Bolsonaro não quer acordo, porque seu último recurso é se manter no ataque
   24 de agosto de 2021   │     1:01  │  20

No famoso livro “O Príncipe“, de Maquiavel, tem o capítulo que trata das conquistas do poder com as armas dos outros, ou com sorte. Nada mais pertinente para definir o presidente Jair Bolsonaro e o momento atual do país.

Resumindo, diz Maquiavel que nesses casos – com a conquista do poder pelas armas dos outros ou com sorte -, o príncipe, ou o governante, para deixar o sujeito da oração contemporâneo, somente com muito esforço se mantém no poder.

Trazendo o ensinamento para o presidente, tem-se que Bolsonaro chegou ao poder com as armas dos outros, no caso, o juiz Sergio Moro e a operação Lava Jato, e teve ele a sorte de surgir como novidade na política – um ledo engano que se vê agora ludibriou muita gente.

Mas, há de se reconhecer que Bolsonaro sabia que não poderia manter a farsa indefinidamente; sem o menor constrangimento ele, que pregava a “nova política” e execrava o centrão, aliou-se ao centrão, e esse é o seu esforço para se manter no poder.

Para tentar desviar o foco dos fracassos, que atingem a política e a economia, só há uma maneira, que é mantendo o discurso de ataques às instituições, principalmente ao Supremo Tribunal Federal, que somente agora retoma o papel de guardião da Constituição, depois de tê-la deixado ser vilipendiada pela chamada “República do Paraná”.

Talvez por isso, Bolsonaro se sinta estimulado a atacar os ministros do STF, embora o ministro Alexandre de Moraes, seu alvo preferido dos ataques, junto com o ministro Luiz Roberto Barroso, tenha chegado ao Supremo depois da Lava Jato ter-se iniciado.

O processo que levou à condenação do ex-presidente Lula é simplesmente vergonhoso. Não se está aqui inocentando o ex-presidente à priori, o que se diz é que todo o processo que condenou o Lula, além de ilegal, consta com provas das acusações inverossímeis.

Sem duvida que por isso, o Lula ressurgiu como a grande vítima viva da República, que para alguns é algo como a ressurreição de Getúlio Vargas da era pós-ditadura do Estado Novo. Bolsonaro sabe disso e tem informações de que “o nove dedos” o derrotará, daí os ataques replicados.

Diante desse quadro, para Bolsonaro só resta manter os ataques ao sistema eleitoral eletrônico e, se o sistema permitisse a impressão do voto, ele estaria pedindo o contrário, ou seja, estaria pedindo para não imprimir o voto. O outro recurso é manter o discurso virulento contra o Supremo e a pregação do golpe.

Daí, de nada adiantará o esforço dos governadores na tentativa de buscar a conciliação e fazer Bolsonaro respeitar as regras do jogo democrático, porque isso significa retirar-lhe o único discurso que tem.  E com a crise econômica, o desemprego crescente e a desconfiança dos investidores, principalmente estrangeiros, não lhe resta outra alternativa, senão manter o discurso golpista com ataques às instituições.

 

COMENTÁRIOS
20

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. NÃO ENTENDO NADA

    O PRESIDENTE QUE PROMOVE FARRA MILIONÁRIA COM O CARTÃO CORPORATIVO, E DECRETA SIGILO ABSOLUTO, É O MESMO QUE COBRA TRANSFERÊNCIA DAS URNAS???

  2. Sem Nome

    “Bolsonaro não quer acordo, porque seu último recurso é se manter no ataque”…Roberto,chegará a hora que a farsa chegará ao fim e o vice Mourão o substituirá…será mantido os mesmos e como todo jogo será alterado o necessário à manutenção no poder,se vão conseguir?Isto será um novo capítulo desta triste história.

  3. Guilherme F.M. de Albuquerque

    kkkkk vamos rebanho kkkkkkk o cantor do chapelão e da prótese peniana kkkkkkkkkkkk convocou vocês para fechar o supremo kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  4. EX- ELEITOR DO LADRÃO.

    ESSE BLOG NÃO TEM OUTRA NOTÍCIA, SÓ TRAZ DESINFORMAÇÃO. ISSO É IMPRENSA, TEM CERTEZA? A RELIGIÃO AQUI É SER CONTRA BOLSONARO, O BLOGUEIRO E OS PARASITAS ESQUERDOPATAS, JÁ DORMI PENSANDO NO CAPITÃO. ATÉ O DONA MICHELE JÁ ESTÁ COM CIÚMES.

  5. 3Depois não diga que não avisei.

    Seu blogueiro, esqueça o presidente u. Pouquinho. E traz notícias de de justiça médico ligado a saúde de Alagoas, esse Dr deu 72 plantões simultâneos, tem também umas denúncias de contratação de funcionários para um gabinete que não existe. Fala alguma coisa.

  6. Mano Alves

    Um lixo desse não pode ser chamdo de Jornalista
    Envergonha o verdadeiro Jornalismo, esse mané é mais um vagabundo esquerdista que não mama mais nas tetas do governo. Verme,parasita.

  7. Kelmann

    Deu a louca no bolsonarismo. Depois do projeto do voto em papel ter sido enterrado, eles não falam em outra coisa que não seja 7 de setembro. Vão enfiar ozônio no rabo para ver se sossegam!

  8. Joaõ Carlos

    O povo esta morrendo de fome, sem emprego, sem perspectivas, sem saúde e vem uns desgraçados dizer que o Bozo é a defesa do povo brasileiro. É tua defesa bolsominions desgraçados. Tem que botar mesmo é essa Besta Fera e seus seguidores na cadeia.

