Senador Renan prevê o suicídio coletivo com o atual sistema eleitoral
   9 de outubro de 2016   │     19:28  │  8

Brasília – O presidente do Senador, Renan Calheiros, e o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, se reuniram na semana passada para discutirem a reforma do sistema eleitoral.

Para o senador Renan, a reforma eleitoral é urgente e inadiável:

– “Há uma convicção generalizada que ou mudamos o sistema eleitoral ou vamos para o suicídio” – disse Renan.

A discussão sobre o sistema eleitoral brasileiro, com as suas imperfeições, se arrasta há anos sem consenso. O sistema atual consagra aberrações, entre elas, a negativa quanto a quantidade de votos como garantia da vitória.

Ou seja, nem sempre o mais votado é eleito porque o que se leva em conta é a coligação partidária.

-“Qualquer sistema ( eleitoral ) é melhor que o sistema vigente” – disse Renan.

O sistema eleitoral vigente permite aberrações como as protagonizadas pela votação obtida pelos deputados federais Celso Roussomano, que permitiu que o cantor Sérgio Reis chegasse à Câmara Federal com uma votação de vereador de cidade pequena.

Essas distorções do sistema eleitoral brasileiro, na opinião do senador Renan, estão levando à própria falência do modelo vigente no País e é urgente que se faça a reforma.

Interessante é que há proposta para acabar com o vice. A figura do vice, de ordinário, tem servido às conspirações quando ele deveria ser mero auxiliar – e, evidentemente, cumplice do titular.

E isso tem sido complicado porque o vice no Brasil se tornou no inimigo íntimo.

COMENTÁRIOS
8

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Joilson Gouveia Bel&Cel RR

    Tiveram várias chances de votar para presidente, mas optaram pela presidentA, gerentA, inteligentA, estudantA, compententA, deu no que deu: taí um presidentO; VICE por duas vezes, agora presidentE, após a “queda, sem coice” deLLa, que foi CASSADA, numa meia-pena!
    Sofremos catorze anos; agora suportem calados e sem choros!
    Abr
    *JG

  2. Augusto

    Logo, logo, Temer golpista começará a abrir o saco de maldades. Não vai demorar para termos um AUMENTO NO PREÇO DOS COMBUSTÍVEIS. Ele já sabe que não pode sair às ruas. Parece estar conformado. Não abre mão mesmo é de FERRAR A NAÇÃO!
    FORA TEMER!
    QUERO VOTAR PARA PRESIDENTE!
    DIRETAS JÁ!

  3. NAO ENTENDO NADA

    Você, só não diz que nunca se interessou por reformas que realmente ajudasse a nação, e quando a corda parece que está no pesco, ele fica tão atante, incrível.

  4. alagoano observador

    Primeiramente, FORA TEMER!

    Nada surpreende mais na atual quadra brasileira!

    Um sem-número de ministros réus no STF e chegando mais!!!!! O usurpador-mor havia recuado da decisão de nomear para o turismo o dep. Marx Beltrão, ainda em julho, após divulgação de que o nome do então futuro ministro figurava como réu no STF. Mas o deputado acabou de virar ministro! Ele continua réu no STF. O quê mudou então? Foi só a poeira baixar?

    A verdade é que esse governo de traíras está fadado a uma retumbante derrocada. Eles pensam que o povo não está vendo…

    FORA GOLPISTA! FORA TEMER!

  5. Nelson

    Cala a boca pêtistazinho revoltado ! Se não fosse o vice nós não teriamos a primeira Dama mais linda do mundo, teriamos que ficar a tempo todo vendo o cachaceiro do Lula e aquela Anta horrorosa falando escrementos a vida toda.
    O Sr viu o discurso da primeira Dama essa semana ?
    Foi a coisa mais linda que eu ja vi, é muita beleza, classe , e elegancia.
    Por falar em suicidio Véio, aproveite o momento ou então se mude pra o Acre, lá é o unico reduto do pais em que o Governador e o Prefeito ainda São do PT.
    Vai pra lá vai, xi xi xi xi xi hehehehehe.

  6. Carlos Soares Novais

    Roberto,
    Realmente a dita reforma eleitoral nunca saiu pois a política brasileira sempre foi voltada a manter o status cor no poder,por sinal antemanhã bastante inteligente,porém nefasta a sobrevivência da classe política que hoje é esmagada entre votos brancos e nulos.Não cabe aqui estabelecer o melhor ou pior sistema,mais atentar pela verdadeira horroriza como estão tratando uma coisa tão importante a sobrevivência de nossa tão fragilizada democracia.Que Deus projeta o Brasil e os Brasileiros!

Comments are closed.