“Nada não está tão ruim, que não possa piorar”, diz Bolsonaro
   27 de setembro de 2021   │     15:29  │  15

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou o índice da inflação acumulada nos últimos doze meses, com registro recorde de 10,05%, o maior percentual inflacionário desde a criação do Plano Real.

Na mesma pesquisa, o IBGE constatou que 2 milhões de brasileiros estão sobrevivendo sem nenhuma renda, ou seja, estão passando fome. A situação se agrava com o contingente de 14 milhões e 700 mil brasileiros desempregados, e mais 19 milhões de brasileiros “desalentados”, ou seja, que desistiram de procurar emprego.

O governo Bolsonaro ainda não reagiu aos números do IBGE, mas o ministro da Economia, Paulo Guedes, continua com o discurso de que a economia vai se recuperar e os preços dos alimentos vão se estabilizar até o final do ano.

Acontece que o aumento dos preços dos alimentos e dos combustíveis é resultado da política do governo de flexibilização em relação ao dólar. No que se refere aos combustíveis, a justificativa do governo culpando os estados pela cobrança do ICMS não é verdadeira, porque o ICMS permanece no mesmo percentual desde 2013.

Ou seja, o governo federal mente quando culpa os governadores pelo aumento do preço dos combustíveis.

Para agravar ainda mais o quadro, a repercussão negativa sobre as ações do governo Bolsonaro no que se refere à defesa do meio-ambiente e aos compromissos com a questão climática, levaram um grupo de 107 empresas brasileiras de ponta a divulgarem o documento “Empresários pelo Clima”.

O documento cobra do presidente Jair Bolsonaro o compromisso com as questões ambientais e climáticas, para que seja lido e apresentado em novembro que vem, durante a Conferência das Nações Unidas, que será realizada em Glasgow, na Escócia.

Essa cobrança dos empresários reproduz a avaliação negativa sobre o discurso de Bolsonaro na abertura da Assembleia da ONU, em Nova Iorque, quando o presidente brasileiro apresentou um quadro que não corresponde à realidade, sobre os cuidados do governo no que se refere à preservação da Floresta Amazônica.

Ainda ecoa mundo à fora o discurso do ex-ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, orientando para se aproveitar do momento em que todos estão preocupados com a pandemia do coronavírus, para ir “passando a boiada”, ou seja, desmatando tudo e exportando a madeira de lei derrubada.

O pior é que autoridades ambientais dos Estados Unidos apreenderam a madeira brasileira exportada ilegalmente, com certificado ambiental fraudado.

MAS, NADA NÃO ESTÁ TÃO RUIM QUE NÃO POSSA PIORAR

Na solenidade de comemoração dos 1.000 dias de governo, o presidente Jair Bolsonaro admitiu que “nada não está tão ruim, que não possa piorar”. Mas, observou que “nós não queremos isso”.

Ou seja, que as coisas piorem.

O presidente se referiu ao preço da gasolina, observando que desejava que estivesse a 4 reais o litro – e, ainda assim, estaria muito caro; se referiu ao dólar, que ele desejava que estivesse valendo 4 reais e 50 centavos para 1 dólar – e, ainda assim, estaria muito alto, uma vez que o dólar é parâmetro que corrige o preço dos alimentos.

Na verdade, nos 1 mil dias de governo, a única obra foi a pinguela de 18 metros no Amazonas, que custou 255 mil reais e o governo gastou quatro vezes mais com o deslocamento da comitiva para inaugurá-la. Se o próprio presidente admite que nada está tão ruim, que não possa piorar, o que virá a seguir além da fome que voltou feroz para 2 milhões de lares brasileiros?

COMENTÁRIOS
15

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Carlos

    TOLLETE PRENSADO!
    FOI VISTO EM TEOTÔNIO VILELA!
    DISFARÇADO DE FRADE, NA PRESTIGIADA INAUGURAÇÃO DAS CASAS POPULARES DO PRESIDENTE BOLSONARO.

  2. PAULINE

    ENQUANTO ISSO O NOSSO PRESIDENTE TA AI ENTREGANDO OBRAS E EM TODO O BRASIL E LEVANDO MULTIDÕES DO BEM AO SEU ENCONTRO,VÃO PARA AS RUAS IMPRENSA E A ESQUERDA KKKKK

  3. BOZOCOCA, primo do HELICOCA

    A VERDADE É QUE O BRASIL ESTÁ VIVENDO MEIO QUE REFÉM DE UM PUNHADO DE MILICIANOS. A BOA NOTÍCIA É QUE ESSA TURMA DO MAL É FORMADA POR ESTÚPIDOS QUE PRIVILEGIAM A FORÇA BRUTA, DIFERENTE DOS TUCANOS. FHC, POR EXEMPLO, TINHA ESTOFO E UMA BOA ARTICULAÇÃO. OS CORRUPTOS QUE NOS GOVERNAM HOJE LOGO SERÃO VARRIDOS.

