Preço do combustível e gás sobe, e Bolsonaro admite apagão elétrico
   28 de setembro de 2021   │     20:09  │  23

Demorou, mas o presidente Jair Bolsonaro finalmente admitiu que o país corre o risco de apagão no fornecimento de energia elétrica. Para prevenir o pior em 2022, o governo deve anunciar a volta do horário de verão, em mais um retrocesso à política implementada nos governos anteriores.

Bolsonaro jogou a toalha e admitiu que “não pode fazer nada”, e o mais complicado para a população é que haverá aumento na conta de energia elétrica para compensar a produção à base da energia térmica, que é mais cara.

Para cada 100 KWh consumido, haverá o acréscimo de 14 reais e 20 centavos na conta de luz. Mas, apesar do apagão iminente, o governo nega que haverá racionamento, o que a população evidentemente não deve acreditar.

O mês de setembro está terminando com essa abocanhada no orçamento doméstico, agravada pelo aumento no preço do combustível e do gás de cozinha; o litro da gasolina vai passar dos 7 reais e o botijão de gás passará dos 100 reais, o que levou o presidente da Câmara, Arthur Lira, a convocar uma reunião com os líderes de diferentes partidos para esta quarta-feira, 29, a fim de discutir os aumentos.

Bolsonaro culpa os governadores pelo aumento no preço dos combustíveis e do gás de cozinha, referindo-se ao ICMS cobrado pelos estados, mas não é verdade, ou seja, é mentira que a culpa seja dos governadores. Para comprovar a mentira, basta ver que o ICMS permanece no mesmo percentual de 24,7% que é cobrado desde 2014.

Até mesmo o preço do barril de petróleo caiu; em 2014 o barril custava 76 dólares e 98 cents e agora está sendo vendido a 74 dólares e 39 cents. Na verdade, a culpa é da política de desvalorização do real empregada pelo governo Bolsonaro, que elevou o dólar de 3 reais, em 2014, para 5 reais e 48 centavos no câmbio desta terça-feira, 28.

Com esses aumentos exagerados nos preços dos derivados do petróleo e energia, o custo de vida disparou. O preço da cesta básica ficou fora de controle porque a maioria dos produtos está atrelado ao dólar, e o IBGE ( Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística ) já contabilizou 2 milhões de famílias que estão passando fome.

Vai vendo Brasil…

 

COMENTÁRIOS
23

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

    1. Carlos

      Dá nojo o senador Renan Calheiros, padrinho da esquerda ridícula de Alagoas, forçando a barra pra arrancar dos convocados da CPI 19, o depoimento que ele quer,lembra um delegado do século 19, do interior onde suposto acusado era acusado sem prova.

  1. Sherlock Homes

    Porque será que o Flavio Rachadinha, mansão de 6 milhões, só vai na CPI, defender malandro?
    Só aparece quando é o apoiador do Bozo. Nossa que preguiçoso, não ta nem ai para esclarecer as 600 mil mortes, o gado que se lasque. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk e não vote nele nao pra ver?

  2. 13trezão

    Lula presidente de novo pro bem do povo! Pelo fim da carestia e a volta dos empregos nas indústrias e comércio.

  3. Carlos

    Falar mal do governo Bolsonaro, que não tem uma condenação por corrupção e defender a volta do PT,ao poder pra mim não é uma pessoa séria.
    O TOLLETE PRENSADO, É UM DESSES USA VÁRIOS PSEUDÔNIMOS E VIVE COMENDO NO COCHO DO SENADOR RENAN CALHEIROS!

  4. santos

    esse jornalista deve ser doido ou come merda, todos sabemos que o icms de alagoas e´ de 29%, o mais caro do brasil

  5. desportista

    Tic tac tic tac depois da tempestade vem a bonança. Ano 2001(FHC): inflação e apagão. Ano 2002 (eleição do Lula): a partir do ano seguinte Lula acabou com o apagão e trouxe a inflação para níveis de primeiro mundo. Ano 2021 (Bolsonaro): inflação e risco de apagão. Ano 2022 (adivinhem quem vai fazer o Brasil ser feliz de novo). Abç

