Todo mundo fala e ninguém se entende
   5 de janeiro de 2019   │     1:40  │  18

Reprodução TV Globo

por Aprigio Vilanova*

A primeira semana do governo Bolsonaro termina com declarações do presidente sendo desautorizadas. A semana foi curta, mas não o suficiente para evitar o primeiro desgaste e que teve o presidente como pivô do embaraço.

A falta de um discurso unificado ficou evidente e revela a ausência de um projeto para o país, parece que o tempo destinado para a atuação da equipe de transição não foi suficiente para afinar o discurso, traçar as linhas gerais de um programa de governo e o resultado é um festival de desmentidos.

O próprio presidente, Jair Bolsonaro (PSL), foi obrigado a assistir aos membros, um de segundo escalão, de seu governo desmentir três de suas declarações ao longo desta sexta (04). Em entrevista, pela manhã, Bolsonaro afirmou que assinou decreto e que o ministro da Economia, Paulo Guedes, iria anunciar a diminuição na alíquota do imposto de renda (IR) e a elevação na taxa do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) como forma de compensar os subsídios as regiões Norte e Nordeste.

A afirmação do presidente causou forte repercussão na imprensa, nas redes sociais e no mercado financeiro. Rapidamente, ainda pela manhã, entrou em cena o secretário da Receita Federal, Marcos Cintra, para desmentir Bolsonaro e afirmar que não haverá mudanças no IR e no IOF, Cintra classificou as declarações como uma “confusão” feita por Bolsonaro.

Na mesma entrevista, Bolsonaro falou sobre a proposta para a Reforma de Previdência e afirmou que a alteração na idade mínima para a aposentadoria elevaria para 57 a idade para as mulheres e 62 para os homens. Aí teve que entrar em cena o ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni (DEM), para, novamente, negar as afirmações do presidente da República e classificá-las como “equívoco”.

Em meio a tudo isso, o ministro da Economia, Paulo Guedes, cancelou a agenda púbica que tinha e não foi mais encontrado. Guedes teria reunião com o presidente da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), Marcelo Barbosa, no Rio de Janeiro. Como não houve explicação do motivo do cancelamento da agenda do ministro atribui-se as declarações do presidente Bolsonaro.

No caso do mercado financeiro, o que não agradou foi a declaração de Bolsonaro acerca da acordo de fusão entre a Embraer e a Boeing. Bolsonaro elogiou a fusão, mas fez ressalvas a parte do acordo que abre caminho para a Boeing adquirir os 20% que restam da Embraer e, com isso, todo o Know-how tecnológico da empresa.

O sintomático é que o bate-cabeça tenha acontecido um dia após a primeira reunião de Bolsonaro com sua equipe de ministros. Na reunião esteve presentes todos os 22 ministros, além de assessores. A imprensa não teve acesso. 

*Jornalista formado na Universidade Federal de Ouro Preto – MG

 

COMENTÁRIOS
18

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. PROGRESSISTA PORRETA

    PRIMEIRA SEMANA DO COISO NO PLANALTO
    – O COISO FALA E GARANTE, E O MOURÃO DEMENTE;
    – O COISO FALA E GARANTE, E O SEU NAMORADO PAULA GUEDES DESMENTE;
    – O COISO FALA E GARANTE, E O SEU CAIXA 2 ONIX LOREZONE DESMENTE;
    – O COISO FALA E GARANTE, E O SECRETÁRIO DE 2º ESCALÃO DESMENTE.
    AÍ EU PERGUNTO: QUEM PORRA MANDA NESSE CABARÉ? KKKKKKKKKKK

  2. Fernando Lima

    Nos governos petistas, todos se entediam, e roubavam unidos, vcs vão comer tampado com o Bolsa kkk

  3. Amigo do Povo

    Cara eu não vejo mais um #presidiariobandidolivre, o que esta havendo, perderam a esperança ?
    Depois das boquinhas, as ONGs aguardem.

