A raposa tomando conta do galinheiro. Pode isso, Arnaldo?
   5 de abril de 2022   │     0:40  │  8

Causou estranheza a indicação do economista Adriano Pires para a presidência da Petrobras, em substituição ao general Joaquim Silva e Luna.

Pires é consultor de empresas que têm negócios com a Petrobras, e isso é público e notório, e também é conhecido no Congresso Nacional como lobista que atua em favor dessas empresas para as quais presta assessoria remunerada.

Não é crime ser lobista, e nos países sérios a atividade do lobista é regulamentada, mas, não se tem conhecimento de um lobista que tenha sido indicado para presidir uma empresa – a mais importante empresa do país -, para onde convergem os seus interesses.

Essa é a questão.

Mas, e o presidente Bolsonaro não sabia disso? O presidente não sabia que Pires era um lobista?

Sabia.

E o Pires não agiu por foro íntimo ao recusar o convite, pelo contrário, ele estava até comemorando a indicação, e só recusou o cargo porque foi forçado pela reação negativa dos acionistas da Petrobras, principalmente os acionistas estrangeiros.

A notícia da sua indicação para presidir a Petrobras não foi bem aceita – Bolsonaro o havia convidado para o cargo no começo de março -, e isso já havia sido alertado, não só pelo motivo já exposto, mas porque ele defende a privatização da empresa, o que contraria setores do próprio governo.

Bolsonaro já disse que, por ele, venderia a Petrobras, mas essa disposição não poderia se confundir com o convite para um lobista assumir a presidência da empresa, porque sinaliza estar em curso esse desejo.

Além disso, confundia-se com a fábula da raposa nomeada para administrar o galinheiro.

É certo que há uma incoerência na política de preços praticados para os derivados do petróleo no país, ninguém entende como o preço do barril do petróleo está caindo e, no entanto, os preços dos combustíveis e do gás de cozinha no Brasil seguem na contramão, aumentando.

Todavia, não será sinalizando que está em curso o processo de privatização da empresa, que o governo vai resolver esses problemas. O que ficou implícito é que o governo procura se livrar da responsabilidade que ele tem sobre a política de preços, uma vez que não tem coragem de mudá-la.

Sim, essa política o Bolsonaro herdou do governo Temer, e não pode mudá-la, porque foi exatamente para impor essa política de preços visando prioritariamente o lucro para os acionistas, que foi dado o golpe contra a presidente Dilma.

Seria como se todo o esforço para o golpe tivesse sido em vão.

COMENTÁRIOS
8

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. PARANHOS

    Se tudo isso que está acontecendo nesse governo de tratoraço, passando pelo MEC, e agora a licitação de ônibus com preços superfaturados não for corrupção eu confesso que não sei mais o que é corrupção

    1. RAPHAEL

      “SEM PAPAS, MAS COM COCÔ DO DIA SIM NA LÍNGUA”, EU ACHO QUE A D. MICHELLE RECEBEU 89.000 DO QUEIROZ; EU ACHO QUE ESSE MESMO QUEIROZ FOI ESCONDIDO NUMA CASA DE PROPRIEDADE DO WASSEF (ADVOGADO DO BOÇALNARO); EU ACHO QUE O MATADOR DA MARIELLE MORAVA VIZINHO AO APARTAMENTO DO BOÇALNARO; EU ACHO, E A MINISTRA DO STF TAMBÉM, QUE A WAL DO AÇAÍ ERA FUNCIONÁRIA FANTASMA DO BOÇALNARO; E EU ACHO QUE OS SANTOS DO PAU OCO PEDIRAM PROPINA EM OURO NO “PASTORLÃO” KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

      1. SEM PAPAS NA LINGUA

        TUTA TOLLETE( RAPHAEL).
        SUAS ILAÇÕES DE CUNHO POLÍTICO E RAIVOSO DESDE A DERROTA DO PT.
        É MOTIVO QUEM, ACOMPANHA A POLÍTICA NACIONAL QUE A REELEIÇÃO DO BOLSONARO, SE CONSOLIDA CADA DIA. SEU FARINHA AZEDA.
        COMIGO NEN VEM QUE NÃO TEM…

  2. RAPHAEL

    COM BOÇALNARO O CÉU É O LIMITE. A OURAÇÃO DOS PASTORES É FORTE. TRATORASSO, ESCÂNDALO DO MEC 732 MILHÕES, COMPRA DA VACINA DA PROPINA, ORÇAMENTO SECRETO 32 BILHÕES. COCÔMINIONS, DEFECAR É DIA SIM E DIA NÃO, SEGUNDO DECRETOU BOÇALNARO, MAS ELE OBRA TODO DIA PARA VOCÊS ENGOLIREM E SE DELEITAREM KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Comments are closed.