Collor enquadra o TCU e arranca a BR 101 na marra
   24 de abril de 2013   │     12:29  │  13

O presidente do Congresso Nacional, Renan Calheiros, que havia convidado o senador Fernando Collor para participar da audiência no gabinete dele, se assustou com o que ouviu.

E o que dizer do presidente do Tribunal de Contas da União, Augusto Nardes, e o vice-presidente Aroldo Cedraz, que pediram a audiência ao Renan?

Pense no clima!

Para entender o que aconteceu vamos retroagir. Há tempo que o senador Fernando Collor tenta reverter a ordem de suspensão da obra de duplicação da BR 101 em Alagoas, mas em vão.

Collor conversou pelo telefone com o vice-presidente do TCU, Aroldo Cedraz, para pedir explicação para a ordem de paralisação.

Foi uma conversa telefônica civilizada, mas o Collor não ficou satisfeito, principalmente quando pediu para Cedraz conversar com a área técnica e explicar que a paralisação da obra é descabida; o TCU embargou a obra da BR 101 em Alagoas porque a empreiteira estava comprando pedras mais baratas que o preço licitado.

– “Não posso. Isso pode parecer uma intromissão e o ministro não pode se intrometer na área técnica” – respondeu o vice-presidente do TCU.

O Collor ainda ponderou que não se tratava de intromissão e sim de um pedido de explicação, com o atenuante de que era uma obra do interesse nacional.

Mas nada. Cedraz não cedeu.

Quando o senador Renan chamou o Collor para participar da audiência que concedeu ao presidente do TCU, o Collor deve ter pensado: é agora.

O presidente Augusto Nardes pediu uma audiência ao Renan para explicar ao presidente do Congresso Nacional e do Senado os seus planos para o TCU. Tudo bem.

Depois de ouvir atentamente a explanação de Nardes, com os planos para criação de um Conselho para o TCU nos moldes do CNJ e, ainda, uma área específica no TCU para o Meio-Ambiente, o Collor pediu a palavra e Renan concedeu:

E dirigindo-se ao presidente do TCU, o Collor subiu o tom de voz:

-“Quem vocês pensam que são? Quem vocês  pensam que são para embargar obras como a BR 101 em Alagoas? Vocês compõem um órgão de assessoramento técnico do Congresso (Nacional) e só quem pode embargar obras é o Congresso, não vocês. Outra coisa: eu já apresentei uma PEC ( Proposta de Emenda Constitucional ) acabando com a vitaliciedade no Supremo Tribunal Federal e vou apresentar outra PEC para acabar com a vitaliciedade no TCU. Terá de ser também um cargo de ministro por quinze anos, como no Supremo. Se estão comprando pedra mais barato, isto não interessa. O que não pode é comprar pedra acima do preço licitado. Se a pedra vem do Japão, da China…não interessa.

…e tem mais: esse negócio de criar Conselho para o TCU nos moldes do CNJ é uma tentativa de esvaziar os Tribunais de Contas estaduais. E que história é essa de área ambiental no TCU. Não já basta o IBAMA? Vocês agora querem ser o IBAMA também, é?”

Gente! Pense no clima.

O senador Renan se manteve sereno enquanto o presidente do TCU e o vice procuravam terra no chão. Pareciam flutuar; eles não esperavam ouvir aquilo.

Moral da história: dois dias depois a obra na BR 101 em Alagoas foi liberada.

-“Infelizmente, aqui a gente tem que agir assim de vez em quando. Há uma burocracia excessiva que entrava tudo” – justificou Collor.

COMENTÁRIOS
13

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Cláudio Marques

    Nesse Estado de leniência, preguiça, inércia e propaganda enganosa, tem que ter alguém que não titubeia em tomar decisões. Por isto, é que a nossa Alagoas está toda amarrada com “burrocratas”, consultorias, dispensa de licitação, decreto de emergência e por aiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii vai. Até quando vamos aguentar isto?????????????????

  2. Vera

    Muito Senador!!! Nada contra o TCU, mas eles só acham que são os certos… quem fiscaliza os atos administrativos deles? Deveriam ver como nós que moramos às margens da BR estamos sofrendo com essa obra que nunca acaba!!! Queria que fosse na casa deles a poeira, o barulho dos carros, das máquinas, etc. E que tivessem que sair das suas casas, recebendo uma indenização inferior ao valor verdadeiro do imóvel..deixando tudo para trás.
    Então fica no pé deles Color!!!!

  3. Everson Silva

    interesseiro ou não eu sei que as beneficies vem para nosso estado, kkkkkkkk. Não sou eleitor de Collor, mas nessa situação tem todo meu apoio quando a briga é por nossa Alagoas. governador, o senhor deveria acordar desse “sonho da fantasia” e faz algo por nós tbm!!!

  4. Fernando Serra

    O Senador está certissímo !!! Tem que continuar cobrando explicações mesmo, se reclamando, fazendo intervenção a obra continua parada imagine, se ningúém tivesse correndo atrás de resolver este problema a BR-101 estaria toda detonada

    1. paulo Targent

      Eu mesmo nao posso ter uma noticia dessas, como verdadeira, o TCU , maNda paralisar, por que a empreiteira cobrou mais barato? kkkkkkk

      VALEU BOB, NOTA 10 PRA VC , TA CUMPRINDO O PAPEL DIREITINHO, DE JORNALISTA, INFORMAR O POVO.

  5. ALAGOANO

    É lamentável quando se perde o crédito, acredito que somos rancorosos demais , para crescer , o próprio Collor deveria sair mais das salas e do esconderijo, e mostrar que quer fazer, não da boca pra fora, mais em ações participativas, muitas coisas hoje andam por intromissão dele, porém , ele se esconde demais, deveria calçar e vestir manto da humildade, coisa que parece não ter, vemos nele um cara inteligente, porém não quer dividir com ninguém, aí fica difícil.

  6. Bruno Fhranklyn

    Eu que leio há algum tempo as notícias do Gazeta Web, muito me estranha o “aparecimento” das benécias do Collor neste meio comunicativo. Teria algum interesse nas proximas “urnas”?!
    Espero que seja a tão sonhada moralidade e eficiência dos políticos.

  7. Jose Carlos

    Só rindo de vocês que publicam asneira de Collor, cuidado vocês podem perder o emprego assim mesmo.

  8. Luciana Garcia

    Collor ainda é meu candidato favorito, o jeito como vem mostrando serviço e buscando o melhor pelo povo faz com que meu voto seja plenamente dele!

  9. Gabriela

    Esse é o Collor! Não tem papas na língua e peita mesmo! Se não é assim, até hoje esta obra estaria parada e causando prejuízos para todo o estado. Continue assim, senador!

Comments are closed.