  4. Amigo do Povo

    Desculpe-me mas é imposs[ivel não comparar sua redação com as dos pasquins esquerdopatas. Amiguinho, ninguem acredita neste tipo de comentário neste momento.Cresce um pouquinho, se aconselhe com seu pai, ele não e um grande jornalista, mas é jornalista. Sai dessa de 247, DCM,CGN, etc.
    ninguem acredita neles, so servem para reforçar as ideias do outro lado. Os ventos de agora são diferentes. Acabou aquela moda de “as veias abertas da America Latina” . Estão quase morrendo de inanição. Aquela moda da miséria, esta suspensa, não da para faturar com isto. Já que es socialista, faça um artigo exaltando as qualidades do regime totálitario da Ilha, tens capacidade ou coragem para isto ? Acho que não, pois isto não sai nos blogs da esquerda no momento, não da para copiar. Se o Brasil tem um preso político, quantos presos políticos tem em CUBA ?

  5. PROGRESSISTA PORRETA

    É nisso que dar votar num biruta de pai e mãe. Tanto que foi avisado da ignomia desse pirado. Agora fica o Brasil sendo motivo de chacota la fora. Tá como bosta nágua. Ninguem sabe quem manda. Vcs, militontos do coiso, foram enganados. Pois votaram num candidato que se acovardou e não foi aos debates que, é a oportunidade que se tem pra mostrar ao.povo as suas propostas de governo e projetos de nação. E mesmo assim vcs votaram.

    1. carlos

      Petista sempre fala besteira.

      Nos governos do PT os únicos pontos em comum era a mentira e a roubalheira.

      Agora já temos 3 calotes oficiais: Venezuela, Moçambique e, claro, Cuba.

      Mas os discursos furados eram todos alinhados e diziam que seria um bom negócio para o Brasil.

    2. Murilo

      Corrigindo o Progressista Porreta: de tão misógino, Bolsonaro não foi PARIDO por uma mulher, foi CAGADO por um homem.

  6. Nelson

    Chora pirrita !!! O exército vermelho foi derrotado, e Lula tá preso babaca kkkkkkkkkk kkkkkkkkkk kkkkkkkkkk kkkkkkkkkk

  7. Jorge Fernando

    A mídia é algo maldito, em vez de estarem preocupados com a ação, com as decisões do novo governo, estão preocupados com discurso. Foram muitos anos de discurso, de projetos, de planos de governo e deu no que deu.

  8. Julius Robert Hoppenheimer

    Obs:

    Ser inteligente é sempre um risco. Enfrenta-se os burros, que querem continuar burros. E a malícia dos espertos, que querem os burros cada vez mais burros, para melhor manejá-los.

    😄😆🤣😀😁😂

    👉🇧🇷👉🇧🇷👉🙏

  9. Sem Nome

    Aprígio,
    O novo em ação,muito em breve o Bonsa vai promover uma verdadeira revolução Cultural,homens de azul e mulheres de rosa,inteligência pura,avante mito!E os Queiroz’s,onde será que estão?

      1. Sem Nome

        Maurício,
        Laranja,que laranja?Só por conta da movimentação do valor do triplex do Lula estão querendo denegrir a moral da família Bonsonaro, inteligência pura.Esses comunistas de merda não sabem de nada mesmo,avante mito!!!!Kkkkkkkk

    1. carlos

      Mais um papagaio inútil de esquerda.

      Caso não saiba o governo federal endossa a campanha Outubro Rosa e Novembro Azul … xom referências mais do que óbvias ao sexo.

      Quanto ao Queiroz, ele tem que explicarbe restituir só R$ 1,2 mi … quero ver o deputado do PT devolver os R$ 49 mi.

  10. Raphael

    Realmente, Bob, o Bolsonaro tem dito umas trapalhadas e não tem sustentado a conversa: 1) mudança da sede da embaixada em Israel; e 2) mudança das alíquotas de IOF e IR. Ambas negadas ou contemporizadas por subalternos. Junto a isso, outros fatos desagradam, não por serem atos de governo, mas pela inadequação dos mesmos. Exemplo: a farofada que as amigas da Senhora Primeira-Dama fizeram no Palácio da Alvorada. Botei no Bolsonaro e acredito nele, mas as eleições já passaram, é hora de falar menos, se adequar à magnitude da função exercida.

Comments are closed.