FMI prevê agravamento da crise no Brasil e crescimento pífio em 2022
   27 de outubro de 2021   │     1:37  │  30

O ministro da Economia, Paulo Guedes, é comparado ao personagem Rolando Lero, da Escolinha do professor Raimundo, programa humorístico apresentado pelo Chico Anísio. Tem explicação para tudo, se atrapalha, tenta enrolar e depois é salvo pela complacência – no caso do ministro, a complacência do presidente Jair Bolsonaro, que sabe estar sendo enrolado, mas pior sem ele.

Vamos recapitular algumas pérolas do Guedes desde a posse de Bolsonaro na presidência. Começando com o “crescimento em Vê” para a economia, uma bravata que o ministro já não ousa mais repetir, passando pelos ‘trilhões de reais” que viriam com as reformas, outra brava, até chegar ao preço do botijão do gás de cozinha a 35 reais, uma promessa que de tão irreal se transformou em chacota.

Vai vendo, Brasil.

Agora imaginem essa outra pérola do Guedes, que vamos reproduzir com uma comparação simples. Vamos lá. Imagine alguém colocando o anúncio da venda de uma casa, e observando que “daqui a 30 anos” essa casa não estará valendo nada, ou seja, valerá zero. Pois foi exatamente isso o que o Guedes disse em relação a Petrobrás, ao comunicar que vai propor a venda da estatal.

Depois de mais um exercício de futurologia, passando “pelo hidrogênio e a energia nuclear” como fontes futuras de energia renovável, que desbancará o petróleo como fonte energética e tornará a Petrobrás numa sucata inservível, o Guedes garante que a estatal se tornará um peso morto e defende a sua venda agora.

Mas, será que ainda existe alguém que acredita no que o Guedes diz? Acho que nem ele mesmo acredita nos seus devaneios. Tanto é assim, que o ministro da Economia mantém o seu dinheiro aplicado num paraíso fiscal, nas Ilhas Britânicas, através de uma “offshore”, que é o biombo em inglês encontrado para disfarçar o termo em português para “empresa fantasma”.

E como o mercado não é bobo para cair na conversa do Guedes, as previsões para 2022 são as piores possíveis e, para a geração que havia esquecido falar do FMI ( Fundo Monetário Internacional ), o fantasma voltou a fazer previsões catastróficas para o Brasil. Segundo o FMI, a economia brasileira só vai crescer 0,5%, ou seja, meio por cento, no ano que vem, e o país pode entrar em estagnação.

Ou seja, não tem consumidor para comprar e ainda assim os preços não caem; tipo a carne, que a China suspendeu a importação, mas continua cara nos supermercados. Ainda tem aquela do Guedes na reunião ministerial em abril do ano passado, quando ele prometeu colocar “uma granada” no bolso do funcionalismo público, para congelar os salários.

E colocou. Acontece que a granada ameaça agora explodir a reeleição do Bolsonaro e Guedes tenta consertar os erros, agravando ainda mais a crise – que ele espera empurrar para frente -, com o programa “Renda Brasil” – que é na verdade a compra disfarçada de votos para a eleição e vigora só até dezembro de 2022,  depois acaba.

O dinheiro para esse programa eleitoreiro virá – imagina Guedes -, com o calote no pagamento dos precatórios, que o governo tenta oficializar com o apoio do Congresso Nacional, mas que deverá acabar mesmo é com uma enxurrada de recursos no Supremo Tribunal Federal, que já decidiu que tem de ser pago.

Até lá o Guedes seguirá rolando lero e engordando sua conta bancária no paraíso fiscal, com a valorização do dólar.

 

 

 

 

COMENTÁRIOS
30

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Renato silva

    Pseudojornalista eu quero que vc comente o que os ministros estão falando do relatório da CPI,falando que não tem fundamento jurídico nenhum para punir ninguém na CPI kkkkk, falou que. CPI só teve conotação política,todo mundo sabia desde o começo,uma,Uma CPI com Aziz,Renan e Randolph e a mesma credibilidade do Bob

  2. BOZO (O SENHOR INFLAÇÃO)

    Em carta da prisão, ROBERTO JEFERSON afirma que BOLSONARO e FLÁVIO se viciaram em DINHEIRO PÚBLICO e diz que vai convidar MOURÃO para o PTB.
    ROBERTO JEFERSON está preso no complexo penitenciário de Bangu, na Zona Oeste do Rio.

  3. Itan

    Olha o resultado do golpe! Depois que tiraram a presidente Dilma o bujão de gás aumentou mais de 50% acima da inflação. Volta minha presidente querida.

  4. Renato silva

    Meu amigo o cara falar que jornalismo idôneo e ser jornalista de oposição esse cara é a escória da humanidade, jornalista idôneo e falar a verdade e não inventar as coisas,e falar que na Venezuela a moeda e valorizada então vc tá cheirando obra onde um bode,então já que vc e jornalista de oposição então fale do governo de Alagoas

    1. Roberto Villanova Post author

      Renato, o grande Sócrates morreu perguntando o que era a verdade e ninguém respondeu, contudo, você sabia e não disse nada, né? Que desumano és…mas, desafio-o: aponte uma mentira que escrevi, uma sequer! Topas?

