Haiti vai crescer 0,6% e empurra Brasil para lanterna na América Latina
   15 de maio de 2022   │     17:51  │  5

CEPAL (Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe), braço de estudos econômicos da Organização das Nações Unidas (ONU), colocou o Brasil em último lugar na previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), este ano.

A surpresa é que o Haiti, cuja balança comercial de exportação se baseia na produção de banana, manga, milho e açúcar, terá o PIB com crescimento de 0,6%, o que empurrou o Brasil, com estimativa de crescimento de 0,4%, para o último lugar.

O governo brasileiro recebeu os estudos da CEPAL, mas o ministro da Economia, Paulo Guedes, optou pelo silêncio. O presidente Bolsonaro também não comentou o assunto, e a orientação é para ignorá-lo a fim de não causar pânico no mercado.

Embora não cite diretamente o Brasil, o estudo da CEPAL observa que a inflação alta combinada com o desemprego alto – que é o caso do Brasil -, retardará a recuperação econômica e projeta “dificuldades” para 2023.

A média de crescimento para a América Latina é de 1,8% este ano, considerada baixa, e isso se explica pela crise brasileira porque o Brasil é o maior país do continente. É verdade que a guerra na Ucrânia e a pandemia causada pela Covid -19 influenciam esses números baixos de crescimento econômico?

É verdade, mas no caso brasileiro deve-se acrescentar o péssimo desempenho – e às vezes até criminoso -, do governo brasileiro no combate à pandemia. O próprio presidente Bolsonaro sabotou as medidas preventivas, promovendo aglomerações e até arrancando a máscara de proteção de uma criança – a cena correu o mundo.

Também atrasou deliberadamente a compra das vacinas, para “receitar” remédios de combate ao piolho e sem nenhuma eficácia contra a Covid -19. Bolsonaro chegou à grosseria ao responder a pergunta sobre quando iria comprar as vacinas.

Pergunte a sua mãe! -, respondeu ele.

Ainda há os que acreditam que “a culpa é da política do fique em casa”, ou a culpa é do Supremo Tribunal Federal quando decidiu que a política de combate à pandemia deveria ser compartilhada com prefeitos e governadores. Decisão corretíssima do Supremo, até porque o Bolsonaro é contra a vacinação e contra as medidas de prevenção da doença, e isto levaria a um verdadeiro holocausto.

Para os que ainda acreditam nas mentiras que o governo brasileiro espalha, cabe perguntar: então, por que a Argentina, o Uruguai e até o Paraguai, que fecharam suas fronteiras, vão crescer este ano mais que o Brasil? Até o Haiti – pasmem! -, com uma pauta de exportação baseada no setor primário, vai crescer mais que o Brasil.

Será que é por que eles têm governo e o Brasil não tem? Ou é tudo mentira da CEPAL e da ONU “comunistas”?

 

COMENTÁRIOS
5

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Astragelzica

    Mas Bob, Bolsonaro tá resolvendo todos s problemas, fazendo motociata as custas do cartão corporativo pago pelos brasileiros. Aos imbecís com muita fakenews ele consegue levar para o lado dele.

  2. Patriota

    Um excelente lugar para se viver e com crescimento aí ficou melhor ainda, vá morar lá jornalistazinho ultrapassado veio agorento porra em todas matérias só torce contra,some de uma vez c….

Comments are closed.