Moraes autoriza delegada a compartilhar inquérito que investiga Bolsonaro
   9 de fevereiro de 2022   │     0:12  │  20

Menos de 24 horas depois de ter entrado mudo no Palácio do Planalto, para a audiência com Bolsonaro, e saído calado, o ministro Alexandre de Moraes autorizou a delegada da Polícia Federal, Denise Ribeiro, compartilhar as provas sobre vazamento de dados sigilosos do inquérito que investiga o ataque de hackers ao sistema eletrônico do Tribunal Superior Eleitoral.

Quem vazou os dados foi o presidente Bolsonaro, numa das “lives” que ele apresenta sempre às quintas-feiras, no desespero de apresentar as provas contra as denúncias que faz contra o sistema eleitoral eletrônico. Bolsonaro tinha sido desafiado a apresentar as provas das denúncias que faz – e ele não tem prova nenhuma -, e incorreu em crime ao vazar o conteúdo do inquérito sigiloso.

Mas, o ministro Alexandre de Moraes deixou a critério da delegada Denise Ribeiro a decisão de indiciar, ou não, o presidente. Além de Bolsonaro, também fazem parte do inquérito o deputado bolsonarista Felipe Barros e o delegado da PF Victor Feitosa Campos, que participaram da “live”.

O ministro Alexandre de Moraes foi escolhido para presidir o inquérito porque já atua na investigação de outros inquéritos similares, que apuram ataques as instituições federais, inclusive, por parte dos filhos do presidente.

O ataque de Bolsonaro às urnas eletrônicas é a estratégia do presidente para ensaiar o discurso de reação, caso não se reeleja. Pelo menos é essa a visão dos ministro do Supremo, depois que o presidente foi desafiado a apresentar as provas contra o sistema de votação eletrônica e, até hoje, não apresentou – mas, continua atacando o sistema.

No despacho autorizando a delegada a compartilhar os dados colhidos na investigação, o ministro Alexandre de Moraes escreveu:

-“Verifico a pertinência do requerimento da PF, notadamente em razão da identidade de agentes investigados nestes autos e da semelhança do modus operandi das condutas aqui analisadas com as apuradas nos Inquéritos 4.874/DF e 4.888/DF, de minha relatoria“.

Sem ter as provas que disse possuir contra a segurança das urnas eletrônicas, e sem ter como se contrapor, Bolsonaro não se manifestou sobre a decisão de Moraes. Cabe recordar que o episódio da tentativa de invasão do sistema do TSE ocorreu em 2018, antes da eleição, e que foi o próprio TSE que detectou a tentativa de invasão e pediu para a Polícia Federal investigar.

Ou seja, Bolsonaro mentiu quando atacou as urnas eletrônicas, e cometeu o crime de tornar público documentos de uma investigação sigilosa.

COMENTÁRIOS
20

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. BOLSONARO NUNCA MAIS

    A avaliação negativa do governo Jair BOLSONARO (PL) na região NORDESTE subiu de 56% para 61%, entre janeiro e fevereiro, de acordo com a pesquisa GENIAL/QUAEST, divulgada nesta quarta (9). BOLSONARO, que havia usado a expressão preconceituosa “PAU DE ARARA” para se referir a NORDESTINOS na última quinta (3), voltou à carga hoje chamando o seu sogro cearense de “CABEÇA CHATA”. A AVALIAÇÃO POSITIVA CAIU de 19% para 16% do mês passado para cá, segundo as entrevistas que foram realizadas entre os dias 3 e 6 de fevereiro. A pesquisa tem margem de erro de dois pontos percentuais. ENTERRA LOGO ESTA PESTE RUIM

  2. Observador Internacional

    Hoje tivemos um show de infrações eleitorais. Campanha fora do prazo, palavrões e mentiras do presidente, para completar o circo para enganar os pobres nordestinos tivemos uma inauguração do trecho do São Francisco sem água, isso mesmo.
    O Gonzagão sabia o que dizia, prova é essa letra maravilhosa.

    Seu doutor, os nordestinos têm muita gratidão
    Pelo auxílio dos sulistas nesta seca do sertão
    Mas doutor, uma esmola a um homem que é são
    Ou lhe mata de vergonha ou vicia o cidadão
    É por isso que pedimos proteção a vosmicê
    Homem, por nós, escolhido, para as rédias do poder
    Pois doutor, dos vinte estados, temos oito sem chover
    Veja bem, mais da metade do Brasil tá sem comer
    Dê serviço a nosso povo, encha os rios e barragens
    Dê comida a preço bom, não esqueça a açudagem
    Livre assim, nós da esmola, que no fim desta estiagem
    Lhe pagamo inté os juros sem gastar nossa coragem
    Se o doutor fizer assim, salva o povo do sertão
    Quando um dia a chuva vim, que riqueza pra nação
    E nunca mais nós pensa em seca, vai dá tudo neste chão
    Como vê, nosso destino, mercer tem na vossa mão
    Seu doutor, os nordestinos têm muita gratidão
    Pelo auxílio dos sulistas nesta seca do sertão
    Mas doutor, uma esmola a um homem que é são
    Ou lhe mata de vergonha ou vicia o cidadão

  3. Viva Bolsonaro

    Atenção, atenção, nós simpatizantes do presidente,
    pedimos aos seus assessores para orientá-lo a não mais fazer jeguiata, motivos simples
    não esta surtindo efeito essa estratégia de marketing pois na hora das fotos ninguem conseque distinguir o presidente dos bichinhos. Vi as fotos é muito jegue.Quase não vi o presidente. Pior ainda e se tiver um jegue pé de mesa lá, pode atacar nosso presidente, não quero isso nao vamos protege-lo.

