Mensalão da era Bolsonaro ganha apelido de “Emendas do Relator”, ou secretas
   18 de novembro de 2021   │     16:48  │  13

Até agora, as chamadas “Emendas do Relator do Orçamento“, ou “Emendas Secretas” porque ninguém sabe como o dinheiro foi gasto, consumiu 38 bilhões e 100 milhões de reais.

O que se sabe é da compra superfaturada de tratores, mas não deve ser apenas tratores; se o Tribunal de Contas da União esmiuçar a contabilidade pode encontrar vários jabutis trepados em árvores – embora jabuti não suba em árvore.

Coisas da “nova política”, que os incautos acreditam existir.

Mas, o vice-presidente da República Hamilton Mourão, embora critique o modelo adotado pelo governo Bolsonaro, e que substitui na prática o sistema do “mensalão”, discorda da comparação; Mourão disse em entrevista ao portal UOL que há diferença entre um e outro modelo, porque com o “mensalão” era “dinheiro vivo” distribuído à base aliada.

E com as chamadas “Emendas do Relator”, por acaso, é dinheiro morto?

No ano passado o governo liberou 20 bilhões e 100 milhões de reais para a farra da base nesse “orçamento secreto”, e este ano, até agora – até o Supremo Tribunal Federal mandar suspender -, já liberou mais 18 bilhões de reais, e não por coincidência, às vésperas da votação da PEC dos Precatórios ou PEC do Calote.

Mourão admitiu que, no início, o governo tentou impor a negociação com o Congresso Nacional através das “bancadas temáticas”, ou seja, negociando com grupos ( ruralistas, bancada da bala, etc.), mas o sistema não deu certo e o governo se viu obrigado a adotar a velha prática – ele não disse, mas é a prática do toma lá dá cá -, e isso atrasou as ações governamentais.

Na minha visão, o orçamento foi sequestrado. Qual é o dever do Congresso? O governo apresenta a peça orçamentária, e o Congresso define realmente onde serão as prioridades, e a partir dali, a responsabilidade pela execução é do Executivo. Isso fugiu com essa questão do orçamento secreto. Foge dos princípios da administração pública. Onde está a impessoalidade nisso aí? Onde está a publicidade? Você não sabe para onde está indo esse recurso.” -, disse Mourão.

É verdade, mas ainda tem idiota acreditando que o país mudou, que a corrupção acabou, que a mamata acabou. Sim, eu sei, são os idiotas uteis.

 

COMENTÁRIOS
13

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. LINO SOARES

    O NOSSO PRESIDENTE EMÉRITO LULA VEM DANDO SHOW NA EUROPA. RECEBENDO HONRARIAS DE CHEFE DE ESTADO QUE O ATUAL PRESIDENTE BRASILEIRO NÃO GANHA POR SER REPUDIADO PELA COMUNIDADE INTERNACIONAL.

  2. Antonio Acioli Rebelo

    Engraçado, pensei que essas coisas de mensalão era situação nova. Segundo o jornalista já vem de outros governos, pelo menos não livrou a cara do ex presidiário

    1. Lulapetismo

      Exatamente e as rachadinha que foi praticamente ” oficializada ” nos governos dos Lulapetismo. E assim mesmo eles usam como nojeira política uma prática ilícita como uma situação nova…. óleo de peroba, a esquerda usa e abusa. LEMBRANDO QUE A ESQUERDA MAÍS FULEIRA DO BRASIL, COME NA COZINHA DO SENADOR RENAN CALHEIROS, CAMPEÃO DE PROCESSOS POR CORRUPÇÃO.

  3. Otreblig

    … e eles gritam: a mamata acabou, a corrupção acabou, viva o mito, meu presidente. E tome fumo no cachimbo, quanto mais, eles vão gostando.

  4. Renato silva

    Postura de jornalismo lixo e esse aqui do Blogueiro desesperado sem nenhuma credibilidade,hoje na Belgica o ladrão foi recebido como deveria ser hostilizado porque lula e ladrão e condenado isso ninguém vai tirar,já falei uma caneta na mão de um péssimo jornalista e pior que um bisturi na mão de uma péssimo médico,eleição ano que vem tá chegando e vamos nos livrar desse blog bagaço ou ele vai mudar de casaca e só dá um jabá que ele muda de opinião foi criado nós calabouços de Brasília lambendo as botas de quem desse mais dinheiro,Bob vc e uma vergonha para o jornalismo

  5. malvado

    hoooo seu jumento sabia que no mundo real o bozo vetou essa idéia dos deputados e senadores e o veto foi derrubado ??? vc é demente mesmo ou somente coisa pior, ou seja, um progressista petista com saudades dos cargos em brasilia ?? onde ganhava sem trabalhar ?? kkkkkk

      1. malvado

        repete ai o VETO do bozo ao que vc acusa o BOZO de ganhar com isso ! seria ato de desespero petralha não ver a realidade dos fatos e criar narrativas falsas e mentirosas ?? kkkkkk repetindo kkkkk de novo ! VETO VETO caiu o VETO simples assim ! acorda gzuiss ! kkkk

        1. Puro da Silva

          Mal-mal, isso é tudo ensaiado: eu veto e tu derruba meu veto. Saio bem na fita pra meu gado (feito você) e fica tudo como dantes no quartel de Abrantes.

    1. Toinha da Filó de Arapiraca

      Esse Bozo é demônio mesmo

      Deixa uns carinhas parecendo cachimbo

      O fumo entrando e eles achando bom

Comments are closed.