O Brasil não é para amadores, como ensinou o golpe de 1º de abril
   1 de abril de 2022   │     0:56  │  4

Hoje, 1º de abril, e não ontem, 31 de março como comemorou o governo Bolsonaro, completa 58 anos do golpe promovido pelos Estados Unidos para derrubar o presidente João Goulart.

É preciso contar a história certa, para se contrapor à estória que se tornou oficial em função da manipulação de quem a escreve ou conta, e ainda, de quem a comemora ajudando a escamotear a verdade.

Vamos dar os nomes nessa história.

O principal “comandante” do golpe de 1º de abril de 1964 não foi nenhum brasileiro “patriota”, e sim o embaixador americano Lincoln Gordon, que mobilizou a 7ª Frota do exército dos Estados Unidos para dar cobertura e permanecer de prontidão, e reagir em defesa dos golpistas caso houvesse reação.

É que havia a dúvida sobre se poderiam contar com o apoio do II Exército, sediado em São Paulo e comandado pelo general Amauri Kruel, e do III Exército, sediado no Rio Grande do Sul e influenciado pelo governador Leonel Brizollacunhado do presidente João Goulart.

Isso porque foi o general Kruel que saiu do Rio de Janeiro e foi até Porto Alegre para trazer Goulart até Brasília, e empossá-lo na presidência, por ocasião do impasse com a renúncia do presidente Jânio Quadros e a reação contrária para que Goulart assumisse a presidência.

Mas, no dia 1º de abril, uma quarta-feira, o temor do confronto se desfez às margens da Via Dutra, em São Paulo, quando o general Emílio Garrastazu Medici, que havia adotada a estratégia que muitos consideravam “irresponsável”, arrefeceu os ânimos e no lugar do confronto deu-se a confraternização entre as tropas.

O general Medici, que havia deixado no dia 8 de março o comando da Academia Militar das Agulhas Negras, voltou à AMAN, juntou os cadetes e colocou todos em marcha para o confronto. Quando disseram que ele estava louco por usar os futuros oficiais do Exército na aventura, Medici reagiu com a célebre frase: “Eles não têm coragem de atirar nos meninos”.

De fato, entre os “meninos”, ou seja, entre os cadetes, estavam os filhos de muitos oficiais superiores. E assim, no dia 1° de abril, com a conivência do presidente da Câmara, deputado Ranieri Mazilli, foi decretada a vacância do cargo de presidente, mesmo com Goulart – que estava no Rio Grande do Sul -, em solo brasileiro.

O BRASIL NÃO É PARA AMADORES

E em Alagoas, como tudo repercutiu?

Embora seja o segundo menor estado da federação, Alagoas, talvez pelo fato de ser governada na época por um general, o movimento golpista se voltou com atenção especial. Havia a atuação da família Miranda, com destaque para os irmãos Jaime e Nilson, este eleito vereador mais votado por Maceió, no comando do Partido Comunista.

Havia também a sede da Petrobras, com um sindicato politizado, e dos ferroviários, que editavam o jornal bimensal “A Voz do Ferroviário do Nordeste“, circulando de Alagoas até o Ceará, e editado pelo “condutor de trens” Arnaldo Tenório Vilanova, secretário do sindicato e, não por coincidência, meu pai.

Ainda hoje guardo parte de um exemplar que escapou da incineração, quando meu pai se viu obrigado a destruir tudo temendo a repressão. Meu pai, que nunca foi comunista, nunca leu o Manifesto Comunista e sequer sabia quem foi Karl Marx, escapou da prisão graças à Maçonaria – ele era secretário do Grande Oriente do Brasil -, e também pela interferência do médico Ageu Pessoa de Melo, que era oficial R 2 do Exército e foi indicado interventor do Sindicato dos Ferroviários.

