Na República dos absurdos, só falta o TSE mandar separar o inseparável
   4 de abril de 2017   │     22:14  │  6

Brasília – Quando o Tancredo Neves faleceu o Sarney não poderia assumir a presidência da República, mas assumiu.

Rasgaram a Constituição e empossaram o Sarney, mesmo ele sendo o vice-presidente do fato que ainda não havia gerado direito, porque o Tancredo faleceu antes de prestar juramento e ser oficialmente empossado presidente.

Isso só é possível no Brasil, porque a história da República é recheada de contradições. Aliás, até a Bandeira Nacional é colorida de contradições, pois simboliza a República, mas as cores verde e amarela homenageiam a Monarquia.

Essas contradições só ocorrem na República brasileira, que surgiu de uma dor de cotovelo do marechal Deodoro, o que o levou a não aceitar o senador gaúcho Silveira Martins para substituir o Ouro Preto.

O senador Silveira Martins tomou a namorada de Deodoro, a baronesa de Triunfo, quando o marechal governou o Rio Grande do Sul, e de volta ao Rio de Janeiro na condição de comandante do Exército ele se vingou proclamando a República para impedir que o rival substituísse Ouro Preto.

Evidente que outros fatos contribuíram para a proclamação da República, mas a história da República esdruxula brasileira não ficaria à altura sem esses detalhes inusitados.

A REPÚBLICA DAS EMENDAS PIORES QUE O SONETO

Como justificar o movimento para separar a chapa DilmaTemer, mesmo sabendo-se que se trata de proposta absurda, porque a chapa é indivisível? Na chapa vota-se para presidente, governador e prefeito; ninguém vota para vice, porque o vice é o apêndice inseparável da chapa.

Só há uma justificativa: na República brasileira tudo pode.

A melhor saída, para não se desmoralizar mais uma vez a lei, é o Tribunal Superior Eleitoral rejeitar o pedido de cassação da chapa. Porque separar ou desmembrar a chapa DilmaTemer, para punir a Dilma e livrar o Temer, desmoraliza as instituições.

No falecimento do Tancredo Neves a lei mandava empossar o presidente da Câmara para que, no prazo de 30 dias, ele convocasse nova eleição. Ocorre que se fosse seguido o que diz a Constituição, o Paulo Maluf se elegeria presidente da República.

Mas, agora, qual o “risco” que se corre?

Ademais, a palavra final quem dará é o Supremo Tribunal Federal, caso provocado para dirimir dúvidas,  e o Supremo não costuma dirimir dúvidas em prazo inferior a dois anos, tempo suficiente para o governo acabar.

COMENTÁRIOS
6

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Adriano

    Bob comenta aí a tentativa de golpe no legislativo dá Venezuela promovido pelo ditador Maduro já que a forma de governo dá Venezuela era tão defendido pelo teu querido Lula e a querida Dilma. Comenta que a população daquele passa necessidade e que essa conversa do povo no poder é só balela pra esconder um populismo-socialismo fracassado que só serve pra corromper e dar luxo a quem está no poder, coisa que o Lula adoraria fazer no Brasil. Comenta aí pô!

    1. NÃO VEM AO CASO

      Lembremos do Romero Jucá indagando “QUEM NÃO CONHECE O ESQUEMA DO AÉCIO?”, também houve um delator afirmando que ”O AÉCIO ERA O MAIS CHATO PARA RECEBER PROPINA”. Para o tucanalha Sérgio Moro (PSDB-PR): NÃO VEM AO CASO!

  2. COXINHA, EMPRESÁRIO MASTER E JEGUE

    TEM QUE SEPARAR SIM !!!!! O ESQUEMA DE CORRUPÇÃO ATRAVÉS DE CAIXA DOIS DO PT, NÃO TEM PRECEDENTES, NUNCA NA HISTÓRIA DESTE PAÍS, HOUVE QUALQUER COISA PARECIDA OU QUE PELO MENOS CHEGASSE PERTO DO VOLUME DE DINHEIRO DESVIADO DAS ESTATAIS E DE CONTRATOS VICIADOS COM EMPREITEIRAS PARA ENRIQUECIMENTO PESSOAIS DE MEMBROS DO PT. O VOLUME E AS CIFRAS SÃO TÃO GRANDIOSAS, QUE COMPROMETERAM A SAÚDE FINANCEIRA DA PETROBRAS E DA ECONOMIA NACIONAL EM GERAL.

    1. NÃO VEM AO CASO

      COXINHA, EX-ARRUMADOR DE BEBIDAS DO BOMPREÇO, o quê você acha de um SENADOR DA REPÚBLICA, anunciar horas ANTES DE ACONTECER, a MORTE de alguém? Foi isso que ocorreu com TEORI ZAVASCKI, que teve sua MORTE ANUNCIADA pelo “ex” tucanalha JOSÉ MEDEIROS(PSD-MT). O quê você acha?????????

Comments are closed.