O senhor quer um parecer contra ou a favor?
   6 de maio de 2022   │     20:13  │  24

Havia em Alagoas um jornalista – por questão de ética e em respeito à memória dele não citarei o nome -, que era responsável por apresentar diariamente o quadro “o furo do dia”, exibido na extinta Rádio Palmares.

A emissora pertencia à Arquidiocese de Maceió e era dirigida pelo padre Fernando Iório. Quando entrava de férias, o jornalista preparava antecipadamente trinta “furos do dia”, afim de manter o quadro no ar.

Certo dia, desconfiado, o padre Fernando Iório perguntou pelo jornalista e foi informado de que ele estava de férias.

E quem está dando esses furos de reportagem todos os dias?, perguntou o padre.

– (Fulano)…já deixou tudo pronto.

Deixou prontos trinta furos de reportagem?!, indignou-se o padre, que mandou demitir o “gênio do jornalismo” quando voltasse de férias.

Era também recorrente nesse jornalista a frase “é contra ou a favor?”, quando o editor lhe pedia para escrever um artigo sobre alguma personalidade da política ou da sociedade. Se fosse a favor, ele se derretia em elogios; se fosse contra, ele reduzia o alvo a pó.

Por que eu estou contando essa passagem, que mais parece do folclore jornalístico?

Porque o presidente Bolsonaro, com o pedido que fez ao Valdemar Costa Neto, presidente do PL, para contratar uma empresa privada de auditoria para as urnas eletrônicas, me fez lembrar esse companheiro das Alagoas, que já nos deixou.

É claro e mais certo que beiço de bode, que essa empresa vai dar o resultado que interessa a quem lhe contratou. Senão, nunca mais terá cliente no mercado.

Não sei se essa empresa, tal qual o saudoso jornalista, vai perguntar se o parecer é contra ou a favor das urnas eletrônicas, pois talvez nem precise perguntar, porquanto o resultado ansiado pelo contratante está implícito.

Mas, que a solicitação do Bolsonaro é ridícula, isso é. Não há, na história, algo parecido com uma empresa privada imiscuindo-se no serviço público – e pior ainda, no judiciário -, para “investigar” os trâmites burocráticos e obter informações sobre a dinâmica do funcionamento do poder estatal.

Só existe uma explicação para tal disparate, que é: o Bolsonaro quer criar uma crise e justificar o golpe que ele ardorosamente deseja dar. Não existe outra explicação para semelhante disparate.

Até porque, o presidente mente quando ataca o sistema eleitoral brasileiro; mente quando diz que tem provas – que ele nunca apresenta, até porque não tem prova nenhuma -, e continuará mentindo porque a mentira alimenta parte do seu eleitorado, e também pavimenta o caminho para o golpe que pretende dar.

Pelo menos, já é assa a leitura que o mundo civilizado fez em relação ao processo eleitoral brasileiro, que será o mais violento da história do país.

COMENTÁRIOS
24

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Ferraz

    O Tribunal Permanente dos Povos irá julgar o presidente Jair Bolsonaro por crimes contra a humanidade cometidos durante a pandemia da covid-19, por ataques contra minorias e pelas ameaças contra a democracia. O órgão internacional, criado nos anos 70, não tem o peso do Tribunal Penal Internacional e nem a capacidade de tomar ações contra um estado ou chefe de governo. Mas uma eventual condenação é considerada por grupos da sociedade civil, ex-ministros e juristas como uma chancela importante para colocar pressão sobre o Palácio do Planalto e expor Bolsonaro no mundo…. – Veja mais em https://noticias.uol.com.br/colunas/jamil-chade/2022/05/08/tribunal-dos-povos-julgara-bolsonaro-por-crimes-contra-humanidade.htm?cmpid=copiaecola

  2. Brasil conservador

    Conservadores de direita não vamos perder nosso tempo com esses comentaristas da esquerda, deixem esse blog só para eles.

  3. Zé Auxílio & Moradia

    Então o juiz-ladrão, que deu a vitória ao outro ladrão, vai se recolhendo à insignificância que lhe é peculiar…Sejumoro vai mesmo ser candidato…à cadeia!

  4. Zé Auxílio & Moradia

    Então, o juiz-ladrão, que deu a vitória ao outro ladrão, vai paulatinamente se recolhendo à insignificância que lhe é peculiar… Serjumoro será mesmo candidato… à cadeia!

  5. Cláudio

    Agora aguentem, seus patifes que deram sucessíveis golpes na democracia brasileira, o companheiro Lula presidente 2022 vem com tudo.