Havia contra o meu pai a denúncia de que ele tinha participado da campanha que elegeu Miguel Arraes ao governo de Pernambuco. Essa acusação é interessante porque tudo começou com uma peça de teatro promovida pela Federação Espírita, e meu pai fazia o papel do padre. Na campanha eleitoral para o governo de Pernambuco, Miguel Arraes estava com dificuldades na região de São José do Egito, porque o padre local lhe fazia oposição chamando-o de comunista e forasteiro.

Para se contrapor à pregação do padre só outro padre, ainda que não fosse padre de verdade, e foi aí que meu pai entrou nesse rolo ao emprestar a batina que ele usava na peça da Federação Espirita para o colega de trabalho conhecido como Jota Jota, mecânico da oficina da Rede Ferroviária em Jaboatão, e que – esse sim -, era um quadro ativo do Partido Comunista em Pernambuco.

Eu nunca soube de fato qual era o seu nome verdadeiro, apenas recordo que o chamavam de Jota Jota, e sempre estava conduzindo livros ou algum exemplar de jornal. E, claro, ajudou o Miguel Arraes a derrotar o padre reacionário de São José do Egito.

Assim, os homens nascem e passam, e a história fica, apesar dos que teimam em tentar emplacar a estória como a versão confiável. Não foi no dia 31 de março; foi no dia 1º de abril.

Em tempo: a história oficial omite a data correta do golpe de 1964, devido ao 1º de abril ser a data conhecida no Ocidente como Dia da Mentira, que teve origem na França do século XVI, com o “Abril Fools Day” ( Dia dos bobos de abril ).

COMENTÁRIOS
4

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Carlos carlos

    É uma raiva de militar da peste que esses comunistas tem!

    Deve ter sido pelos cassete que levaram quando ficavam fazendo bagunça e fumando maconha pelas ruas, não queria nada com vida, estudar, trabalhar, coisa típica dos esquerdopatas comunistas que até hj, são praticadas, invadindo igrejas, depedrando praças, vidraça de bancos, tocam fogo na nossa bandeira do Brasil.

    E pasmem, tem até política do PSOL querendo tornar o ROUBO em profissão, é isso mesmo, ladrão vai ter direito a férias, décimo terceiro…só numa cabeça doentia de um esquerdista comunista.

    Todo cassete que levaram foi pouco! A direita tá destruindo a existência da esquerda e vamos no livrar dessa aberração e deixar um país livre, para nossos filhos e netos.
    #fimdaesquerdanobrasil🇧🇷
    #lulanacadeiaoutravez🚔
    #lulaarregaocachaceiro🥃
    #bolsonaroreeleito🇧🇷👉

    1. Zé Auxílio & Moradia

      Carlos carlos, isso de prometer nos livrar dos comunistas já foi dito na campanha de 2018. Mas agora vai…🤣🤣🤣🤣 Mituu 2.0

  2. Homem do Futuro

    Previsões.
    O presidente do Brasil será Eduardo Leite.
    2025 o bozo terá grandes problemas com a justiça
    Lula terá problemas de saúde. Mas ficará na memoria do povo humilde como o melhor presidente do Brasil
    2028 Carluxo assumirá seu Grande amor pelo primo Índio.
    Apartir de 2030, o Brasil será uma potencia mundial. Os corruptos não terão espaço.
    Em 2026 as veinhas carpideiras não saberão destinguir entre um celular e uma barra de chocolate, estarão tentando mastigar os celulares e teclando e colocando no ouvido a barra de chocolate.
    A sociedade Brasileira depois que tudo descobrir, terá nojo desse período de 2019 a 2022. A maior farsa até então.
    A nova geração não aceitará qualquer tipo de corrupção.

  3. Zé Auxílio & Moradia

    O dólar já está baixando. A gasolina, mesmo atrelada a este, nada de ser reduzida. Mas vai baixar. Vai chegar a 3 reais. Para a gente pode voltar a Miami. Para completar o quadro o Mituu vai restabelecer a Grandiosa Revolução Militar para acaba definitivamente com os comunistas e, por fim, nomear o Dudu Bananinha para a embaixada americana. Tudo vai dar certo. “Ouremos”.

Comments are closed.