  4. Alex

    Roberto, e i ministro Faccim que concedeu liberdade condicional psra o ex ministro de Lula, e ex presidente da CEF de Dilma, o Sr. Gedel Vieira Lima, e quele que era dono das malas de dinheiro lembra? A, tem mais, Faccim também concedeu benefício de redução de pena, ele foi muito bem no Enem. Pena e num supremo cheio de moral. E você Bob, fica pianinho com essas notícias.

    1. Denis

      E o líder do Bolsonaro que foi encontrado pela Polícia com dinheiro dentro do ânus???? E a corrupção desenfreada dentro do clã???? E as mansões???????

  5. SEM PAPAS NA LINGUA

    INFLUEMCIADOR DE ESQUERDA E ELEITOR DE LULA,FAZ APOLOGIA AO NAZISMO DURANTE A EDIÇÃO DO FLOW PODCAST – CONHECIDO COMO MONARK, INDO NA CONTRAMÃO DA DEMOCRACIA E DOS DIREITOS HUMANOS. FOI DEMITIDO.

  6. BOLSONARO NUNCA MAIS

    Pesquisa da Genial Investimentos e Quaest Consultoria divulgada hoje aponta que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mantém a liderança nas intenções de voto para a Presidência no 1º turno com 45% — assim como a pesquisa anterior do mesmo instituto, divulgada no dia 12 de janeiro. Além disso, o petista também aparece como vencedor em todos os cenários de 2º turno testados.
    No cenário 1 (veja números abaixo), com mais candidatos, a soma de todos os adversários de Lula é de 42%, o que deixa o petista com a possibilidade de vitória no primeiro turno —na margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos, Lula teria entre 47% e 43% das intenções de voto, e os adversários somados, de 44% a 40%.

  7. Ex Eleitor do Coisa Ruim

    Os ROBÔS 🤖 🤖 🤖 🤖 🤖 🤖 do CARLUXO ESTÃO TODAS NERVOSINHAS NÃO É ??? PORQUE MUDAM DE NOME ??? O CENTRÃO SEGURA NA ALÇA DO CAIXÃO ⚰ ⚰ ⚰ ⚰, MAS NÃO ENTRA NA COVA DO DEFUNTO NÃO. CIRO NOGUEIRA JÁ COMUNICOU NO PROGRAMA DA BAND, QUE A REJEIÇÃO DO BOZO É GRANDE E NÃO TEM COMO IMPEDIR AS ALIANÇAS DO CENTRÃO COM LULA. E OS 34 BILHÕES ONDEM FICAM ???

  8. EX ELEITOR DO LADRÃO!

    BOLSONARO desmoralizou o DITADOR é a VELHA IMPRENSA (CONSÓRCIO). KKKKKKK……. CHUPA PETEZADA. BOLSONARO 22.

  9. Manoel Assis

    O melhor era ir direto ao foco e prender o rei das fake news, o vereador gazeteiro Carluxo. Assim o processo eleitoral tenderia a uma normalidade. Vamos aguardar.

  10. Sherlock Homes

    A pesquisa da Genial Investimentos e Quaest Consultoria divulgada hoje aponta que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mantém a liderança nas intenções de voto para a presidência no 1º turno com 45% — assim como a pesquisa anterior do mesmo instituto, divulgada no dia 12 de janeiro.

    ANO QUE VEM VAIS DEFENDER O LULA, COMO SE FOSSE ELEITOR DELE DESDE CRIANCINHA
    PORQUE O CORDÃO DOS PUXA-SACOS AUMENTA E VAI NA DIREÇÃO DO PODER, SEMPRE. QUEM ESTÁ OCUPANDO O TRONO NÃO TEM A MENOR IMPORTANCIA, PARA ESSA TURMA DE PUXA-SACO, A IDEOLOGIA FISIOLÓGICA DISFARÇADA DE MIL FACETAS, ESSE POVO EU CONHÇO DE LONGE.

