Ministra suspende a farra do orçamento secreto, um escândalo de R$ 20 bilhões
   10 de novembro de 2021   │     0:38  │  21

O Supremo Tribunal Federal formou maioria e o pagamento das chamadas “emendas do relator do orçamento” foi suspenso. São 20 bilhões de reais que estavam disponíveis para serem distribuídos com a base do governo na Câmara, e o presidente da Casa, Arthur Lira, não gostou.

Lira esteve com o presidente do Supremo, ministro Luiz Fux, e pediu para que a Corte cassasse a liminar concedida pela ministra Rosa Weber, suspendendo a liberação de dinheiro para as emendas, mas foi inútil; submetida à votação virtual do plenário, a decisão de Rosa Weber foi mantida por maioria e a liminar permanece em vigor até a votação do mérito.

O presidente da Câmara pediu também para, no caso da liminar ser mantida, o Supremo permitisse que a liberação dos recursos continuasse até o julgamento do mérito, mas também não foi atendido.

Vamos entender o esquema.

Sob o pretexto aparentemente justo de que as “emendas secretas” impediriam o governo de barganhar votos com os deputados, a proposta foi aprovada em 2019, com o apoio do presidente Jair Bolsonaro, que imaginava terceirizar assim as negociações com a Câmara.

O que se viu, no entanto, foi a manipulação na distribuição dos recursos, com o agravante de que o dinheiro público “não deixaria rastro” que pudesse identificar quem o recebeu, quando recebeu, onde gastou e/ou se gastou. Daí o nome de “emendas secretas”, o que é obviamente um escandaloso meio de desviar dinheiro público.

E o que chamou a atenção do Supremo foi uma matéria de O Globo citando o prefeito do pequeno município alagoano de Barra de São Miguel, Benedito de Lira, como contemplado este ano com 3,8 milhões de reais liberados para obras de infraestrutura através da Codevasf ( Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco e Parnaíba ).

Até aí, tudo bem se não fosse o detalhe de que os 3,8 milhões de reais foram liberados pelo presidente da Câmara, Arthur Lira, filho do prefeito, através da Codevasf, cujo presidente, João José Pereira Filho, é sobrinho do Benedito e primo do Arthur. Isso levantou suspeitas e levou à decisão do Supremo de suspender a liberação dos recursos, que devem ser liberados, mas com as digitais públicas do destinatário, de quem liberou, de quem recebeu, e as obras realizadas.

 

COMENTÁRIOS
21

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. LIONINA DOS MILICIÂNUS

    CADÊ A JULICA???
    AQUELA SEM VERGONHA…😂😂😂😂😂😂
    FOI SÓ A CPI DESMASCARAR OS DELINQUENTES DAS CASERNAS NA INTERMEDIAÇÃO DAS COVAXINS INDIANAS, O MAIOR ESQUEMA DE ROUBO DE DINHEIRO PÚBLICO PERPETRADO MAS NÃO CONSOLIDADO GRAÇAS A AÇÃO DE UM SERVIDOR HERÓI QUE A SAFADA, LADRA DE HIDROCARBONETOS, SUMIU…😂😂😂😂😂😂
    FOI OU NÃO FOI, RUBERTO???
    — 100000000000000 bozo
    👉👌🇧🇷👉👌🇧🇷👉👌🇧🇷👉👌🇧🇷👉👌🇧🇷👉👌🇧🇷👉👌🇧🇷👉👌🇧🇷

  2. Lulapetismo

    DOIS PESOS E DUAS MEDIDAS!
    JÁ O FUNDO ELEITORAL, SILÊNCIO ENSURDECEDOR!
    SERÁ QUE O PT, QUE LEVOU A MAIOR FATIA DE 400 MILHÕES!
    DINHEIRO DO POVO POBRE BRASILEIRO É TÃO JUSTO ASSIM E VOTOU TOPADO E O PRESIDENTE BOLSONARO, VETOU UMA GRANDE PARTE DESSE FUNDÃO DA VERGONHA.
    A MINISTRA NÃO FICOU SENSIBILIZADA COM INJUSTIÇA COM OS POBRES.
    A SENHORA TOLLETE PRENSADO, COM A PALAVRA DA VERGONHA….

