A Lei da Cela não perdoa. Empala!
   2 de abril de 2013   │     20:12  │  1

Fiz a comparação entre o que ouvi da comissão que trata da reforma do Código Penal Brasileiro no Congresso Nacional e a Lei da Cela – que existe e ninguém conseguirá jamais revogá-la.

As verdadeiras aulas de Direito Penal e Direito Processual Penal que assistimos de graça e que são proferidas pelas mais destacadas autoridades da área no país, e com reconhecimento internacional, pareceu-me nada diante da Lei da Cela.

Não sei quem propôs a Lei da Cela nem quem a promulgou; só sei que ela existe. E, por existir, ouso dizer que essa discussão sobre a reforma do Código Penal Brasileiro é inútil; dali nada sairá que possa atender aos anseios da sociedade, porque o problema da violência não é jurídico.

Se fosse, com apenas uma aula daquelas todos os problemas estariam resolvidos e teríamos um Código Penal que atendesse aos anseios da sociedade. E não teremos, pelo menos enquanto a discussão se restringir aos acadêmicos.

É imperioso ouvir a sociedade; é imprescindível que, na comissão, tenhamos representantes “leigos”, aqueles que não entendem de lei, mas entendem do sofrimento que a falta de lei, ou a falta do cumprimento dela com rigor, tem proporcionado.

O sujeito que estuprou e matou a jovem estudante em Olho D´Agua das Flores foi “penalizado” com a Lei da Cela – que não perdoa estuprador; empalam-no.

Com certeza os três outros sujeitos que estupraram e espancaram a estudante estrangeira e o namorado dela, no Rio de janeiro, serão também alcançados pela Lei da Cela – e pagarão pelo crime com o mesmo rigor, quem sabe também serão empalados.

Estamos agora diante de situação: da cela para fora a vigência é da lei que os homens prepararam; e da cela para dentro a vigência é da Lei que Hamurábi preparou há muitos e muitos anos, e que resiste e resistirá à revelia dos “Zé Bonzinhos”, na Lei da Cela.

E o pior, é que a Lei da Cela é a única que verdadeiramente aproxima a vítima ou a família dela da justiça. A jovem morta em Olho D´Agua das Flores não vai ressuscitar, mas o criminoso pelo menos sentiu a mão pesada da Lei da Cela.

Coloquem-se no lugar dos familiares da vítima!

COMENTÁRIOS
1

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. fhranklyn

    Beirou a apologia à “autodefesa” ilegítima dos injustiçados/violentados/vitimados.
    Essas ações legitimam as medidas arbitrarias/ilegais/déspotas da polícia (PM principalmente), dentre outras autoridades.
    Seria leviano demais pedir que os familiares, amigos e aqueles outros que também sofreram com semelhante dor, não desejem esse “mal” ao infrator(punição das celas). Porém o direito inerente ao ser humano vitimado em estupro é o mesmo direito do “punido” nas celas: incolumidade física.
    Questão de difícil pacificação, pelo envolvimento dos fatores sociais, emocionais e de política preventiva, e predominantemente de Direito, porém não devemos promover esses tipos de atitudes com o fito de reprimir aqueles.

Comments are closed.