  9. Renato silva

    Tuta engole tolete o seu ladrão de estimação foi para as ruas do nordeste e vc viu a recepção calorosa que ele teve,Dia 07 de setembro o Brasil vai ver que o bem vai tá nas ruas juntos com o nosso Presidente Jair Messias Bolsonaro e os comunas podem se alojar na Venezuela,Lula e ladrão condenado isso ninguém vai tirar em que apoia esse ladrão e ladrão também

  10. Renato silva

    Acordo com quem,muda esse disco comunas aí.apoia ladrão como lula e pior que ele,Lula e condenado isso tá provado agora se fizeram acordo para ele sair da cadeia e ser elegível aí só o STF deve saber ou o TUTA come bosta e arrota merda que deve ser mais que perdeu a boquinha ou um acéfalo revoltado calma Rita em 2022 e nosso Presidente Jair Messias Bolsonaro ganhando no primeiro turno e vc vai ficar caladinha e esse blog vermelho vai escrever horóscopo

    1. TUTA TOLETE - O ALGOZ DO LULINHA

      INGRATA.
      POR GOD!!!
      ARRIMARIA!!!
      OLHE SUA VAGABANDA IDIOTA, A EGRÉGIA CORTE, GUARDIÃ DA CF, JAMAIS IRÁ SERVIR DE VÁLVULA DE ESCAPE PARA ENCOBRIR O FRACASSO DO DESGOVERNO BOZÓICO. VAI PRA BRASÍLIA QUE O IBANÊS TÁ COM UMA RECEPÇÃO AL CONCUR PARA O GADO. A PEIA VAI COMER NO LOMBO.
      O LULA 2022 É RESPEITADO INTERNACIONALMENTE ENQUANTO O BOZO: TADINHO DO BOZO, TADINHO DO BOZO…
      OIA INGRATA. A MULHER DO PM MORTO NA BAHIA, O ADRIANO DA NÓBREGA TÁ AMEAÇANDO ABRIR O BICO. DIZEM ALGUMAS FONTES QUE ELA SABE TUDO SOBRE O ASSASSINATO DA JUIZA CARIOCA PATRÍCIA ACCYOLI, TRUCIDADA PELA MILÍCIA.
      O BOZO TÁ COM O C_ TORANDO PREGO!!!
      A TABOCA VAI RACHAR!!!
      INGRATA. TÚ E ESSE GADO IDIOTA SÃO MUITO BURROS!!!
      EM QUE REGIÃO DO GLOBO PODEMOS ENCONTRAR O FIM DA TERRA PLANA DO PAPAI OLAVO, PODES ME INFORMAR????😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂
      MUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄

      1. Popó: Abamerindus, você é um idiota, no meio desse gado.

        é muito cara de pau, dizer que não recebeu 200 mil da propina da FRIBOI. Ainda bota banca em cima Villa. Ta de brincadeira.
        Lembro-me de uma piada do personagem do CHIXO ANYSIO, o velhinho Popó chega no banco para sacar 100 cruzeiros. A moça do caixa prontamente, após identificar o seu Popó como titular da conta, pega os 100 cruzeiros. E Popó se recusa a receber dizendo que quer o dinheiro que depositou, e, diz a moça que os cem cruzeiros que ele depositou tinha um papelzinho colando um rasgão e aquele 100 cruzeiros não era dele. Foi a maior confusão.

        Será que para os 200 mil recebidos de propina, ao ir para o partido e fazer a triangulação, para voltar para a conta dele, as cédulas naturalmente foram outras, mas o valor foi mesmo, agora entendi, porque ele disse que não recebeu a propina, as cédulas eram diferentes.

        Tá vendo gado, O bolsonaro é honesto, ele não recebeu O dinheiro da Friboi, foi do partido…
        entendi… as cedulas eram outras…tá… entendi de novo.

        Popó recusou a tomar uma picada no bumbum, mas tem muita gente hoje adorando tomar ozônio…

        1. Guilherme F.M. de Albuquerque

          kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk rindo até o impeachment kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  11. Ronaldo

    Agora quer acordo, A imprensa golpista da Venezuela! A água ta batendo na bunda dos comunistas. O negócio Bob não é Bolsonaro e sim o povo brasileiro revoltado com ditadura da toga. IMPRENSA + STF + CPI = GOLPE, o povo elegeu Bolsonaro e vocês não querem aceitar o governo do povo. E ainda falam em democracia. 7 de setembro vem aí. CUBA AGUARDA OS QUE AMAM O COMUNISNO.

    1. TUTA TOLETE - O ALGOZ DO LULINHA

      DECREPTA MAFALDA.
      O POVO BRASILEIRO REVOLTADO???
      AH, SEI. DEVE SER DO MESMO NÍVEL DAQUELA POBRE SENHORA QUE QUERIA DERRUBAR O “FGTS”. MASSA DE MANOBRA DOS MALANDROFAIAS DA VIDA.
      MAFALDA, TU NÃO SERVISTES NEM PARA VARRER O CHÃO DA OAB, SUA BURRA.
      QUAL O AUMENTATIVO DE DACUEBA???

  12. Neno Santos

    Seus textos são sempre infeliz, (Bolsonaro não quer acordo, seu último recurso é se manter no ataque) lembre-se meu amigo, ele é única defesa do povo brasileiro, o seu texto dar entender que Bolsonaro está atacando a democracia, aonde a esquerda ataca todos os dias, na verdade o presidente está se defendendo e defendendo o povo brasileiro, vamos limpar esse Brasil desses políticos podres e uma impressa mentirosa que sempre desinforma a população.

Comments are closed.