A violência começa na rua ou em casa?
   25 de abril de 2013   │     19:35  │  6

Será que a violência não começa em casa?

Há muito que perdemos a inocência e hoje sabemos o quanto que eram “bandidos inocentes” aqueles heróis da crônica policial na década de 1960, e até meados da década seguinte.

O “Fura Pacote”, que os mais velhos se lembram, era mesmo apenas um mito que a imprensa criou com a conivência da polícia – que, a priori, já tinha um culpado para tudo.

Roubaram isso, foi o “Fura Pacote”; roubaram aquilo, foi o “Fura Pacote”, assim como até bem pouco tempo era o tal de “Sandrinho” o autor de todos os maus feitos em Maceió.

Mataram o “Sandrinho” e os maus feitos não cessaram; pelo contrário, só aumentaram em gravidade.

A violência se disseminou pelo país e com mais perversidade. Em São Paulo, uma dentista foi queimada viva porque só dispunha de 30 reais na conta bancária.

E onde é que começa toda essa violência que ninguém consegue controlar?

Não dá mais para usar o estereótipo do bandido pela discriminação que muitos ainda exercem pela cor ou posição social. Preto e pobre não são mais suspeitos; há bandidos em todas as classes e profissões.

Mas se chegamos a tal ponto é porque a falha é conjunta, e não apenas do poder público. A violência começa em casa com o pai corrupto que ensina ao filho que o dinheiro não é mais fruto do trabalho, e sim da esperteza.

Ser chamado de ladrão não é mais ofensa e sim promoção. Ladrão virou sinônimo de esperteza, vivacidade, artimanha e – pasmem – inteligência.

Não se cobra a origem das riquezas que afrontam, porque afronta mesmo é não tê-las. Criamos o “bandido no bom sentido”, como a fábula do “bom ladrão”.

E se a violência começa em casa, é por isso que ela encontra guarida no poder público e justifica a omissão, a inércia, o desleixo e até a conivência daqueles que deveriam agir céleres e com rigor para punir os que delinquem.

Que cena macabra essa exibida com o flagrante do assassinato de uma pessoa lá no Conjunto José Tenório. E quão degradante saber que o suspeito é um agente público que age fria e abertamente para atirar pelas costas.

Quem sabe depois de matar à traição até soprou o cano da pistola fumegante e a pôs no coldre, e  foi para casa assistir pela televisão o crime que praticou. E concluir:

– “Poxa! Seis tiros e só acertei quatro?! Preciso melhorar. Da próxima vez prometo não errar mais!

Bravo!

Mas, por favor me digam: finalmente, de que lado vem a violência?

COMENTÁRIOS
6

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. biu

    A VIOLÊNCIA PARTE DOS POLÍTICOS, TODAS AS LEIS PARTEM DA CONSTITUIÇÃO, E ESSA CONSTITUIÇÃO É VOLTADA PARA FAVORECER PRIMEIRO, AOS POLÍTICOS E AGREGADOS, E O RESTO SERVE SÓ PARA PAGAR AS CONTAS. JUSTIÇA? É A MAIOR MENTIRA , VIOLÊNCIA? AGORA É PRA TODOS, E EU? ACHO É POUCOOOOOOOOO

  2. ALAGOANO

    A VIOLÊNCIA ESTÁ NO REGIME QUE SE INSTALOU AQUI NO BRASIL, DESDE QUE COMEÇOU ESTA TAL DE “DEMOCRACIA” OU LIBERTINAGEM, QUE TUDO SE VEM DESANDANDO , PASSO A PASSO, UMA CONSTITUIÇÃO QUE DAR O DIREITO DE CADA CIDADÃO MATAR UM, (RÉU PRIMÁRIO) E AS LEIS QUE TEMOS SÃO BRANDAS , ALÉM DE NÃO SEREM CUMPRIDAS, UM VERDADEIRO ABSURDO, AGORA PRA ARRECADAR , AS LEIS SÃO AUTOMÁTICAS, VALEM OURO E FUNCIONA. EM OUTRAS PALAVRAS , A JUSTIÇA É A VIOLÊNCIA SIM.

  3. lucas

    Bob esse texto é para ser ampliado e colocado em cada esquina desse país. Quem a sociedade acorda dessa letargia, dessa inércia e passa a exigir e fazer valer seus direitos?

  4. Olívia de Cássia

    Excelente texto para que a gente reflita. A nossa sociedade está doente…Parabéns, Bob…

  5. fred

    A pior violência , é viol~ncia politica, pois os nossos politicos esquecem de cumprir o que promente em campanha; -EDUCAÇÃO , SAÚDE E SEGURANÇA. Meu caro BOB, essa na realidade é a pior de todas, pois que hoeje é pai , já foi filho.

Comments are closed.