Lessa assume Prefeitura em 2022 e JHC, sai para governador
   1 de dezembro de 2020   │     0:53  │  4

Um dos ensinamentos do general Sun Tzu, no seu famoso livro “A Arte da Guerra”, é que se deve provocar conflitos entre o inimigo, para que ele se desoriente atrapalhando-lhe o foco da guerra.

Foi isso o que os adversários fizeram com o senador Renan Calheiros, quando conseguiram convencer o vice-governador Luciano Barbosa a abdicar do cargo, para disputar a Prefeitura de Arapiraca.

O senador enfrentou duas frentes de combate, uma, a vencedora, liderada pelo deputado João Henrique Caldas, eleito prefeito de Maceió; a outra frente liderada pelo deputado Arthur Lira.

Premeditando o breque, para 2022, pode-se antecipar o quadro da disputa majoritária, com JHC concorrendo ao governo do Estado e Arthur Lira, o Senado.

Esse é o desenho que ficou com o resultado da eleição em Alagoas mostrando essa força jovem emergente. Não se deve subestimar a habilidade de mover as pedras do tabuleiro de xadrez político, que o senador Renan sabe manipular habilmente, mas não há paradoxo quanto à adversidade igual para ele enfrentar.

Ainda que o resultado da eleição municipal não deva balizar a eleição majoritária de 2022, esse é o quadro que se impõe no caminho do senador Renan, com essa pedra no meio para ser removida.

O resultado dessa eleição, além de mostrar a derrota do presidente Jair Bolsonaro e do próprio PT, mostrou também que se busca o centro como equilibrio, descartando-se o radicalismo de direita ou de esquerda.

Compete agora a vencedores e vencidos fazerem essa auto-critica, na expectativa de recuperarem a confiança de milhões de eleitores que não foram votar ou foram votar, mas anularam o voto.

Ah, ia-me esquecendo de dizer que, se o combinado não é caro, o vice-prefeito Ronaldo Lessa assume a prefeitura em abril de 2022, com JHC disputando o governo do Estado.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

COMENTÁRIOS
4

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Sem Nome

    Roberto,
    Este é o cenário atual,porém teremos 2 anos adiante e muita água passará debaixo da ponte Neste tabuleiro de xadrez tem muito rei e muito o que ser jogado,quem viver verá.

  2. Barbosa

    Bob, parabéns pelo contrário, sabemos que o Bolsonaro não tem capacidade de ajudar ninguém a ganhar eleição, mas você reconhecer o fracasso do PT foi fenomenal. Mas voce esqueceu de dizer que o Galego de Coruripe é o candidato dos Calheiros para o governo do estado, esse foi o acordo para o galego ter desistido do senado.

Comments are closed.