  11. Renato silva

    Acho que ou ele tá louco ou ele comprou o Diploma de jornalista que acredito nas duas coisas ele inverte as caído e ainda muda o contexto da notícia,vou dá uma dica assista o programa mais assistido do Brasil os pingos nos is Ga jovem pan e vc verá o que e jornalismo de verdade

  12. Lion

    O jornalixo BOBo continua insistindo em replicar falsas narrativas. A própria Corregedoria da PF já deixou claro que o Inquérito não era sigiloso. Então com cinismo, diariamente, o BOBo vermelho se esforça num contorcionismo para escrever bobagens. Mas e as obras entregues pelo Presidente? Estão quebrando os currais no NE. Anotem aí: A oposição, a esquerda, a imprensa militante, etc. já sabem que Bolsonaro vai ganhar essa eleição. o que elas tentam e têm muito medo é o Cara fazer uma maioria no Congresso para 2023. Esse é o grande medo. Por isso, ataques diários com quaisquer tipos de fake news. Quem viver, VERÃO…..

    1. Sherlock Homes

      Para de engrossar o cordão dos puxa-sacos, enquanto, esse que já é o pior presidente da República, contar com pessoas como você que vivem persuadindo, aliciando, atraindo, cativando, convencendo, induzindo, instigando, seduzindo, as pessoas, por interesses inconfessáveis, nosso país continuará no caos que se encontra.
      A NOTÍCIA COMPLETA E CORRETA:
      A corregedoria da Polícia Federal concluiu que o inquérito divulgado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) não estava em segredo de justiça. Isso significa que o processo poderia ser divulgado depois do fim das investigações. Mas, segundo apurou o Poder360, a investigação não estava concluída e o documento não tinha autorização para ser divulgado. A conclusão de que o inquérito não estava em segredo de justiça foi de uma investigação interna da PF, que teve seu relatório final publicado em 3 de fevereiro. Segundo o documento, não havia uma decisão judicial que colocava a investigação sob sigilo.

      Leia mais no texto original: (https://www.poder360.com.br/justica/inquerito-divulgado-por-bolsonaro-nao-estava-em-segredo-de-justica/)
      © 2022 Todos os direitos são reservados ao Poder360, conforme a Lei nº 9.610/98. A publicação, redistribuição, transmissão e reescrita sem autorização prévia são proibidas.

      1. Lion

        Essa turma da “Pátria Educadora” tem dificuldades para interpretar.(“Segundo o documento, não havia uma decisão judicial que colocava a investigação sob sigilo”…ué….é sério esse bilete…)…kkkkkkk…… A Dilma era mais sábia em seus argumentos…….kkkkkkkkkkkk….

        1. SEM PAPAS NA LÍNGUA

          MAS EM COMPENSAÇÃO SÃO OS MELHORES EM DETURPAÇÃO. A ESQUERDA NO BRASIL É ASSIM, SENDO QUE A ESQUERDA DE ALAGOAS, É MAIS FULEIRA DE TODAS. NÃO PASSA DE MENINOS DE RECADO DO SENADOR RENAN CALHEIROS.
          SHERLOCK HOLMES, EX ELEITOR DO COISA RUIM, TOLLETE PRENSADO, OBSERVADOR INTERNACIONAL E SERTANEJO , BOLSONARO NUNCA MAIS, NA REALIDADE SÃO PSEUDÔNIMOS USADO PELO PETRALHADA TOLLETE PRENSADO.

        2. Sherlock Homes

          Acredito que você deve ter problemas psiquiátricos sérios ou então é um bobão mesmo.Talvez tenha algo mais.Não precisa responder aqui, sua consciência lhe dirá. Mas vamos lá.
          1 – Vir falar da pátria educadora para defender Weintraub enquanto ministro da educaSSão, mostra seu nível, ou não duvido nada, que você seja intelectualmente desonesto. Comparar Paulo Freire um Educador reconhecido mundialmente com o ex-ministro é o mesmo que comparar ouro com fezes.
          2 – Vou explicar mais uma vez, não se faça de idiota, pois não precisa fazê-lo. As investigações são sigilosas sempre, no decorrer do curso, pois como o nome diz, trata-se de investigação, se não for sigilosa, perde o sentido. Por essa razão o art. 20 do Código de Processo Penal traz a seguinte disposição:

          “A autoridade assegurará no inquérito o sigilo necessário à elucidação do fato ou exigido pelo interesse da sociedade”.

          A Questão do Sigilo judicial refere-se, após a tramitação das investigações, geralmente solicitado pelos advogados do investigado. Até o fim do processo.
          Cabe ao Juiz, essa decisão. Porém no âmbito da investigação policial será sempre sigilosa, as investigações estavam em andamento, mas o seu idolatrado, se aproveitou do cargo e de sua influencia e principalmente do aparelhamento da PF, que vem ocorrendo desde sua posse, para ter acesso à investigação e divulgar. Quero dizer que quem entregou esse processo/informações a ele, também cometeu crime.

          1. SHERLOCK HOMES

            Olha tem mais Paulo Freire além de ser reconhecido mundialmente vários países adotaram o modelo de ensino do Paulinho. Pesquise os países do velho mundo que adotaram o modelo de ensino e se cale para sempre ou cuide do seu problema psiquiátricos. Agora diga um país que adotou o modelo Weintraub…

Comments are closed.