Siga em paz, meu primo-irmão
   8 de janeiro de 2021   │     12:02  │  17

Poderia começar com era uma vez, mas esse era uma vez se restringe ao bairro, que surgiu no entorno da paróquia de Nossa Senhora do Bom Parto, que por sua vez surgiu no entorno da Fábrica Alexandria, fundada pelo pai do Zagalo – e, sem dúvida que por isso, afeito à arte do futebol.

Espremido ao pé da barreira, o bairro se expandiu para a Gruta do Padre, o Mutange, na direção Oeste, e ao Leste para a Cambona. No topo da barreira, ao Norte, tinha a Vila Operária e o Alto da Conceição.

E como não poderia deixar de ser nesse bairro surgido no entorno de uma fábrica fundada pelo pai do Zagalo, o futebol era a principal diversão revelando craques, uns aventurando-se e fazendo história no CSA e no CRB, iguais ao Eromir, Gernan, Machado, Benvindo, Derivaldo, Petrúcio, e dois ainda mais famosos como o Paranhos e o Ronaldo Brito.

Embora surgido no entorno de uma fábrica de tecidos, nem todos no bairro eram operários; uma parte sobrevivia como prestador de serviços de alfaiataria, sapataria, barbearia e mecânica; outra parte era negociantes donos de vendas ou trabalhava no comércio, no centro da cidade.

Quando no bairro do Bom Parto alguém necessitava ir ao centro da cidade dizia que “ia para Maceió”, tal a independência do bairro, com feira livre ao sábado, bailes nos dois clubes sociais e a famosas festas natalinas, onde se revelou um locutor com voz de barítono animando a todos, e que também era o goleiro do Renner, o time do Ciço Cabeção.

O nome desse goleiro e também locutor era Ailton Carlos de Lima Villanova, filho do “mestre Olivério“.

No bairro também residia o jornalista Batista Pinheiro, diretor da Rádio Gazeta, recém inaugurada, e que descobriu naquele locutor de serviços de som das festas natalinas promovidas pela paróquia de Nossa Senhora do Bom Parto, o talento nato à dicção fácil e vozeirão.

Nascia, assim, o jornalista Ailton Villanova, que tantas vezes foi tentado a se transferir para centros adiantados e não cedeu, optando por ficar em Alagoas. Mas, não era apenas a voz o dom que a criação lhe premiou, e sim também o dom da narrativa que ele inteligentemente transpunha à escrita.

Não, não diga que era uma vez um talento porque talento não morre; diga que era uma vez uma vida, que ficará eternizada na história, porque exalou talento.

Siga em paz, meu primo-irmão, porque em breve nos juntaremos novamente.

COMENTÁRIOS
17

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Ronaldo

    A gazeta sempre foi uma rádio admirável, cresci escutando esses mitos da comunicação. Era prazeroso ligar o rádio e ouvir pessoas como o Ailton, França e Arivaldo Maia, mais infelizmente hoje imprensa virou militância política. Meus sentimentos a toda família, amigos e admiradores dessa lenda da comunicação. Vá em paz Sr. Ailton Vila Nova.

  2. Rogério Costa

    É Bob…estamos vivendo dias nebulosos e de perdas dolorosas. Preparemo-nos para 2021…o que será que falta acontecer?

  3. Joseph Goebbles

    Meus pêsames Sr. Roberto, que o exemplo do seu primo permaneça sempre nesse blog e que ele continue a defender o corolário da liberdade de expressão como pilar fundamental da democracia.

  4. Cid Carlos

    Sempre o admirei, tanto, nos comentários, quantos nos artigos! Meus pêsames aos familiares desse grande jornalista!

  5. Luiz Gustavo

    Bela homenagem a um grande profissional que Alagoas teve no jornalismo. descanse em paz, e que Deus em sua infinita bondade conforme a familia e amigos.

  6. WELLINGTON

    DEIXANDO SAUDADES AOS LEITORES ALAGOANOS. GRANDE JORNALISTA, GRANDE PROFISSIONAL.
    VAI EM PAZ. ABRAÇOS E FORÇA PARA A FAMÍLIA E AMIGOS…

  7. SEVERINO FEIJÓ DE MENDONÇA

    O PAI DO ZAGALO ERA O DR MARIO LOBO, DONO DA FÁBRICA ALEXANDRIA, A IRMÃ DO DR MARIO DONA ISMÊNIA LOBO MORAVA AO LADO DE SUA CASA ONDE HOJE É A FARMÁCIA DROGASIL AO LADO DO SHOPING CIDADE.PASSEI UM CERTO PERÍODO NESSA CASA DE DONA ISMÊNIA, PENSE UMA FAMÍLIA DE BEM E CHEIA DE BONDADE.TENHO MUITAS RECORDAÇÕES DAS PESSOAS BOAS DA FAMÍLIA LOBO E DO SR ANTÔNIO FERREIRA QUE RECEBEU O TÍTULO DE COMENDADOR FERREIRA.

  8. Thaisa

    Deus o receba de braços abertos. Na certeza da vida eterna! Força a tia Sônia, Leo, Adriana e demais em uma hora tão triste como essa.

    1. TUTA TOLETE - ALGOZ DO LULINHA

      CACHORRO!!! CANALHA!!!
      BOM PORQUE NÃO FAZ ALUSÃO AO TEU ÍDOLO BOZO??? O AILTON ERA E CONTINUARÁ SENDO UM TALENTO INSUPERÁVEL.
      QUEM NÃO LEMBRA DE SEU PROGRAMA NOTURNO NA GAZETA AM, ANTES DO ADVENTO DAS FMsNO BRASIL, QUANDO ELE “DECLAMAVA” A ORAÇÃO DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS COM MAESTRÍA ÍMPAR???
      NÃO SE ESQUEÇA, OH CANALHA, QUE O CULPADO DESSE ESTADO DE COISA, É O CANALHA MAIOR DO TEU MITO, QUE DESDENHA DA PERDA DE MILHARES DE VIDA E IMPEDE AÇÕES RESPALDADAS NA CIÊNCIA PARA PROTEGER INTERESSES POLÍTICOS.
      O COVID QUE O CANALHA DO BOZO ESTAVA FAZENDO PIADA E RINDO OUTRO DIA, LEVOU DENTRE OUTRAS VIDAS O CARÍSSIMO AILTON. VAI EM PAZ!!!

      1. Heitor

        Não é à toa que Manaus é o lugar mais dramático em relação ao Coronavirus. Lá onde o Bozo genocida teve mais votos. O negacionismo dele está acabando com a vida dos brasileiros, gado bolsonaristas ou não.

  9. Daniel

    Meus sentimentos.
    As crônicas que Ailton escrevia nos jornais impressos eram fantásticas!!! Meu pai, Elinaldo Barros, era um grande admirador e amigo de Ailton.

Comments are closed.