    1. Lion

      kkkkkkkkkkkkkkk…..vem para onde meu amigo…. Vai ser a maior vergonha…..kkkkkk….. Mas o maior derrotado serão alguns ministros dos STF que apostaram na reabilitação de um Ladrão condenado. A marca será eterna…. Bolsonaro reeleito no primeiro turno….. O Petismo vai encolher…….

      1. Zé Auxílio & Moradia

        O ladrão de gasolina da Câmara vai terminar desistindo da reeleição. Para levantar a candidatura do Mituu nem tomando todo o Viagra superfaturado no exército será possível mais.

    2. Alexandre Ribeiro

      Cláudio, cita um golpe dado na democracia pelo governo. Golpe é anular a condenação de um bandido condenado em três instância.

  6. Anselmo

    O genocida do Bozó e filhos se elegeram por diversas eleições pela urna ou melhor o votlo eletrônico e nunca questionou os resultados e só agora está prestes a ser colocado pra fora da presidência e ir pra cadeia fica falando asneira. Fora famílicia de genocidas dos BOLSOnaros.

  7. Lulapetismo o Maracutaia e seu vice ladrão de merenda Geraldo Alckmin.

    APUPOS BARRADOS!
    EM EVENTO FECHADO E COM UM ESQUEMA DE SEGURANÇA PARA EVITAR VAIAS!
    PT, LANÇA PRE – CANDIDATURA LULA E ALCKMIN!
    A DOBRADINHA BALAIO DE GATOS…

    1. ex-COXINHA

      DEPOIS QUE A POLÍCIA INTERCEPTOU A ENORME CARGA EM OURO, QUEM TEM DÚVIDAS DO MOTIVO PELO QUAL O PR DEFENDE TÃO ADOROSAMENTE O GARIMPO, EM DETRIMENTO DA PRESERVAÇÃO DA AMAZÔNIA?

    2. Lulapetismo o Maracutaia e seu vice ladrão de merenda Geraldo Alckmin.

      Você está prá ex- coxinha como o TUTA TOLLETE PRENSADO está prá ex – BOCA DE PONCHE!
      PSICOSE!!

    3. Lulapetismo o Maracutaia e seu vice ladrão de merenda Geraldo Alckmin.

      PSICOSE!!!
      ” ex – coxinha!!

  8. Observador

    Bozo vai tentar dar o golpe porque sabe, que pelas urnas, não ganha. Conta para isso com o gado, que o apoiará em tudo, mesmo que a gasolina chegue a R$10,00 e a inflação a 100%. Loucura mata e destrói um país.

    1. Lulapetismo o Maracutaia e seu vice ladrão de merenda Geraldo Alckmin.

      TUTA TOLETE O OBSERVADOR NO TOALETE!

  9. Lion

    O veinho Bobinho está repetindo as mesmas narrativas de 2018…. Vai ter Golpe….kkkkkkk……. deram um golpe na Dilma…..kkkkkkk……. Deixaram o Luladrão fora da eleição de 2018 foi golpe……..kkkkkkk…… São são quase 4 anos e esse golpe não chega….. Agora a história patética da falsa imprensa se repete….. Vão gostar de mentir lá no inferno…..

  10. Joe Biden, estou de olho.

    No bolsonarismo há uma tentativa de normalizar tudo que é ruim, nocivo. Tentam normalizar a tortura, execuções sumárias,o golpe de estado, as milhares de mortes por Covid-19, a corrupção com rachadinhas,a destruição da liberdade de expressão e imprensa,o aparelhamento do estado por militares ganhando fortunas,o assassinato de índios,o garimpo ilegal, a grilagem,o dia do fogo, o ataque a instituições,o direito ao voto e agora até a patologia da psicopatia. Deus nos livre! Como pode o presidente do Ibama dizer que é psicopata. É querer agradar tanto o presidente a ponto de sofrer da mesma doença que el.

    1. Lulapetismo o Maracutaia e seu vice ladrão de merenda Geraldo Alckmin.

      Pois é Joe o aborto e controle da imprensa do Lulapetismo é uma necessidade de controlar os exageros do bolsonarismo!!
      Joe Bilden de TUTA TOLLETE

  11. Davi

    E não é que o Boi Babão está louco para se encontrar com o Biden, o Biden não respondeu e ao que parece não vai. O Biden conhece de longe o cheiro de mutretagem. Está bem informado e a CIA já deixou claro; Pare de atacar a democracia Brasileira.

    Se fosse o presidente americano a Barbie gorda, que perdeu as eleições, estaríamos em maus lençóis.

Comments are closed.