    1. LIONINA DOS MILICIÂNUS

      EITCHA DONA BIMBATTI !!!
      VC E AS PEIDORREIRAS VÉIAS DAS ESFÍNCTREAS DEVASTADAS PELOS BOMBADÕES ESTÃO DESMORALIZADAS!!! 😂😂😂😂😂😂😂😂😂
      O QUE VÃO MAIS ARGUMENTAR??? valdemar costa neto???
      ESSE VERME É TÃO LADRÃO QUE TINHA UM IRMÃO GÊMEO E A MÃE COLOCAVA OS DOIS NO BERÇO COM DUAS MAMADEIRAS. ELE BEBIA A DELE E ROUBAVA A DO IRMÃO😂😂😂😂😂😂😂😂😂
      POR GOD!!! VOCÊ, MONGODOY, INGRATA, LIONINA É MELHOR PROCURAREM UM ABRIGO PARA BIBAS DECREPTAS. VÃO PARA OS STEITES!!! BANDO DE IDIOTAS!!!

  3. malvado

    só para lembrar o bozo não autorizou mas a camara foi lá e derrubou o veto do presidente né ! isso a globo e os psicopaPTas não falam kkkkkkkkkkkkkk

  4. BOLSONARO NUNCA MAIS

    Menos de um ano para as eleições de 2022, o governo do presidente Jair BOLSONARO (sem partido) vive seu pior momento, segundo pesquisa da Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (10). A reprovação ao governo subiu de 45% para 56%, entre julho e novembro deste ano. Já a aprovação caiu de 26% para 19% no período. Além disso, 69% dos entrevistados acham que BOLSONARO não merece ser reeleito.
    A pesquisa indica ainda que BOLSONARO perdeu popularidade também entre quem votou nele em 2018. Até agosto, 52% de seus eleitores avaliavam seu governo como positivo, contra 15% que consideravam negativo. Agora, esses índices são 39% e 28%, respectivamente.

  5. BOZO (O SENHOR INFLAÇÃO)

    LULA, alcança quase 50% das intenções de voto e Sergio Moro que foi escorraçado por BOLSONARO, ultrapassa CIRO GOMES em nova PESQUISA.
    Atual PRESIDENTE JAIR BOLSONARO teria apenas 21% dos votos no primeiro turno; levantamento possui uma margem de erro de 2,2 pontos percentuais. Kkkkkkkkkkk tá ruim pra tu BOZO, tú vai se lascar…

  6. Lion

    As falácias do jornalixo BOBo só têm vida útil de horas…..kkkkkkkkkk…. Ontem a PEC não passava no 1º turno. Passou. Ontem a PEC não passava no 2º turno, Passou. As carpideiras vermelhas não se cansam de passar vergonha a longo prazo….kkkkkkkkkk….

  7. Ex Eleitor do Coisa Ruim

    Sertanejo, nos outros países não tem idiotas e nem imbecis como fala o próprio BOLSONARO. Se enviarem dinheiro 💰💰💰💰 para Amazônia o CENTRÃO e toda corja do Bozo vão fazer é PIX que nem fazem com o orçamento secreto. Para os defensores deste maldito governo, na próxima semana haverá aumento de combustíveis. O BRASIL tem Presidente???? Ecom o aumento do Dólar o Ministro Paulo Guedes está rindo D++++. Este é o governo que não corrupção ???? Roubaram agora o dinheiro 💰💰💰 dos precatórios. Qual o próximo roubo????

  8. Sarcástico

    Depois do exército tomar cerveja de luxo, comer picanha, e outros quitutes superfaturados, como leite condensado. Chegou a hora da turma se exercitar… espere… vejo Tênis super caro e rasgados na costura?? voootteeee , volta Lula, meu filho, tua corrupção ta menor que a do Bozo.

    O TCU (Tribunal de Contas da União) abriu uma investigação para apurar a compra de 634 mil pares de tênis pelo Exército ao custo de R$ 53,8 milhões. O Ministério Público que atua no órgão recebeu denúncias de que os calçados foram entregues com qualidade inferior e que alguns apresentaram defeitos ainda nos depósitos das Forças Armadas….

  9. Setanejo

    AHHHHH….. Agora entendi, porque os amerrrrrrrrrrricanos não querem enviar os milhões de dólares para proteger a Amazônia para deixar nas mãos do protetor dos garimpeiros e incendiários.