      1. Lulapetismo

        Digo sim as suas mentiras e a pergunta não foi pra mim.
        O preço da gasolina você sempre aumenta dizendo que 9 reais, 8 reais.
        O preço médio da gasolina é 6, 40… está alto sim é uma verdade absoluta da crise energética mundial e no Brasil, não podia ser diferente e sem esquecer a roubalheira petistas na Petrobras.
        Se jornalista chapa branca não presta e o chapa preta comem no mesmo prato.

        1. Roberto Villanova Post author

          Misericórdia…aumentastes a gasolina para 9 reais, foi? Eu nunca disse isso, mas, acredito que vai chegar lá porque aqui em Brasília, no Plano Piloto, na Asa Norte, a gasolina tá a 7 reais e 45 centavos. Vou fazer arminha, quem sabe, o preço cai, né não?

          1. Lulapetismo

            Não precisa de arminha pra gasolina o preço cai.
            Quem sabe a turma do LULINHA, nos cofres da Petrobrás a gasolina cai e junto a falência da Petrobrás.

      2. Lulapetismo

        Por isso que você não inventa e só aumenta… E é seletivo em relação aos corruptos, os petistas são os imaculados.
        Já se for Bolsonarista é por suposição no tal do achismo e pronto. Já que você é “bem informado” diga, quais são os processos que o presidente Bolsonaro, responde na justiça e se tem alguma condenação por corrupção?

  5. Ex Eleitor do Coisa Ruim

    O presidente mais incompetente da História do Brasil chama-se BOLSONARO, a pior desgraça que o Brasil criou. Nem, José Sarney o campeão da INFLAÇÃO foi tão miserável. Collor foi Ruim, LULA foi ruim, DILMA foi péssima e ruim, Michel Temer foi pior ainda, mas posso dizer com toda certeza: BOLSONARO é a pior desgraça que o o BRASIL tem. Não existe palavras que descrevam o pesadelo e o mal que este miserável causa a POPULAÇÃO Brasileira.

    1. Lulapetismo

      Ex ELEITOR DO COISA RUIM E QUE NUNCA FOI E SEMPRE FOI DO COISA PIOR LULAPETISMO. VOCÊ ESCREVE PARA AS PESSOAS QUE TEM MEMÓRIA CURTA.
      QUEM FALA QUE NINGUÉM PRESTA SÃO VOCÊS DE ESQUERDA. MOSTRE UMA ROUBALHEIRA DO PRESIDENTE BOLSONARO?
      QUE ELE RESPONDE PROCESSO NA JUSTIÇA?

  6. EX- ELEITOR DO LADRÃO.

    Enganchou foi, vai amarelar, Ou vai colocar o comentário? Decidi aí comuna, devoto do LADRÃO! Se amarelar, eu vou colocar no face aqui mesmo na gazetaweb. BOLSONARO 22. O choro é livre.

  7. Albert Einstein

    Alguém tem dúvida que nos governos PT (mesmo com muitos problemas de corrupção) vinha diminuindo a desigualdade social?
    Bastou a Dilma sair, para que essa desigualdade voltasse a crescer. Bem, isso, são estudos, mas também podemos ver isso através de nossos sentidos, visão, audição e estômago.
    Infelizmente a coisa tá feia, isso, é lamentável!!

  8. Edu

    Oiiii?!?! Caro blogueiro não publique seus conteúdos com base em frase soltas pega mal. Foi o próprio FMI que ELOGIOU o desempenho econômico do Brasil por ter sido melhor que o esperado, ELOGIOU as autoridades políticas por sua resposta política decisiva aos pactos da pandemia ou fraudemia como queira, sobre os mais vulneráveis. Podem olhar, ta lá no jornal (gazeta do povo), que faz um respeitado jornalismo, e muito coerente, lá não tem jornalecos ou blogueiros travestidos de jornalista que sente o prazer de iludir, enganar e/ou desinformar o povo, que até podem, mas só meia dúzia de “fanáticos imbecilizados” não é caro blogueiro?! pelo ex presidiário de 9, que além da sua biografia repleta de corrupção, cachaça e até cadeia, foi delatado atualmente por um comparsa chavista e do ditador Maduro, onde este diz que o ex presidiário de 9 dedos recebeu dinheiro do NARCOTRAFICO e ainda dizem que temos um delinquente na presidência. E antes do blá blá bla do combustível, da carne e do gás, façam assim, encham o tanque dos possantes esquerdistas com álcool 70%, e façam uma sopa de máscaras no quintal, no forno a lenha, mas pode usar gravetos claro! a final ” fique em casa, a economia agente vê depois” que é a melhor coisa não é?!?! Aceitem em 2022 vai ser Bolsonaro outra vez não tem mais jeito!

    1. Roberto Villanova Post author

      Caro Edu, dizem que a Gazeta do Povo é o Diário Oficial do Planalto. É o que eles dizem. Na duvida, não leio Diário Oficial do Planalto.

