Postos de combustíveis podem fechar nos feriados e finais de semana
   28 de maio de 2022   │     16:59  │  18

Na década de 1970 até meados de 1980, para conter a crise do petróleo, o governo brasileiro adotou o fechamentos dos postos de combustíveis nos feriados e nos finais de semana, a partir das 18 horas do sábado até 5 horas da manhã da segunda-feira.

Quase 40 anos depois, a medida volta a ser discutida diante da crise que virá a partir de agosto, com a falta de óleo diesel, o que vai impactar o abastecimento de gêneros alimentícios e serviços, em face da brutal dependência do país ao transporte rodoviário. Com a guerra na Ucrânia, o que já estava ruim, se agrava a cada dia, apesar do preço do barril de petróleo ter-se estabilizado.

O Brasil consome 5 bilhões de litros de óleo diesel por mês, dos quais 2 bilhões são importados dos Estados Unidos e da Arábia Saudita.

Perdido e procurando culpados sem olhar antes no espelho, o presidente Bolsonaro acaba de sofrer um revés com a rejeição do conselho administrativo da Petrobras do nome de Caio Mário Paes de Andrade, indicado por ele para substituir José Mauro Ferreira Coelho, na presidência da empresa.

Paes de Andrade seria o quarto presidente da Petrobras no governo Bolsonaro, algo inédito na história da empresa.

O mais interessante nessa confusão criada pelo próprio governo, é que ele fala agora em privatizar a Petrobras, como se isso resolvesse o problema. Se a empresa, controlada pelo governo, não segue a orientação eleitoreira de Bolsonaro, imagine se for privatizada. Mas, o pior – e que chega a ser hilário -, é que o governo “exigiria” de quem comprasse a Petrobras o teto máximo de preços dos combustíveis, exigência essa que o próprio governo não consegue cumprir.

Essa é a conta amarga do preço do golpe de 2016, que derrubou a presidente Dilma, porque ela se recusava a adotar a política de preços dos combustíveis e do gás de cozinha atrelados à variação do preço em dólar do barril de petróleo. O capital especulativo, com 45% das ações da Petrobras em mãos de especuladores estrangeiros, só no primeiro trimestre deste ano, distribuiu quase 50 bilhões de reais de lucro.

O país está caminhando para trás, de volta aos anos 1970/80, com os postos de revenda de combustíveis fechados nos feriados e finais de semana.

 

 

COMENTÁRIOS
18

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Luiz Gustavo

    Continuo esperando o pai dos pobres, nas ruas, nos braços do povo com seu relógio de 80.000 kkkk. O líder datafolha não aparece. Porque?

  2. Otreblig

    Clamamos por paz. O BRASIL quer voltar a sorrir.
    Ôlê, ôlê, ôlê, ôlá Lula, Lula. Ôlê, ôlê, ôlê, ôlá Lula, Lula

  3. Renato silva

    Esse pseudojornalista é um cara tão mentiroso e acho que ele olha essas notícias no jornal de Paraguaçu do Prefeito Odorico e o famoso mundo fantástico de Bom o.memtiroso da pior espécie o que faz um ser dessa idade publicar mentiras,desmame nas tetas da esquerda,mau caratismo,Falta de neurônio e naonter formação nenhuma

  4. Claudio

    Volta Lula para acabar com a bandalheira. Somos muito agradecidos pelo governo progressista do maior presidente de todos os tempos. 13 na cabeça e no coração!

  5. Joao Caldas

    De quem será a culpa se o povo brasileiro varrer o Bolsonaro e seus parceiros fanáticos do poder em outubro??? O Alexandre de Moraes, a guerra na Ucrânia, a Mula sem cabeça, o Bin Laden ou o Raio que o parta. Façam suas apostas.

  6. Lion

    Deve ser um sofrimento atroz para os cupins da esquerda: Enfrentar mais 4 anos sem as benesses do Serviço Público….. Só resta chorar e ranger os dentes…..kkkkkkkkkkkkkkkk……

    1. Noil

      Deve ser um sofrimento atroz para os cupins da direita Não ter mais 4 anos sem as benesses do Serviço Público….. Só resta chorar e ranger os dentes…..kkkkkkkkkkkkkkkk…

  7. Carlos

    ” Política eleitoreira”
    É cada uma o governo procurando alternativa para segurar o preço dos combustíveis que vêm acontecendo no mundo. Por diversos fatores como: Pandemia, guerra e a crise energia mundial. E o jornalista vem com essa e aí encher o ego dos fanáticos do lulapetismo…

    1. ABEL

      Procurar alternativa é uma coisa.
      Fazer campanha política mentindo todos os dias apenas para o gado acreditar é outra coisa.
      governar vai muito além de andar de moto pra cima e pra baixo falando bobagens para deixar o gado com dois coraçõeszinhos nos olhos ouvindo ele falar um monte de mentiras e idiotices.
      UMA FARSA DO TAMANHO DO BRASIL

  8. Zé matuto

    É mermo né?, essa gerra entre Rússia e Ucrânia foi o bolsomínio que provocou também, só farta faltá o arco dos cachacero, porque assim será curpa do bozo, tudo isso é culpa dele , meu fio dos outros!

  9. Lion

    A mentiras e a lorotas como tema das fake news do Bobinho…. Um emaranhado de desejos medíocres em detrimento dos fatos. É muito choro e ranger de dentes……kkkkkkkkkkk……

    1. Kikikikikiki

      Enquanto isso
      O Flávio rachadinha pegou um jatinho e foi ver o grande prêmio de Mônaco .

      Kikikikikiki

      Lionina, se o Ciro desistir o Lula vai para70% de intenções de voto

      1. Lion

        Lula vai perder feio.. Só em SP e MG já está perdendo. São apenas os dois maiores colégios eleitorais do País..

        1. Kikikikikiki

          Miseravi vai acertar de novo.
          Igual acertou as eleições Americanas .
          Temos q levar suas previsões a sério.
          Um verdadeiro aprendiz de mãe Diná.

          Kikikikikiki

Comments are closed.