Jornalista que denunciou nazista por esquema de fake news para Bolsonaro, foi ameaçado de morte
   6 de junho de 2022   │     20:05  │  9

O senador Humberto Costa, presidente da Comissão de Direitos humanos do Senado, pediu proteção para o jornalista Lucas Neiva, do portal Congresso em Foco, e que denunciou o esquema de financiamento de notícias falsas, as chamadas “fake news“, em favor da campanha do presidente Jair Bolsonaro à reeleição, e agora está sendo ameaçado de morte.

Neiva, que é um conhecido jornalista investigativo, publicou o texto abaixo, com ilustração. Segue o texto:

Junto à foto do ministro da propaganda nazista Joseph Goebbels, um usuário anuncia que pagará com recursos próprios, em criptomoeda, a criação de conteúdo eleitoral em favor de Jair Bolsonaro que viralizar na internet. O anúncio vem acompanhado de instruções para fazer com que o conteúdo viralize, bem como do endereço de uma carteira de bitcoin para quem quiser doar para a campanha de fake news e uma orientação clara: o criador não precisa acreditar no que diz.

E prossegue o texto:

O anúncio foi veiculado no site 1500chan, o mais ativo imageboard brasileiro. Esse tipo de plataforma, também chamado pelos usuários de chan, consiste em um fórum anônimo, em que internautas se comunicam sem qualquer tipo de identificação, não havendo distinção entre eles. Ataques a movimentos sociais, propaganda de extrema-direita, divulgação de conteúdo declaradamente racista e antissemita, bem como teorias de conspiração ocupam o topo das abas políticas desses sites.

Abaixo, as ilustrações usadas na reportagem. O jornalista também descobriu que a postagem do “site” 1500chan, em favor da divulgação de notícias falsas para favorecer Bolsonaro na campanha eleitoral, não é única e que o “site” também não é o único a usar desse recurso fraudulento.

COMENTÁRIOS
9

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Rômulo Ferreira

    A horda miliciana anda tocando o terror no Brasil. Muito além da prática altamente condenável no mundo civilizado de ameaça a atuação da imprensa, esses criminosos estão se sentindo à vontade para ir mesmo às vias de fato. Foi o que acabou de acontecer com os estrangeiros que faziam reportagens investigativas na Amazônia. Em 2 de outubro vamos dizer basta ao bolsonarismo assassino!

  2. Joao Caldas

    Eu fico imaginando se em 2023 a justiça brasileira enquadrar o Bozo, quantos anos de cadeia ele vai pegar. Será que ultrapassa o Cabral. Tomara!!!

  3. Alípio José Meireles Sá

    Isso que o combativo Roberto Villanova publicou retrata o modus operandi da quadrilha bolsonarista, focada somente em fale news. Agiram dessa forma também na eleição de 2018. TSE ainda está em tempo de cassar a chapa do trapaceiro Bozo.

  4. Joe Biden

    Amazônia virou terra de ninguém graças ao governo Bolsonaro.
    Incentivado por sua administração destrutiva, alí as gangs da pesca, do garimpo ilegal e do desmatamento se fortaleceram desde o início desse governo, por mais que você seja Bolsonaro, você não tem como negar esse fato. Espero que o repórter e o indigenista sejam encontrados vivos, o jornalismo investigativo corre risco da vida naquela região. Denunciar os erros desse governo, é muito perigoso, ele incentiva todo tipo de milícia.

  5. Renato silva

    Ameaçado de morte kkk,desespero tá tão grande que ainda pubkica uma merda dessa e ainda cita o Humberto Costa o senador DPVAT,vai procurar um lavado de roupa pseudojornalista vc quando pensa fede e quando escreve defeca

  6. Astragelzica

    Aqui em Maceió mesmo a Lionina criou um grupo de veias do zap. É mentira todo dia. Reproduz tudo do gabinete do ódio. Tudo lamentável.

Comments are closed.