  4. Lion

    De narrativa em narrativa, o jornalismo BOBo consegue se superar. Luladrão continua escondido, a CPI do circo fechando o envelope do relatório, sem nada de concreto e a 3ª via ainda não existe….

  5. Carlos

    O Bob, não é a Globo e no entanto que fazer os seus leitores de bobo.. Em 2015, a inflação no governo do PT, foi de 10, 67

    1. Economista Alagoano

      Naquele momento a inflação era muito bem justificada, pois havia um crescimento econômico.
      Crescimento econômico e inflação caminham de mãos dadas: a inflação também é um indicador do quão aquecida está a economia. Isso justificou a inflação em 2015, como também em todos os anos desde a era do real. MAS ISSO NÃO SE APLICA NESSE GOVERNO, PORQUE MESMO NÃO HAVENDO CRESCIMENTO A INFLAÇÃO TA GALOPANTE, OS ECONOMISTAS ACENDERAM O SINAL AMARELO DE QUE CLARAMENTE TA HAVENDO RECESSÃO.

      1. Carlos

        Kkkkkkkkkkkk,
        Conte outra !
        Economista Alagoano!
        Explica a tarifa das bandeiras de energia criado no governo do PT!
        Que foi em relação a falta de chuva e as termoelétrica é mais onerosa!
        Estamos vivenciando a maior estiagem do últimos 92 anos!
        Vamos ser honesto nas críticas e não manipulando o povo…
        Que precisa domar a inflação sim e a pandemia é uma realidade que tem às consequências é inegável.
        PT, nunca mais e já votei no Lula e Dilma.
        E na última Ciro Gomes.

    1. Sherlock Homes

      Vamos rir, vamos rir, vamos rir, é mais difícil estudar para entender o mundo em sua volta, é mais fácil criar “memes” ou uma palavra de efeito, idealizado pelo gabinete do ódio e espalhado nas redes.
      Se a senhora tivesse o cuidado de analisar os estudos feitos em diversos países, facilmente iria entender, que aqui, só não foi pior a corrosão na economia. graças aos governadores que exigiram que as pessoas ficassem em casa, nos países que seguiram rigorosamente as instruções dos cientistas, como isolamento social, uso de máscara, mesmo prejudicando a economia, naquele momento, o que era inevitável, esses se levantaram primeiro, pois o impacto foi menor. Isso todos os economistas do Brasil, alertaram. Mas é mais fácil, arrumar um culpado, aliás como, é o modus operandi desse governo. Então diga que foi a China, foi a Maldita esquerda, que foi o PT, mas nunca diga que foi o grande líder do desastre brasileiro.

  6. Raimundo Silvrestre

    Lamentável tudo isso.
    Culpa dos brasileiros que odeiam, que acham que a fome se mata com fuzil.
    Onde está o nióbio que todo brasileiro ficaria rico?
    Onde está as usinas para tirar o sal da água do mar?
    Onde está o dólar controlado?
    O gás de cozinha à 40?
    Onde está o crescimento?
    Cadê as ideias que ele disse que traria de Israel?
    “olhe o que eles são e o que tem, olhe o que nós temos e o que somos”
    cadê os 15 ministérios no máximo?
    cadê o presidente que disse que iria “acabar com a reeleição”?
    cadê o “fundo nacional da pessoal com deficiência”?
    cadê a “desoneração da folha de pagamento”?
    Onde está o zêlo com a coisa pública, não esqueci do Salles, o mercador de madeiras brasileiras, oprocesso tá rolando, e ele, ele disse , em alto e bom tom, o meu melhor mininstro é o Salles, já com todas as denúncias.

    Não conseguiu sequer deixar a inflação sobre controle
    Tenho mais mil dessas promessas, eu me enganei, mas não me engano mais.
    Ao contrário de uns apoiadores dele, que falam um monte de titica aqui no Blog.
    Digo sem medo: O maior cabo eleitoral do Lula é o presidente atual, vejam, o meu exemplo, tenho 70 anos nunca votei no PT, mas não tenham dúvida se não aparecer uma via alternativa, no presidente atual eu não voto e não votarei em branco nem nulo. Faço questão de votar!!!

    1. Carlos

      Em parte concordo com o seu comentário e no entanto acho que você não votou no Bolsonaro. Não conheço o programa do atual governo que gastou do erário para armar a população. Sem esquecer que a corrupção é a que mais mata o povo de fome, falta de educação de qualidade, hospital públicos eficiente, geração de emprego etcetera. Não foi o PT, que inventou a corrupção apenas foi o partido que superou até os mais corruptos. Só a favor da terceira via e também não voto em branco.

Comments are closed.