Ministro ensinou como sonegar o Imposto de Rendas, foi isso mesmo?
   23 de novembro de 2021   │     17:37  │  11

Ao assistir o depoimento do ministro da Economia, Paulo Guedes, na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara, nesta terça-feira, 23, lembrei-me do saudoso professor de Economia II, do curso de Economia da Ufal, Luiz Fernando Oiticica Lima, quando ironizava sobre o sistema de pagamento do Imposto de Rendas no Brasil.

As aulas do professor Luiz Fernando eram engraçadas, porquanto ilustradas de comparações. Isso foi nos idos de 1975. e jamais imaginei que em pleno 2021, ao assistir o ministro da Economia do governo Bolsonaro confessar que depositou dinheiro numa offshore no paraíso fiscal das Ilhas Virgens Britânicas “para não pagar imposto nos Estados Unidos”, eu pergunto: e no Brasil, pagou?

Guedes é o “Rolando Lero” da Escolinha do professor Raimundo, ou o “João Grilo” do clássico do Ariano Suassuna, ambas personagens trapaceiras, que procuravam justificativas para as suas peraltices. Não é proibido ter dinheiro depositado fora do país, se devidamente declarado no Imposto de Rendas, mas, em se tratando do ministro da Economia, que pode determinar quanto vai ganhar de correção, é no mínimo estranho.

Antes de assumir o ministério, Guedes tinha depositado no paraíso fiscal 9 milhões e 55 mil dólares, o equivalente a 54 milhões de reais no valor de hoje. Ao assumir o Ministério da Economia, disse que passou para a filha a responsabilidade de administrar o dinheiro, que, repito, cresce a cada vez que Guedes determina a desvalorização do real em relação ao dólar, ou seja, quando o dólar sobe, o valor depositado lá fora também sobe.

Interessante é que, além do Guedes, também o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, se beneficia do esquema. Os dois são os únicos brasileiros que podem fazer dinheiro sem gastar nada, exceto uma ordem, que pode ser dada por telefone ou por aplicativo de mensagem, no estilo “fiat luz” ou faça-se dinheiro.

Ao todo, de acordo com o levantamento do Consórcio Internacional de Jornalistas, e que os brasileiros, simples mortais que pagam impostos só ficaram sabendo graças à reportagem da revista Piauí, são 130 privilegiados com dinheiro depositado em paraíso fiscal e cujo objetivo, segundo o próprio Guedes no seu depoimento, era não pagar 44 ou 45% de imposto nos Estados Unidos.

E imaginar que ainda tem imbecis acreditando que a mamata acabou, é igual pensar que estes também acreditam na raposa gerenciando o galinheiro.

COMENTÁRIOS
11

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Alípio José Meireles Sá

    Isso é um escárnio. Nada mais, nada menos que o resultado da facada fake que elegeu o farsante Bozo em 2018.

  2. Sarcástico

    Mehor que dizer que ele passou para a filha, sendo mais sincero era chamar os brasileiros que concordam com isso de otários. Somos mesmo imbecis. Desde já que fique registrado que não apoio esse governo nem essas atitudes, isso talvez me traga o conforto de que eu seja menos imbecil.
    É triste saber que ninguém questiona os gastos do cartão corporativo nem o dinheiro da emenda se secreta. Vida de gado, povo marcado, povo feliz. Viva a terra plana. E para finalizar a pérola de seus apoiadores, a desculpa é sempre a mesma “E o Lula”. Então sinceramente quando ouço isso só dá vontade de dizer : ” MEUS OVOS”

  3. Humberto

    Essas trapaças do Guedes ou desfalques mesmo não vão dar em pizza, ele tenta fazer graça só pra descontrair, mas tá com o forebis apertado

  4. Lion

    O jornalixo BOBo em permanente ação pela desinformação. É um trocadilho de mentiras com narrativas. E assim segue a turma vermelha. Os defensores dos criminosos de outrora já já entram em campo para defendê-los. Cargos comissionados e Verbas publicitárias realmente deixam atributos como o SINISMO e o MAL CARATISMO em ebulição….

    1. Sherlock Holmes

      Mas é melhor ser defensor do criminoso de outrora que ser defensor do criminoso atual. Ah, esqueceu de escrever o “ carpideira “ e citar Paulo Freire.

  5. Toinha da Filó de Arapiraca

    Chama-se Paulo Guedes, mas pode chamar de Zabumba. Faz muito barulho mas é oco por dentro.

    Chama-se Bolsonaro – mas pode chamar de camarão psicopata. Merda na cabeça e maldade sem remorso.

    Carlinha Bimbate & CIA. Dizem-se apoiadores, mas o que fazem mesmo é comer merda sob o comando do psicopata.

  6. EX- ELEITOR DO LADRÃO

    É mesmo João Caldas, os idiotas acreditam até que o Lula não é ladrão, e que o PT não é uma organização criminosa!

    1. Lulapetismo

      Exatamente,
      EX- ELEITOR DO LADRÃO…. ESSES MILITANTES DE ESQUERDA DO LULAPETISMO, SÃO UM BANDO DE FARISEUS, PREGAM UMA COISA E FAZ OUTRA. FALAM DE CORRUPÇÃO E RACHADINHA E VIVEM ATOLADOS ATÉ O PESCOÇO… ÓLEO DE PEROBA NELES.

  7. EX- ELEITOR DO LADRÃO

    Isso aqui não é jornalismo, é desinformação! Tudo isso é culpa do Lula e do Bolsonaro. O Lula porquê criou esse jornalismo curuqueiro e militante. E do Bolsonaro porque feixou o cofre. ESSA IMPRENSA DA NOJO.

  8. João Caldas

    Guedes passou pelo Chile, é só procurar saber o que ele fez por lá. É um corrupto de classe maior como a maioria dos membros do Desgoverno Bozo. E os idiotas ainda dizem que não tem corrupção no governo atual. AH, AH, AH.

Comments are closed.