Investidores retiram 47 bilhões de dólares do Brasil, em 12 meses
   28 de julho de 2020   │     16:42  │  15

Desconfiados da política econômica do governo Bolsonaro, os investidores estrangeiros retiraram 47 bilhões de dólares aplicados no Brasil.

Esse dinheiro estava aplicado em ações, fundos de investimentos e títulos da dívida pública, e a sua retirada num volume histórico acendeu a luz vermelha no Ministério da Economia.

Vale ressaltar que essa fuga histórica de capitais é a maior em 26 anos, desde a crise de 1994, e nada tem a ver com a pandemia causada pelo coronavírus, no que se refere à causa principal. Ainda que a pandemia contribua, há o peso fundamental da responsabilidade do governo no que se refere à confiança perdida devido aos seguidos erros cometidos – seja no trato internacional, seja pela incompetência na política internacional.

Analistas financeiros apontam como causas para essa fuga histórica de capitais a desconfiança na política econômica implementada pelo ministro Paulo Guedes, a incapacidade gerencial do presidente Jair Bolsonaro e a certeza de que o Brasil será o último país a se recuperar no pós-pandemia do coronavírus.

A notícia confirmada pelo Banco Central causou apreensão no governo. Para se ter ideia, dos 47 bilhões de dólares retirados pelos investidores, nos últimos 12 meses, 31 bilhões e 200 milhões de dólares foram retirados apenas entre janeiro e junho deste ano, ou sej, em apenas 6 meses.

Mas, não foi por falta de aviso. Todos sabiam que ao estimular que se tocasse fogo na floresta Amazônica, ao estimular a política de extermínio dos povos indígenas e ao combater a política de preservação ambiental, agredindo e se indispondo com organismo e personalidades internacionais que defendem o meio-ambiente, o governo só poeria levar o país a esse quadro preocupante.

Daí, quem sabe se prevenindo, quatro importantes economistas que assessoravam o ministro Paulo Guedes, pediram demissão. Eles preveem quadro ainda pior para 2021 e 2022.

Repito: mas, não foi por falta de aviso.

 

COMENTÁRIOS
15

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Alberto Lima

    Bob tá me censurando não publicou meu comentário de ontem só porque falei.
    ACABOU A MAMATA
    A MAMATA ACABOU
    Kkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkk
    Aceita que dói menos
    Chora esquerdistas.

  2. Josenilson

    Que putaria é essa com o dinheiro do contribuinte? Até a filha do gen. Pazuellu recebeu o auxílio emergencial. Malandragem da porra

  3. João Caldas

    Se não tirar a praga do Bozo, vamos virar uma colônia yankee. Pra delírio dos Zumbis americanizados.

    1. Maciel

      Isso mesmo, João. A direitalha corrupta não tem o menor pudor em confessar que deu golpes e que vai continuar golpeando países, assim como fizeram com Bolívia e Brasil. Você viu a cara de pau do dono da Tesla/SpaceX?

  4. RONALDO

    Esse discursinho mentiroso é pra patota comunista. Parabéns os mortadelas acreditam em qualquer mentira basta ser contra o MITO, e nós é que somos gado. Kkkkkkkkk….

  5. Alípio José Meireles Sá

    O Brasil se afunda na cara do mundo inteiro, que não cansa de denunciar os desmandos do chefe de milícia como o pior governante do planeta. Fontes: Financial Times, The Economist, The New York Times, e por aí vai…

  6. Leozinho amor e luz

    Os números de Bolsonaro são fenomenais:
    Mais de 100 mil mortos de covid19
    Quando USS 50 bilhões saiu do país
    3 toneladas de cloroquina
    Queimada da Amazônia equivalente a quase 5 milhões de campo de futebol
    Os números de armas na mãos da população triplicou.
    Maus de meses sem o ministro da saúde em plena pandemia

    Milhões de desempregados

    Tá uma maravilha

    1. Alves

      Noia, acho que os noiado é quem não consegue ver o que está acontecendo, é mais do mesmo, falar nisso nunva mais mandaram ajuda humanitária pra Venezuela, papelão.

Comments are closed.