    PRESIDENTE ADMIRADO INTERNACIONALMENTE.

    “LULA NO NEW YORK TIMES: EU QUERO DEMOCRACIA, NÃO IMPUNIDADE.

    Censurado por toda a mídia conservadora brasileira, Lula é destaque nesta terça (14) no mais importante jornal do planeta, o The New York Times. O jornal publicou artigo de Lula com a a seguinte advertência aos leitores: “O ex-presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva escreveu este artigo de opinião da prisão”; o NYT deu como título: “Lula: Eu quero democracia, não impunidade” e destacou: “Há um golpe de direita em andamento no Brasil, mas a justiça prevalecerá”

  15. Barbosa

    Voces ainda vem com esse lenga lenga de golpe? Voces sao cegos ou doido? Lula foi condenado porquê pegou um apartamento sem pagar, o Léo Pinheiro contou toda história na frente do advogado do Lula, se ele estava mentindo porque nao processaram por calúnia?

Comments are closed.