Avião não cai! Alguém o derruba
   19 de janeiro de 2017   │     17:17  │  19

Brasília – O trágico acidente que matou o ministro do Supremo Tribunal Federal, Teori Zavaski, é mais um daqueles que está fadado à dúvida eterna: o avião em que o ministro viajava foi derrubado por quê ou por quem?

Avião não cai; alguém o derruba seja falha humana, seja por falha do piloto, falha do mecânico, falha da torre de comando, por sabotagem ou por um míssil. 

Alguém provoca a queda de uma avião, assim como se provoca acidente de carro.

No caso do trágico acidente com o avião que transportava a equipe da Chapecoense, já se sabe que foi falha do piloto, que estava no limite da reserva de combustível e sabia dos riscos que corria. Aliás, risco que ele repetia e quase causou o acidente transportando a seleção Argentina.

O piloto não avisou à torre de comando que estava no limite de combustível porque isso implicaria numa multa equivalente a 50 mil reais – o frete que a Chapecoense pagou foi de 300 mil reais.

No caso do avião com o ministro Teori, a dúvida permanecerá porque o ministro era o relator da Operação Lava Jato no Supremo e havia antecipado o fim do recesso de final de ano para dar início às audiências com os 77 delatores da empreiteira Odebrecht  que denunciaram 217 pessoas envolvidas com os esquemas de desvio de dinheiro em conluio com a empreiteira.

Entre os denunciados estão o próprio presidente Michel Temer , que dizem ter sido citado mais de 40 vezes,  o ministro José Serra, o senador Aécio Neves, o filho do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, além de integrantes do próprio Poder Judiciário, governadores e ex-governadores.

Pode ser que tudo tenha sido mesmo acidente e é preciso aguardar o laudo da Força Aérea, mas  convenhamos ser difícil convencer a opinião pública de que se tratou mesmo de fatalidade.  Por isso, é imperioso que a investigação seja contundente porque as interrogações e as dúvidas alimentam as suspeitas.

Todos se perguntam: o que vão fazer com as delações que estavam em poder do ministro Teori?

Durante o governo Sarney, no final da década de 1980, o acidente com o avião que matou o então ministro da Reforma Agrária, Marcos Freire, deixou dúvidas. A na época deputada pernambucana Cristina Tavares chegou a comentar que “colocaram açúcar no tanque de combustível”, o que provocou a explosão da aeronave.

As ilações sobre o acidente que matou o Marcos Freire ganharam corpo pelo ineditismo da missão que se dispôs a desempenhar e que mexia numa área complicada, ou seja, a terra para reforma agrária.

Temer vai nomear o substituto de Teori, mas a expectativa da sociedade permanecerá grande porque a delação dos diretores e ex-diretores da Odebrecht é arrasadora e atinge duramente o governo. E como o governo vai nomear o próprio juiz de si?

O Supremo Tribunal Federal perdeu um integrante de reconhecida capacidade intelectual e reputação ilibada, e ganhou um problema seríssimo para resolver – que é mostrar à sociedade que, diferente da Operação Mãos Limpas, na Itália, a Operação Lava Jato não será estancada.

COMENTÁRIOS
19

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Jailson

    Meu caro jornalista você. Esqueceu ou preferiu nao falar os nomes do pt, do Lula e da corja que dava e da apoio ao ex presidenao? Esses estao enrolados até o pescoço. Roubaram tudo quanto puderam e seus nomes servem para nomear cada inquérito. Pela importância. Dessa turma do PT na quadrilha.

    1. NÃO VEM AO CASO

      Dilma e Lula não estão na lista!
      Mas com CERTEZA, na LISTA DA ODEBRECHT você vai encontrar os nomes CARECA (JOSÉ SERRA), SANTO (GERALDO ALCKMIN), MINEIRINHO (AÉCIO NEVES), entre outros TUCANALHAS ILUSTRES!!!!

  2. Denis

    Ulisses Guimarães, PC Farias, Eduardo Campos e agora, Teori Zavascki… Essa nossa república, definitivamente, não é para amadores.
    Teori, alçado ao STF pelas mãos (indicação) de Dilma; Teori, o único a contrariar e repreender Sérgio Moro pelo seu estrelismo. Teori, um dos poucos ministros a abster-se de manifestar-se fora dos autos (princípio elementar do bom senso jurídico), nesses dias de juízes midiáticos, de egos inflados e de protagonismo exacerbado do judiciário; Teori q concentrava e analisava as delações q fariam, ou não, c PMDB e PSDB o mesmo estrago experimentado pelo PT. Teori, o ministro q era fiel à sua consciência como a bússola o é ao pólo. Pois é… Sempre disse que ainda faltava em toda essa crise um cadáver… Não falta mais..

  3. AERO NEVES

    A PROPÓSITO, QUEM ERA O DONO DESSE JATINHO DA “NOVA POLÍTICA”? SE VOCÊ TEM A RESPOSTA, CLAUDIO ROMEIRO, CONTA PRA GENTE!

  4. Fernando

    lembram de CELSO DANIEL? Lembram de EDUARDO CAMPOS? ou aguem acha que a facção criminosa liderada pelo BRAHMA ia deixar de graça?

    1. AERO NEVES

      LEMBRAM DO LUCAS ARCANJO? LEMBRAM QUE A MORTE DO EDUARDO CAMPOS NO JATINHO QUE NÃO TINHA DONO ALAVANCOU A CAMPANHA DE UM CERTO MINEIRINHO?

Comments are closed.