    Eles vão usar para outros fins, a desconfiança veio, quando ele recusou essa fortuna, vinda mas com o controle das ONGS, queria que visse direto para eles… entendi.

  10. Renato silva

    Olha o que essa esquerda maldita faz, comemorando a vitória do Ortega na Nicarágua,esse mesmo presidente prendeu os seus concorrentes e essa democracia que o Petista prega,os mesmo apoiaram maduro,Chávez,Fidel e outros ditadores sanguinários, são os mesmo que acham bom o que tá acontecendo na Argentina olha quanto vale a moeda da Argentina, esquerda e o câncer do Brasil

    1. Sarcástico

      Eu quero saber de Ortega da Nicarágua seu mané!!!
      Quero o controle da inflação, quero o nosso país melhor e claro torcer para um mundo melhor seja na Nicaragua e ou na Coreia do Norte. Mas infelizente o mundo vai levar um tempo enquanto tiver os Trumps e Bozos da vida.

      Voce tá alucinado com essas informações que só serve para encobrir a incompetência desse presidente.

  11. AQUI NAO TEM OTÁRIO

    Em meio a crise na educação o ministro da educação vai à Paris, passar uma semana.
    Toma gado o que vocês queriam, em qual país do mundo o ministro de uma pasta, viaja para Paris em Férias(?!!) EM MOMENTO DE CRISE, A EDUCAÇÃO NAO PRECIA DIZER TÁ UM AVACALHAMENTO.

    Pago com o erário?
    Oui oui.
    Le Brésil des corrompus

    TOMA GADO O QUE VOCÊS QUERIAM
    E AINDA OUSAM VIR FALAR DE PAULO FREIRE.

    Carlinha bimbate tu es une vieille qui pète beaucoup

    1. Lulapetismo

      TOLLETE PRENSADO E SEUS PSEUDÔNIMOS…. AQUI NÃO TEM OTÁRIO, SARCÁSTICO, SERTANEJO.
      A SENHORA É BEM CRIATIVA E NO ENTANTO ” AQUI NÃO TEM OTÁRIO NÃO” TÊM VÁRIOS SARCÁSTICO…

  12. AQUI NAO TEM OTÁRIO

    Uma grande quadrilha, nunca antes vista na história desse país se apoderou da nação, até quando os brasileiros vão ficar passivos?

    Não tenham dúvida tentam corromper a todos interferido na PF, no judiciário e até na fundação Palmares, vejam vocês… pior, querem dá um tom de legalidade ao que é ilegal, ao que é inconstitucional. Então o que é corrupção deixa de ser, pois não há investigação, e, para a ROUBALHEIRA GIGANTE, vem o amparo legal. A cada dia os bandidos se aperfeiçoam mais. Onde já se viu, por exemplo orçamento secreto? O dinheiro é público, será que os defensores desse presidente entende a gravidade?

    O BTG Pactual, o banco do ministro da economia teve um lucro liquido de 1,743 BILHÕES, no trimestre
    Um aument de 74%, ora senhores, com a economia cambaleando, os negócios parados?
    Lembram da operação da venda dos papeis do BB de 3 Bilhões, de forma inédita vendeu ao BTG, por 300 milhões. Esse é o reflexo. Cada um componente desse governo que roube uma boa parte das riquezas dos brasileiros.

    Ainda tem otário que fica gritando:
    E o Lula? e o Lula?

  13. Alagoas

    A farra do ORÇAMENTO SECRETO com o PIX do CENTRÃO e do governo BOLSONARO, lembrando que os deputados já deram calote dos precatórios. Meu avô trabalhou a vida inteira e só falava em receber os precatórios, morreu e não recebeu e quem estava ainda com vida, na esperança de receber os precatórios o governo BOLSONARO já deu o calote.

  14. Renato silva

    A caneta de um mau jornalista pode fazer tanto mal quanto um bisturi de um mau médico,esse jornalista mequetrefe e esse exemplo, jornalista com cara de comunista ele não consegue escrever as verdades e começa a escrever narrativas,acho que ele tem abstinência a valores que recebia antes no governo do câncer da esquerda que já estão loucas,o desespero e tão grande que já querem o Alckmin na sua chapa kkkkkkk

  15. Otreblig

    Vai vendo Brasil o governo que se diz pregar honestidade e transparência.
    O calote foi aprovado, agora vai ter dinheiro pro programa eleitoreiro.

Comments are closed.