Lula mantém liderança e cresce 3 pontos na pesquisa espontânea
   15 de agosto de 2022   │     15:10  │  14

Primeira pesquisa realizada após o pagamento do auxílio emergencial, e divulgada nesta segunda-feira, 15, mostrou o crescimento de 3 pontos percentuais para o candidato Lula e de 1 ponto percentual para Bolsonaro, na consulta espontânea.

Realizada entre os dias 14 e 17, uma semana após o inicio do pagamento do “auxílio emergencial”, a pesquisa mostrou que a medida não surtiu efeito, e analistas acreditam que isso se deve ao entendimento de que se trata de compra de votos.

Ou seja, o auxílio tem validade de apenas três meses e acaba após a eleição. Do mesmo modo, ocorre o entendimento sobre a política de preços para os combustíveis, que tem prazo de validade e, após a eleição, os reajustes terão de compensar o congelamento.

Contratada pelo BTG Pactual, o banco fundado pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, e realizada pelo Instituto FSB, a pesquisa tem orientado o governo e é uma das duas únicas pesquisas utilizada pelo Palácio do Planalto.

O banco pagou 128 mil 987 reais e 85 centavos pela pesquisa, que ouviu 2 mil pessoas em todo o país. Pelos números apresentados, Lula mantém a liderança na disputa presidencial com 45% das intenções de votos, Bolsonaro tem 34% e Ciro Gomes, 8 por cento das intenções de votos.

Esses são os números da pesquisa estimulada, quando o pesquisador indica o nome dos candidatos. Na pesquisa espontânea, quando se dá o inverso e o entrevistado diz em quem vai votar, o Lula registrou o crescimento de 3 pontos e Bolsonaro, 1 ponto, em relação à pesquisa anterior.

Analistas também indicaram que a participação do deputado André Janone (Avante-MG) influenciou o resultado das pesquisas. Janone, que é um líder evangélico, tem mais de 8 milhões de seguidores nas redes sociais, era candidato a presidente e desistiu para apoiar o Lula, atraindo a ira dos bolsonaristas, que passaram a atacá-lo.

COMENTÁRIOS
14

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. desportista

    Tic tac tic tac indústria estagnada, serviços idem. Os indicadores são cada vez mais desfavoráveis ao presidente. Desse jeito, o Brasil vai voltar a ser feliz de novo com Lula. Abç

  2. Josenilson

    Lula é que tem postura de estadista. Ele é humano como nós e não precisa mais provar capacidade de governar porque os dois mandatos dele foram um sucesso. Votem no 13 para livar nosso país desse maligno que inferniza a paz da população.

  3. A CARTINHA

    E aí, nem uma notinha que a gasolina sofreu outro reajuste para baixo!
    Quando tem reajuste para mais é matéria de pessimista até umas horas

  4. Rivelino Melo

    QUANDO MAIS PODRES DO CAPETÃO CLOROQUINA VIEREM Ã TONA SOBRE A PANDEMIA ELE VAI DESABAR MAIS AINDA

  5. LINO SOARES

    O PRESIDENTE EMÉRITO DO BRASIL. 3° MANDATO PARA FICAR MAIS UMA VEZ NA HISTÓRIA. LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA. VOTO NO 13. E VOCÊ?

    1. Lion

      A sensatez, o bom caráter e a boa integridade dizem: NÃO VOTE EM LADRÃO, NÃO VOTE EM CORRUPTO,NÃO VOTE EM QUEM OS APOIA……simples assim…..

  6. Albert Einstein

    Políticos alinhados com o totalitarismo sendo expurgado da política pela força da democracia.
    Foi assim com Trump, será assim com Bolsonaro.

    Vivemos no início no Sec. XXI, inadmissível, administrar o mundo civilizado através do totalitarismo, sistema político caracterizado pelo domínio absoluto de uma pessoa ou partido político sobre uma nação. Dentro do totalitarismo, a pessoa ou partido político no poder controla todos os aspectos da vida pública e da vida privada por meio de um governo autoritário. Há quem diga, como foi o caso do nosso presidente, não poder fazer muita coisa, por causa da democracia, mas ao mesmo tempo se contradiz, quando diz ser um democrata.
    A democracia não é perfeita, mas é o melhor regime, para que o homem busque sua liberdade relativa, dentro de suas regras. Se não é perfeita é porque os políticos se aproveitam de suas falhas para cometer delitos. Ruim com ela, pior sem ela. Um dia chegaremos ao equilíbrio, mas nunca com um clã fazendo o que quiser e exterminando seus opositores e àqueles que pensam diferentes.

    1. Lion

      -Reflexão pífia e enviesada. Dizer que Trump foi um governante Totalitário é uma de uma desinformação gritante. Sem considerar as eleições Americanas enlameadas como foram….
      -Outra bobagem: “Dentro do totalitarismo, a pessoa ou partido político no poder controla todos os aspectos da vida pública e da vida privada por meio de um governo autoritário.” – Talvez você esteja se referindo à Venezuela, Cuba, etc…. Não ao Brasil….
      -Outra narrativa da bolha: “Um dia chegaremos ao equilíbrio, mas nunca com um clã fazendo o que quiser e exterminando seus opositores e àqueles que pensam diferentes.” Fora da realidade dos fatos…..

    1. Alguém

      Não sabia que o Bob, agora é o dono do BTG ou dono de Institutos de pesquisas.
      O certo é que como todo bom (bom??) Bolsonarista, você prefere matar o carteiro por trazer uma notícia que não é do seu agrado.

      1. Lion

        -ALGUÉM a inteligência mediana consegue fazer ligações que são óbvias: Quais banqueiros assinaram a Cartinha do Lula pela “democracia”?( sócios e donos do BTG). Quem foi que disse que Pesquisas se compra? (Requião – candidato ao governo do PR)
        -Então por favor, usa os últimos neurônios pensantes e mostra argumentos inteligentes: Bob é um militante esquerdista, a divulgar narrativas enviesadas apenas para um lado, em detrimento dos fatos e dados.
        -Falando nisso, já abasteceu já hoje? Gasolina está a R$ 5,10……mas vai baixar…..kkkkkkkkkkk

Comments are closed.