Legado de Temer: o retorno do aumento da desigualdade
   26 de novembro de 2018   │     21:59  │  11

por Aprigio Vilanova (texto e foto)*

A organização não governamental (ONG), Oxfam Brasil, divulgou relatório, nesta segunda (26), intitulado “País estagnado: um retrato das desigualdades brasileiras – 2018″ no qual revela que houve estagnação na distribuição de renda, aumento da pobreza e recuo na equiparação de renda entre negros e brancos, homens e mulheres.

Segundo a ONG a constatação feita é um retrocesso inaceitável, uma vez que a maior parte da população brasileira é composta de pobres, negros e mulheres. No estudo a ONG afirma que as desigualdades de renda, raça e gênero são resultado do injusto sistema tributário brasileiro que está baseado no consumo incidindo sobre os que menos tem condições de pagar.

O relatório revela que pela primeira vez, após 15 anos, a redução na desigualdade de renda no Brasil foi interrompida. O estudo utilizou dados referentes aos anos de 2016 e 2017, período no qual Michel Temer (MDB) assumiu a presidência da República após o processo de impedimento de Dilma Rousseff (PT).

O Brasil caiu da 10ª para a 9ª posição entre os países mais desiguais no ranking global de desigualdade de renda de 2017. O estudo revela ainda que os 10% mais ricos tiveram um acréscimo de 6% na renda, enquanto os 50% mais pobres tiveram retração de 3,5% na renda. A pobreza também voltou a aumentar, chegando a representar 15 milhões de brasileiros, um aumento de 11% e relação a 2016.

Clique aqui e leia o relatório

*Jornalista formado na Universidade Federal de Ouro Preto – MG   

COMENTÁRIOS
11

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. PROGRESSISTA PORRETA

    ESSE NELSON CONTINUA SENDO UM PERFEITO IDIOTA.
    ONDE ERA QUE LULA E DILMA CONFIAVAM NAQUELE CANALHA TRAIDOR? CONTA OUTRA PATO MANCO. ENQUANTO TU FALA DO PT, TEUS DIREITOS ESTÃO SENDO RETIRADOS.

  2. Nelson

    Refrescando as cabecinhas vermelhas PTistas….Temer era o vice queridinho de Lula e Dilma, visse BÔBinho kkkkkkkkkk kkkkkkkkkk.

    1. anti-nazista

      Temer era vice figurativo (como ele mesmo deixou claro naquela cartinha vazada propositalmente). A política de Temer é muito diferente da de Lula e Dilma. Temer é Bolsonaro e Bolsonaro é Temer.

  3. PROGRESSISTA PORRETA

    ESSE DESGOVERNO É O RETRATO DA FOME. MAS TEM O COISO QUE, TODOS SABEMOS, NÃO GOSTA DE POBRES (pois disse que pobre só serve pra votar), DE NEGROS (disse que o quilombola mais magro pesava 4 toneladas e que não servia nem pra procriar), DE MULHER ( disse que elas tem que ganhar meno por que engravida), DE ÍNDIOS (disse que eles não devem ter terra, pois não produz). ENTÃO TÁ BOM PRA OS TRABALHADORES.
    MAS FORAM AVISADOS, VOTARAM POR QUE QUIS.

  4. joatas

    E, é claro, na opinião dos petistas, isso não tem nada a ver com a corrupção, o aparelhamento do estado e com a crise econômica gerada pelo PT e que quase culminou na derrocada do Plano Real. Tá serto !!!

    1. anti-nazista

      Aprenda a contar o tempo. Temer traiu Dilma e os eleitores que votaram nela há quase 3 anos. E aprenda a contar outra: o Brasil era feliz com Lula e Dilma, não com Temer, o mais rejeitado. E vai ficar pior com o come bola do Temer, o futuro presidente.

  5. Roberto

    Legado de temer,Lula e Dilma, não esqueça que eles estavam juntos,mais como sempre você esquece que o grande culpado desses desmandos e toda roubalheira atende por um nome PT.

Comments are closed.