Cunha negocia delação e preocupa governo; Renan desembarca do governo Temer
   2 de julho de 2017   │     20:49  │  8

Brasília – A semana atribulada para o governo obrigou o presidente Temer a desistir de participar da reunião do G 20, o grupo dos 20 países mais ricos, que acontece dias 7 e 8 na Alemanha.

Se não bastassem os problemas internos, Temer quer também evitar outros constrangimentos iguais aos que ocorreram na recente viagem à Rússia e à Noruega.

Na visita à Rússia, Temer foi recebido por um funcionário do segundo escalão do governo Putin; na visita à Noruega, Temer ouviu críticas à corrupção no Brasil envolvendo o próprio governo, mas diretamente, o próprio Temer.

Foi um vexame que deixou Temer embaralhado, ao ponto de chamar o Rei da Noruega de Rei da Suécia e trocar a reunião com parlamentares noruegueses por “parlamentares brasileiros”.

Para agravar a situação, a semana começa com a expectativa do acordo de delação premiada que o ex-deputado Eduardo Cunha está negociando com a Operação Lava Jato.

Cunha relutava em fazer a delação e o seu silencia estava sendo comprado pelo empresário Joesley Batista, por recomendação de Temer, conforme ficou comprovado nas gravações que o empresário entregou à Polícia Federal. Mas, a disposição do lobista Lúcio Funaro de fazer a delação acendeu o sinal de alerta para Cunha.

Funaro é o operador das propinas que o Cunha amealhava e sabe tanto quanto Cunha, como operar no submundo das negociações ilícitas. Dá-se a corrida contra o tempo, porque a delação de Funaro esvazia a delação de Cunha e isto influencia a sentença final contra o ex-deputado.

Para fechar a semana complicada e agravar as semanas que virão o senador Renan Calheiros entregou a liderança do PMDB no Senado e se declarou independente.  O PMDB tem 22 senadores e 6 deles, agora incluindo Renan, são independentes: Katia Abreu, Valdir Raupp, Roberto Requião, Eduardo Braga e Hélio José.

O senador Renan não desembarcou do governo calado.

“Não detesto Michel Temer. Não é verdade o que dizem. O que eu não tolero é a sua postura covarde diante do desmonte da ( lei ) Consolidação do Trabalho.”

E arrematou: “Não tenho vocação para ser marionete“, uma alusão à condição de Temer, que é manipulado pelo ex-deputado Eduardo Cunha de dentro do presídio em Curitiba.

Temer, por um lado, luta para salvar a si mesmo e, de outro lado, luta para convencer Funaro e Cunha a não fazerem a delação. No momento atual, a delação de Funaro e Cunha seria o estopim da bomba para o governo.

Cabe lembrar que das 84 perguntas feitas pela Polícia Federal para Temer, as que o presidente se recusou a responder são as mesmas perguntas feitas por Cunha e que o juiz Sérgio Moro retirou do processo alegando que constrangiam o presidente. É que as perguntas sugerem que Temer conhece todo o esquema e também que participou de alguns deles, tais como os que tratavam de corrupção no Porto de Santos – que é uma área comandada há muitos anos por Temer.

 

COMENTÁRIOS
8

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Presidente do Povo

    Lula foi o MELHOR.
    FHC foi o PIOR.

    O sistema de Universidades Federais foi ampliado. (Foi sucateada nos 8 anos do FHC para facilitar o avanço das particulares, como as que eram do próprio ex-ministro da Educação dele, Paulo Renato).

    O ensino Técnico Federal foi ampliado. (Tinha sido esquecido pelo FHC)

    O sistema de proteção social foi ampliado. (Nunca se investiu tanto na erradicação da fome. Com FHC, o POVO MORRIA DE FOME)

    Centenas de milhares alunos tiveram acesso à universidade pelo PROUNI. (Uma ação do governo Lula que tem possibilitado esse acesso).

    O Brasil não se entregou numa bandeja para a ALCA. (As negociações não avançaram porque os EUA não cederam)

    As estradas federais foram recuperadas e em alguns pontos duplicadas ou refeitas. (Após anos de abandono pelo FHC)

    Foi criado o SAMU, unidades médicas móveis que atendem as emergências. (Lula criou)

    O programa luz para todos tem levado, de graça, energia elétrica às propriedades rurais. (Antes os proprietários tinham que pagar)

    Programa Brasil Sorridente já leva atendimento odontológico a muitas regiões do Brasil. (Isso nem era discutido antes)

    Farmácias populares. (Com remédios 90% mais baratos)

    Lula reduziu drasticamente a taxa de juros. (É só lembrar que FHC deixou a taxa a quase 25%)

    O risco Brasil é o menor da história, de quase 3000 (FHC) para menos de 300 (Lula).

    A tabela de deduções do imposto de renda foi reajustada no primeiro mandato de Lula. (Após os 8 anos de FHC sem nenhum reajuste. E os golpistas ainda dizem que vão baixar a carga tributária).

    A dívida pública diminuiu. (No governo FHC, mesmo com todas as privatizações essa dívida só cresceu)

    Nos livramos do FMI. (Não depender desse fundo significa também não prestar obediência às suas políticas)

  2. SANTO FREDERICO

    AGORA DEU, TEMOS Q REZAR E MUITO, PARA O CUNHA. VEJA A Q PONTO CHEGAMOS. TEMOS Q ESCOLHER ENTRE MORRER NA ESPADA OU NA GUILHOTINA. O UNICO ESCAPE, NESSE MOMENTO, É TENTAR Q O CUNHA VIRE P O LADO DO POVO. Q TAMANHA REVIRAVOLTA, Q N É IMPOSSIVEL NA POLITICA BRASILEIRA. VAMOS REZAR MINHA GENTE, P ESSA ALMA DESPENADA. PODE……..

    1. moro fura teto

      Moro fura teto protegeu os criminosos confessos Temer e Aécio. Não adiantou! O destino está mandando seus recados: PAREM COM O GOLPE!

    1. Pedro

      Fora Temer. A cada eleição as ratazanas tucanalhas se revelavam um fiasco. Agora não se elegem nunca mais! Valeu senador que mata! Valeu Aécio!

    2. Ismar Pereira

      UM INDICATIVO QUE O GOVERNO TEMER CAIRÁ É A RETIRADA DO APOIO DAS ORGANIZAÇÕES GLOBO. ELE NÃO TEM CAPITAL POLÍTICO PARA ESSE ENFRENTAMENTO. FOI-SE TEMER!

    3. JORDANA

      Em boa parte esses coxinhas são partidários do PSDB=Partido Só De Bandidos. Fora Temer bandidão!

Comments are closed.