  6. Contador de histórias

    Era uma vez…: Em um mundo distante, existia uma grande caverna, onde havia fartura material, para 513 monstros, eles estabeleciam as regras daquele mundo, não se contentavam com a fartura material, queriam mais e mais, em tese esses deveriam seguir as regras para que a comunidade desse mundo pudesse viver bem. Ocorre que justamente eles, não respeitavam as regras, viviam em outro mundo, mas se apresentavam como monstros bonzinhos, em suas propagandas, embora o povo daquele mundo conhecesse bem o que se passava naquela caverna. Quando um monstro que nunca foi destacado, nunca apresentou sinal algum de compaixão pelo próximo, nunca se preocupou com justiça equânime, nunca se esforçou para que aquele mundo vivesse melhor, saiu da caverna. Oportunista, um viu uma grande possibilidade de sair dos bastidores, para o cargo maior, em outra caverna próxima com mais destaque. Então saiu gritando da caverna, correndo feito louco, dizendo que estava tudo errado, que ele não concordava com aquilo, o mais interessante é que durante 3 décadas, ele compartilhou prazerosamente da convivência dos outros monstros, sendo um dos mais experientes em matéria de enganar a todos. Mirando a caverna com maior destaque disse que era diferente e que iria consertar aquele mundo. O povo carente de grandes líderes, foi engando, pois os tentáculos do monstro cresceu, ao comandar a caverna maior. Foi assim que esse mundo passou a sofrer ainda mais.

    1. alexandre

      EMBORA O “CRISTÃO” JAIR BOLSONARO PROPAGUE QUE COMIA GENTE COM A GRANA DO AUXÍLIO MORADIA, ELE SE NOTABILIZOU NA CÂMARA DOS DEPUTADOS POR SER UM COMEDOR DE FOLHAS. NÃO SEI O QUE ISSO SIGNIFICA. ALGUÉM PARA AJUDAR?

  7. Humberto

    O desgoverno Bolsonaro acaba de aumentar o preço do diesel pela enésima vez este ano, caminhoneiros cadê vocês hein ??

  8. Observador

    Tudo isso porque deram um golpe, para atender aos interesses de grandes empresários, latifundiários, banqueiros e líderes evangélicos, que controlam seus currais com mão de ferro. O povo é claro, se f*.

  9. Otreblig

    Já viu em algum lugar um incompetente fazer algo pra ajudar sua Nação , seu povo . Faz não, porque lhe falta capacidade, lhe falta conhecimento. E assim o povo sofre com a volta da inflação em alta , chegando a dois dígitos.

  10. Rômulo Ferreira

    Ruim é que todos pagam o custo de vida crescente, enquanto que devia recair somente sobre aqueles que votaram nesse presidente Boso assassino e corrupto. É o que eu acho e quero que ele saia logo para a população poder respirar.

  11. Willames silva

    Se foi errado ou não o fim do horário de verão ou que critérios foram adotados na época para o fim não sei, mas, vejam bem como é o jornalismo de esquerda. Deixam palavras soltas, para dar a entender que esse horário de verão, foi instituído em gestões de anteriores, que não deixa de ser o caso, MAS, não foi algo elaborado pela PETRALHADA, como se faz parecer. Horário de verão que instituiu foi GETÚLIO VARGAS, na década de 40, mas enfim, a crise mundial que se passa e a brasileira alavancada por esses políticos e “formadores de opinião” do contra, se faz bem por merecer onde nos estamos, afinal de contas, “eles” resolveram todos os problemas do mundo, enquanto estavam à frente, não foi? Piada vocês…..

      1. Willames silva

        kkkkk…ofensa de defensor de bandido pra mim, é a mesma coisa que merda sem cheiro. Nem pra dizer que é merda, serve.

  12. Lion

    O jornalismo BOBo insiste em narrativas falaciosas, distorcendo os fatos. Por outro lado, segue a CPI do circo, sem rumo, tentando fechar um relatório trôpego. E o Ladrão mor, ainda escondido, sem poder sair, com medo de levar um galináceo prematuro nas costas, tal qual o Macron. Situação difícil para essa oposição… Segue para 2022, vai ser por WxO….

  13. Denis

    E os comunistas deixaram de comer criancinha para papar mitos bozoicos??? Lula 20 pontos à frente do presidente bozoico vai arrastar no 1° turno????

  14. Opressor, o bolsonarista

    Para defender o nosso presidente não importa a subida dos preços. Pode o gás custar 200 reais e a gasolina 20 reais o litro. Fechado com Bolsonaro!

Comments are closed.