General mentiu à CPI e será convocado à depor, diz relator
   16 de julho de 2021   │     16:11  │  16

Um vídeo gravado no Ministério da Saúde, no dia 11 de março passado, desmentiu o general Eduardo Pazuello, que em depoimento na CPI da Pandemia disse que não tratava da compra de vacinas para o combate ao Covid.

– Isso não era da minha atribuição, como ministro -, respondeu o general à pergunta do senador Renan Calheiros, relator da CPI, sobre o seu envolvimento nas tratativas para compra de vacinas. O general será convocado a depor novamente.

O que o general não sabia era que a CPI já estava de posse do vídeo que o desmentia. Talvez até o general soubesse, e por isso chegou a passar mal, interrompendo o seu depoimento, ao ser informado da possibilidade de alguém ter gravado a conversa.

Pazuello recebeu os representantes da empresa World Brands, fora da agenda, para tratar da compra de 30 milhões de doses da vacina CoronaVac, com preço superfaturado, pagando três vezes o valor da dose negociada com o Instituto Butantan, que fechou o negócio diretamente com o produtor, ou seja, sem intermediário.

No mar de lama onde chafurdam servidores graduados do Ministério da Saúde, e que veio à tona graças à denúncia do servidor Ricardo Miranda, constam ainda os nomes de sete coronéis, um major e um sargento – que são militares do Exército e da Aeronáutica, atuando no Ministério da Saúde.

Quem entregou os nomes dos militares foi o representante comercial Cristiano Carvalho, que negociou a venda de vacina pela empresa Davati Medical Supply, sob recomendação do coronel Guerra, da Aeronáutica, e atualmente servindo na embaixada brasileira nos Estados Unidos.

A relação dos militares denunciados nessas negociações para compra de vacinas, e entregue à CPI, é a seguinte: coronéis Marcelo Blanco, Pires, Guerra, Odilon, Hélcio, Boechat e Écio Franco; major Handerson e sargento Roberto Dias.

E ainda tem, correndo por fora, o cabo da PM de Minas Gerais, Dominguetti, que a  CPI ainda apura o seu envolvimento no esquema, juntamente com um coronel. O cerco que a CPI está fechando explica a reação destemperada de setores do governo e, também, o próprio silêncio do presidente Jair Bolsonaro, que até agora não rebateu a acusação dos irmãos Miranda.

O Congresso Nacional entrou de recesso até o dia 3 de agosto que vem, mas a CPI permanece analisando os documentos que recebeu, e terá mais noventa dias para investigar.

 

 

 

COMENTÁRIOS
16

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Analista justo

    A barriga de fora (muito bem planejada, pois poderia está com uma bata do hospital) mais vista nessa semana no Brasil, acreditem foi a do presidente Bolsonaro no leito do hospital. Tudo bem arquitetado para que as pessoas ligassem a imagem de vítima, relembrando a facada de 2018. Ocorre que ele continua derretendo nas pesquisas e nas redes sociais onde também ele perde, nada mudou. Está na hora de acabar com isso, pois acredito que nem mais o gado acredita nele, embora poucos insistem em continuar tendo-o como um mártir.

    1. Cinthia Merêncio

      Foi deprimente toda essa exploração política feita pelo Bolsonaro sobre a internação hospitalar. O tiro saiu pela culatra 😂😂😂 O povo se ligou e ele derreteu mais ainda 🙌

  2. Roger Leite

    Engraçada, na CPI é um comendo o outro, na votação para aumentar o fundo partidário todos unidos, e vocês perdendo tempo com essa discussão besta. Inclusive o bloqueiro. Renan e Teo Vilela eram irmãos sianeses, dobradinha pesada no senado. Tuando Teo virou governador, como sempre se separou dos Renans, ai a mídia firmada por maus jornalistas tido dia tinha notícias falando mal do governo, os Renans assumiram o governo nunca mais se ouviu falar do Teo. Mas fontes fidedigna afirma que amizade continua.

    1. Roberto Villanova Post author

      Caro Rogério, o que interessa no momento são as mais de 540 mil pessoas que morreram por culpa do negacionismo e das ações criminosas do governo. É isso o que interessa.

  3. Alagoano

    Análise psicológica do presidente genocida é mais complexa do que se imagina ele não quis só matar queria também a propina da vacina. A propina veio como um bônus pelos 600 mil mortos. Ninguém merece um presidente desse.

    Pazzuelo só fazia o que ele mandava todo mundo sabe disso. No fundo o Pazzuelo é o que tem menos culpa
    Pois cumpria ordens

    1. Maciel

      Parabéns Alagoano pelo seu diagnóstico preciso acerca dessa corrupção militar desenfreada, cujo comando tem à frente o ex-Capitão e oficiais de alta patente.

  4. Renato silva

    Quem tá falando a verdade e o Aziz,Renan, Randolph o saltitante kkkk,e também o Lula são todos o pai da honestidade, desespero da CPI do circo que tá vendo a sociedade tirar onda,Pior e ver a cara de ,Renan Calheiros todo sem jeito,Aziz um verdadeiro analfabeto,se Renan fosse candidato ao senado na próxima eleição estaria perdido,essa CPI tem a mesma credibilidade do que esse blogueiro escreve aqui,Só mentiras e merdas

  5. Otreblig

    Que Ministério é esse cheio de militares e, pra envergonhar mais, Pazuello alem de incompetente, é mentiroso.

  6. Sem Nome

    “General mentiu à CPI e será convocado à depor, diz relator”…a cada instante que passa essa história fica mais tenebrosa,será que tudo isso até agora apurado não vai haver punição para tamanha atrocidade?

  7. Ex Eleitor do Coisa Ruim

    Acompanhando BOLSONARO, Michelle faz “RECEBIDOS” em hospital.
    Primeira-dama se DIVERTE e exibe um conjunto de xícaras, de R$ 145 reais cada, que ganhou de amigo enquanto o presidente está internado. Enquanto alguns POBRES coitados recebem RS 150,00 reais de auxílio emergencial o Mecharndaise da MICHEQUE usa xícaras de RS 145,00 reais. Nunca votei no PT e nem LULA, mas para derrubar essa desgraça chamada BOLSONARO voto no LULA com toda convicção, o povo não merece tanta inflação e tantas mortes provocadas por um desgoverno DITADOR.

  8. Alagoas

    RICARDO BARROS defende voto impresso e é questionado: ‘VAI TIRAR 2 bilhões da VACINA?’
    Em sessão da Comissão Especial da Câmara que discute a ‘PEC do voto impresso’, RICARDO BARROS respondeu à pergunta apenas com um SORRISO. RICARDO BARROS foi denunciado por ser o suposto articulador da propina envolvendo a compra da vacina indiana Covaxin. Esse voto é maravilhoso para os políticos compradores de votos.

  9. Wesley

    É general, é coronel, é cabo, é reverendo. Só não tem médico no Ministério da Saúde desse desgoverno Bolsonaro, isso em plena pandemia!!

Comments are closed.