CCJC aprova relatório da reforma da Previdência
   24 de abril de 2019   │     0:09  │  7

 por Aprigio Vilanova*

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados aprovou por 48 votos a 18 a admissibilidade constitucional do texto da reforma da Previdência enviado pelo governo Bolsonaro.

O PT, PCdoB, Psol, PSB, Rede, Aavante, Pros e o PDT votaram contrários a admissibilidade do texto da reforma. O governo só conseguiu aprovar o relatório após ceder a pressão e retirar quatro pontos do texto original.

Foram eles: fim do pagamento de multa do FGTS para aposentados, a possibilidade de alterar a idade máxima da aposentadoria compulsória para ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) por projeto de lei complementar, a exclusividade da Justiça Federal do Distrito Federal para julgar processos contra a reforma e o dispositivo que garantia somente o Executivo a possibilidade de propor mudanças na Previdência. 

O texto segue para a comissão especial que será criada e analisará o mérito da proposta de Reforma. Nesta comissão, muitos parlamentares, inclusive os que votaram favoráveis a admissibilidade, irão propor alterações em diversos pontos do texto.

Nos votos dos parlamentares que se posicionaram favoráveis a admissibilidade do texto um ponto foi recorrente: o elogio a atuação do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM). Todos os parlamentares dos partidos que votaram favoráveis, sem exceção, fizeram questão de enaltecer a atuação de Maia. 

*Jornalista formado na Universidade Federal de Ouro Preto – MG

 

COMENTÁRIOS
7

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. PROGRESSISTA PORRETA

    MAIS UMA VEZ OS PARAMENTARES VOTA CONTRA O SEU POVO. PREFERIRAM MAIS UMA VEZ ADERIR AO CANIBALISMO FINANCEIRO QUE OS DIREITOS DOS TRABALHADORES. FORAM 20 BILHÕES QUE SERÁ DISTRIBUÍDO COM TODOS OS TRAÍRAS DO POVO NESSE PROCESSO DA PREVIDÊNCIA. FORAM COMPRADOS PELA BAGATELA DE 40 MILHÕES PRA CADA. UMA BOA QUANTIA SE NÃO FOSSE PRA FERRAR COM A VIDA DE UM POVO TRABALHADOR. MAS O LADO RUIM, MAU E PERVERSO DESSES DEPUTADOS PREDOMINARAM E ELES ADERIRAM AO CAPETA.

  2. WELLINGTON

    DE UMA COISA É CERTA:
    SE FOSSE COISA BOA PARA O POVÃO NÃO PRECISAVAM SEGURAR E DECRETAR SIGILOSOS OS NÚMEROS DA PREVIDÊNCIA.
    IMPOR UMA CCJ APROVAR O QUE NÃO SE CONHECE É UMA VERGONHA.
    O FINAL TODOS NÓS SABEMOS:
    PAGAREMOS A CONTA E SOFREREMOS AS CONSEQUÊNCIAS COMO SEMPRE.
    AH… CONGRESSO BRASILEIRO !!!…
    OU SE APRENDE A VOTAR, OU SERÁ DISSO A PIOR…

  3. Alagoas

    ESSE, QUE SE DENOMINA MITO, RODRIGO MAIA E O BANQUEIRO PAULO GUEDES, VÃO DESTRIUR A ECONOMIA DE CIDADES NORDESTINAS QUE SOBREVIVEM DE APOSENTADORIAS E BENEFÍCIOS DO INSS. A FOME E A MISÉRIA E DESEMPREGO VÃO CHEGAR COM FORÇA. ESSA É UMA CAMBADA DE BANDIDOS…

  4. Johann Sebastian Bach

    O caminho mais seguro para a burrice é o sujeito negar-se a acreditar num fato porque este lhe parece incompreensível. A regra áurea da inteligência é, ao contrário, aceitar primeiro o incompreensível para então chegar a compreendê-lo.

    É ou não é vermelhada…

    É ou não é Ruberto Júnior…

    KKKKKKKKKKKKKKKKK…

  5. Sem Nome

    Aprígio,
    Convém aos eleitores verificarem quem votou favorável a essa dita reforma previdenciária,CCJ(Comissão de Constituição e Justiça),essa caixa de pandora precisa ser aberta para população e expor seu conteúdo.O pior é perceber que nossos representantes estão votando uma lei que nem sabem sua real abrangência,no mínimo imoral.Vamos ver onde isso vai parar.

Comments are closed.