A Rússia está com a razão, o mundo com o risco e o Brasil com o prejuízo
   1 de março de 2022   │     21:54  │  16

Pronunciada no século IV, parece paradoxal a frase do filósofo grego Aristóteles sobre que “o real objetivo da guerra é a paz”.

Poderiam perguntar: se o objetivo é a paz, então por que fazer a guerra?

Mas, não é assim tão fácil; a história da humanidade foi, é e sempre será apimentada de conflitos. Indo à religiosidade bíblica, depara-se em Gênesis com o primeiro fratricídio da história – para quem acredita na Bíblia -, que foi o assassinato de Abel.

Possuído pela inveja, Caim matou Abel depois de descobrir que Deus se agradou mais do presente que recebeu do irmão, no caso um cordeiro.

A RÚSSIA TEM RAZÃO

Na guerra que se assiste em tempo real, com a invasão da Rússia à Ucrânia, sob o ponto de vista geopolítico o presidente Vladimir Punt tem razão. Imagine o presidente russo aliando-se ao presidente do México e qual seria a reação dos Estados Unidos!

Pois é a mesma coisa que aconteceu em relação à Ucrânia.

Em 1944, os russos expulsaram os alemães que haviam invadido a Ucrânia, e incorporaram o país à União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). Os russos instalaram bases com armas atômicas na Ucrânia, mas quando a União Soviética se dissolveu, retiraram as armas e não se sabe se por “cochilo” da OTAN, ou se por um acordo diplomático.

Assim como ensinou Aristóteles, que “o objetivo da guerra é a paz”, não dá para mesurar quanto essa paz vai custar em vidas perdidas e danos materiais. O Brasil, por exemplo, tem 60% da sua balança comercial dependente das importações de produtos russos como o petróleo, fertilizantes, adubos e carvão mineral.

E o preço do barril de petróleo passou dos 100 dólares, o que equivale a dizer que nos próximos dias haverá aumento nos preços dos combustíveis, do gás de cozinha, enfim, haverá aumento do custo de vida agravado pelo desabastecimento geral.

Essa provocação à Rússia não começou agora, e sim em 2014, quando depuseram o presidente da Ucrânia, Vitor Fedorov Ianukóvych, porque ele era aliado de Putin. Ou seja, já estava em curso a trama para provocar a Rússia, talvez contando-se com a hipótese de Putin optar por negociar, no lugar de reagir.

Deu errado e agora todos vão arcar com as consequências.

Excelente mesmo é para a China, com o presidente Xi Jimping assistindo a tudo de camarote e pronto para antecipar a era que advirá, quando os chineses estarão dominando o mundo.

COMENTÁRIOS
16

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. João Caldas

    Quando será que os Bolsominions vão entender alguma coisa, né… São tão enrolados como o chefe.

  2. Rivelino Melo

    ROBERTÃO, PARA O GOVERNO DO CAPETÃO CLOROQUINA NÃO TEM OUTRO JEITO SE NÃO FOMENTAR A GUERRA, A DISCÓRDIA E A FAKE NEWS. EM CAMPANHA DESDE 2019, VÊ SEUS INTENTOS DE REELEIÇÃO CADA VEZ MAIS ESCORRENDO POR ENTRE AS MÃOS SUJAS DO SANGUE DE 650 MIL BRASILEIROS MORTOS PELA COVID-19. INFELIZMENTE AINDA TEREMOS DE ESPERAR ATÉ 31/12/2022 PARA COLOCAR UM PONTO FINAL NESSA HISTÓRIA DE TERROR

    1. TUTA TOLETE

      Acaba a história de terror e volta do Lulapetismo da paz e amor pelo ERÁRIO!
      Mas felizmente vai ser reeleito Bolsonaro.

  3. Alagoas

    O ex-chanceler ERNESTO ARAÚJO fez críticas à postura do presidente JAIR BOLSONARO (PL) diante da guerra na UCRÂNIA e afirmou que BOLSONARO está reproduzindo “DESINFORMAÇÃO RUSSA” EM SUAS FALAS. Em vídeo publicado nesta terça-feira, 1º, em seu canal no YouTube, o ex-ministro das Relações Exteriores disse que a posição de suposta “neutralidade” defendida pelo chefe do Executivo transmite, na verdade, uma preferência pelo país de Vladimir Putin.
    “Me parece que a posição correta do BRASIL, compatível com nossos valores morais e interesses materiais, seria um apoio à Ucrânia, junto com as grandes democracias ocidentais”, afirmou Araújo. O ex-chanceler também criticou a visita de BOLSONARO à RÚSSIA no momento em que a tensão entre os países europeus já estava em escalada, o que, segundo o ex-ministro, contradiz a posição neutra que o presidente diz defender. ATÉ O ERNESTO ARAÚJO ESTÁ FALANDO MAL DO BOLSONARO???

  4. Ex Eleitor do Coisa Ruim

    Putin e Bozo são piores que Satanás ! Trump foi a favor de Putin mas se esquivou e pulou fora, enquanto o Ditador do brasileiro e Nicolas Maduro ditador venezuelano continuam apoiando o massacre Russo contra Ucranianos É esse o Minto ? A Rússia, massacrando e exterminando o povo Ucraniano e o Bozo desfilando em Praias brasileiras.

  5. verdade que todos sabem, poucos não adimitem, mas será sempre a verdade.

    Bolsonaro e esses falsos patriotas torcem para que haja guerra, pois sempre passou na cabeça do doente mental que não tenha eleição, como ele mesmo já foi pego falando bobagens algumas vezes. Esse incendeia o mundo, mas não quer perder o poder, e o pior fala da boca para fora que não tem apego ao poder, a primeira mentira “se eleito for acabarei com a reeleição” quem tem memória lembra, e, da posse até agora não faz outra coisa que não seja um campanha suja cheia de fakenews contra seus adversários políticos, faliu o Brasil com tanto dinheiro das verbas secretas para o centrão. Até lá veremos muitas artimanhas desse que felizmente governará até 31/12/2022.

  6. Jorge Tenório

    É lamentável que alguém procure justificar as atrocidades que a Rússia está fazendo. Toda vez que um império, sejam os EUA, RUSSIA, China, Inglaterra etc usam armas para subjulgar ou destruir qualquer país que não se submeta às suas diretrizes imperialistas cometem crimes guerra, agindo de forma desumana. Tenho repugnância com esse tipo de gente !

  7. Colocando os Pingos nos Is

    Historicamente o Brasil nos últimos 200 anos sempre assume uma posição de neutralidade é uma referência mundial a diplomacia brasileira. Conflito não se resolve com hostilidade.

    1. Lion

      Eis o óbvio ululante meu amigo. Mas a canhota chorona insiste em fabricar factóides inexistentes, que nem eles mesmos acreditam… O jornaleiro BOBo fabrica fakes que vida útil de 24 horas….

Comments are closed.