      1. Edu

        Ok! é notória a sua revolta com a perda das eleições de 2018 e pelo visto vai continuar na agonia, ontem a esquerdolandia sofreu mais uma derrota, pois ontem o relator e ministro tse Filipe Salomão votou contra a ação do PT contra o Presidente por disparos em massa no whatsapp, pois são três anos sem apresentar um print se quer de uma msg ou um número de telefone, inclusive a “jornalista” Patrícia melo que criou está fake News perdeu um processo para o Luciano Hang sobre tal feito.

        1. Roberto Villanova Post author

          Meu amigo Edu, só para esclarecer: nunca disputei eleição, por isso nunca perdi eleição; não sou filiado a nenhum partido, por isso posso falar; e não preciso – e até recusei -, cargo público, inclusive agora, e só escrevo o que eu penso, sem me preocupar se vai desagradar. O que eu gosto mesmo é de ler e isso ninguém pode me impedir. Forte abraço.

  9. BOLSONARO NUNCA MAIS

    presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, chamou o chefe do Executivo brasileiro, Jair BOLSONARO (sem partido), de “imbecil”, “palhaço” e “irresponsável” por associar a vacinação contra a Covid-19 à AIDS.
    “O imbecil do Jair BOLSONARO no Brasil… imbecil, palhaço, disse ontem uma estupidez típica de alguém de direita, desprestigiado. […] Ele disse que as vacinas contra o coronavírus, quando aplicadas, causavam Aids”, declarou Maduro em discurso transmitido pela TV estatal do país. E o Bonito não faz nada ????

    1. Carlos

      ” GRANDE LALAU MADURO” FALANDO DA SUA E SOMENTE SUA ESTATAL LALAU MADURO. ONDE CHEGOU A ESQUERDA RADICAL BRASILEIRA. E OS MILHÕES DE VENEZUELANOS QUE FORAM OBRIGADOS SAIR DO PAÍS.
      POR ONDE ANDAS BOLSONARO NUNCA FOI E LULA SEMPRE FOI?

  10. EX- ELEITOR DO LADRÃO.

    Aqui é o jornazismo do quanto pior melhor. Não sei porque o senador Collor admite em seu jornal um blogueiro inimigo do presidente Bolsonaro, desse jeito não vai ganhar a disputa com o renanzinho. Se depender do meu voto, já estou procurando uma terceira via.

  11. Renato silva

    Existe dois tipos de jornalista o que trata a notícia de forma correta independente de motivação política e tem o jornalista mau caráter e o que coloca o fígado para difundir a mentira,seja idôneo e fake a notícia da forma correta,todos nós sabemos que o Sr sempre foi jornalista de esquerda e comedor de jabá perdeu a boquinha e fico triste de ver pseudojornalista não falarem nada quando o direito de jornalistas são tirados,e ainda falam do regime militar,vc e uma vergonha para o jornalismo

    1. Roberto Villanova Post author

      Agora entendi Renato. O jornalista idôneo é o jornalista chapa branca. Mas, e se o chapa branca defender outro governo, como fica? Daí, eu sou da escola que ensina assim: jornalismo é oposição, o reste é colunismo social.

  12. LULAPETISMO

    ” Vamos cruzar os dedos que se confirme a previsão, pois é uma noticia ótima para esquerda a miséria é a palco preferido do quanto pior melhor …

  13. BOZONERO

    Porquê dar uma única pedalada foi motivo de uma punição máxima. Enquanto andar de Bicicleta sem constrangimento não causa problema algum?
    Quem vai apertar o freio da Bicicleta desgovernada?
    Porque os juros pela primeira vez está sendo aumentado para conter a inflação Mesmo com o consumo baixo?

  14. BOZONERO

    Vai vendo Brasil… vai vendo.
    Vai vendo o Guedes aumentar sua fortuna e a família Bolsonaro enriquecer. Enquanto isso os toscos ficam falando do Lula da China e repassando mentiras nas redes sociais a favor do medíocre.

  15. Rômulo Ferreira

    Já passa de uma aberração isso que chamam de governo. Dentro tem o matador em série da pandemia e tem a raposa guardiã do galinheiro, que desfalcou o BB num golpe bilionário e mandou tudo pro paraíso fiscal.

  16. Alex

    Roberto, vai postar ou não a colocação do Brasil entre os 100 paises com gasolina mas cara? Você prometeu fazer um levantamento de inflação nesses países e comparar com o Brasil. Compare também o índice de analfabetismo, a corrupção, quais desses países participam do Foro de São Paulo. Deixe de mi mi mi, quero ver a tua cara com a parceria do Hadad com o Geraldo Alckmin, o seu PT com o PSDB do Fernando Henrique Cardoso, alque que você sempre desqulificou.

    1. Roberto Villanova Post author

      Alex, não diga nada a ninguém. É segredo. Não dá para comparar nem com a Venezuela, o Real é a moeda que mais se desvalorizou no mundo. Aí, fica difícil. Mas, não diga nada a ninguém pra não assustar. Sim, na Venezuela tem gente procurando comida no lixão e disputando osso com cachorro.

Comments are closed.