Bem vindos ao passado
   14 de agosto de 2016   │     13:35  │  7

por Aprigio Vilanova

Parece incrivelmente anacrônico afirmar isso, mas só parece. A história não é linear e nem caminhamos para o progresso como quer fazer crer o ideário positivista, voltamos para o início do segundo milênio.

Com os três meses do governo interino de Michel Temer (PMDB-SP) a agenda política que segue sendo colocada em prática nos joga no Brasil dos anos 20, voltamos para antes do Estado Novo.

A política do café com Leite foi o período entre a república dos alagoanos (Deodoro e Floriano) e o estado novo de Getúlio Vargas. Basicamente era manter o poder nas mãos das elites agrícolas do Sudeste.

O Brasil recém saído da escravatura e pouco industrializado não conhecia direitos trabalhistas, também não conhecia serviço de atendimento universal de saúde, não existia uma rede de ensino público superior. Vale ressaltar a contribuição dos imigrantes italianos para o surgimento do movimento sindical no Brasil.

O Brasil do presidente interino Michel Temer está a passos largos para o passado. O programa é um salto para o atraso.

Sucateamento das universidades e institutos federais com o corte progressivo de verbas na educação, reformas na CLT que visa exclusivamente a extinção de direitos conquistados com a luta histórica dos trabalhadores brasileiros, implementação de um projeto que visa a mercantilização da saúde pública.

Esses são apenas alguns graves projetos de lei que caminham no Congresso Nacional e que fazem parte do pacote para o passado de Temer e seus aliados. O que impressiona é que uma plataforma política com essa agenda não ganharia as eleições.

A imprensa já noticia cortes que podem chegar a 45% nos investimentos e de até 20% no custeio da universidades. O Globo já se apressou em lançar editorial elencando os absurdos do ensino federal brasileiro.

Diz o editorial, mais ou menos, assim: A universidade pública brasileira é feita para a elite e portanto é necessário a privatização. Ora, que a universidade brasileira historicamente sempre foi lugar da classe média e da elite brasileira todos sabemos.

Já existiu até lei de cotas para filhos de usineiros ingressarem sem avaliação nos cursos de agronomia, vejam sem avaliação. Com as cotas para negros, índios e estudantes do ensino público a repercussão já sabemos.

Mas o problema é que o editorial do O Globo parte de um pressuposto verdadeiro, a universidade para ricos; para chegar a uma conclusão criminosa, a solução é a privatização. Não há outra maneira de nos tornarmos uma nação enquanto não priorizarmos a educação no nosso país.

As universidades precisam mesmo é serem popularizadas, cada vez mais os espaços precisam ser preenchidos pelas camadas historicamente excluídas da nossa população.

COMENTÁRIOS
7

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. amigo do povo

    EM 13 anos de desgoverno e bagunça PT o que temos na universidades Brasileiras ?

    Quantos HUs funcionam Est’ao todos sucateados o do Fund’ao que ja foi referencia teve parte demolida
    Os laboratorios em geral est’ao completamente sucateados, somente aqueles PPP est’ao melhores.

    Ao inves de melhorarem a base para ingresso nas UPF querem nivelar por baixo o ensino Universit[ario, com esta conversa de pai de pobres ou seja transformar as UFPs em Unversidades Patrice Lumumbas da vida. Jamais conseguir’ao.

    Agora Bob reclamas do Futuro, antes reclamavas do passado mas o presente que vivemos e consequencia direta do desgoverno inconsequente da PETRALHADA e aliados que além de roubarem muito como está evidenciado na lava-jato so fizeram merda. .

    Que direitos foram conquistados pelo trabalhador no governo PT podem explicitar ? 35/95 que o PT nao queria ? As leis trabalhistas ainda são em grande parte getulistas e no governo getulio elas foram impostas, não foi luta da esquerda de merda que as fez serem editadas.

    Todos conhecm este joguinho de enrolação e mentiras da esquerda perdedora. Agora tem rede social para desmascarar a enrolação. Não adianta colocar inverdades pois elas apenas servem para demonstrar o mau caratismo de quem as inventa.

    Durante 13 anos a petralhada criminosa manteve todas as regras de exceção sem alterar nada. Parece até que alem sde sucatearem o ensino fizeram algo útil !

    NA Saúde o que temos depois de 13 anos ? Só desgraça e olha que ainda podemos colocar esgotamento sanitario e agua tratada na saude. Pois os merdas quase nada fizeram além de oba oba.

    Que cara de pau falar de CLT, SAUDE, ENSINO UNIVERSITARIO ! É muita cara de pau de quem nada fez e apenas facilitou a sacanagem.

    Pior tem gente (que por enquanto) ainda acredita nesta canalha. Mas vai mudar, logo logo vai mudar.

  2. MOSQUITA DA MANDIOCA ALUCINADA

    Quero,aqui,parabenizar o desempenho estrondoso das republiquetas bolivarianas nas olimpíadas.A trupe comandada pelo político mais desmoralizado do mundo,o MULA,espantou o mundo com seu desempenho nos jogos.Aliás,dizem os especialistas,que o resultado dos jogos são reflexo do nível de uma sociedade.Isso sim,é retrocesso.É isso,também,que a PTralhada gostaria que acontecesse no Brasil.Agora,é verdade que quem impediu o melhor desempenho das republiquetas bolivarianas foram EU+O GALEGUINHO DE OLHOS AZUIS JOAQUIM BARBOSA LEGITIMO REPRESENTANTE DA ELITE ARIANA E PRIMEIRO CAÇADOR PTRALHA+VEJA+SERIO MORO TREINADO PELO FBI+GLOBO+CIA.Com nossa organização não tem quem possa!!! Vai encarar,PTralhada?

  3. Santos

    Tudo que está acontecendo hoje realmente é culpa do passado , especificamente cerca de 12 anos de arrogância misturado com incompetência.

  4. Lopes

    O libelo ululante contra a Anta é o mesmo que escolher entre entre libelú e santa.

    Liberdade de expressão é coisa que não existe nos países seus aliados de coração.

    Já “luta” rima com FDP. Ameaça usar a força bruta mas come bolinho de araruta (espécie do gênero Maranta !), ou seja, a Anta vai tomar, na rima do jaburú. Mais tarde, também, o picolé de chuchú.

    O palácio da Antarada terá sua instalação desinfetada.

    Depois de fazer “porco” caso do povo, chamará o político que falou “Eu ovo!”.

    No mês de agosto, na Europa, separa-se o vinho do mosto.

    “O processo de separação da parte sólida e líquida do mosto é conhecido como descuba.“

    É capaz de terminar em cuba!

    Já foi descoberto o gato na tuba, dentro da república da suruba.

    Sucuritiba é o nome do bicho que tritura todo esse lixo.

    Parece uma mutreta, aumentar salário da turma da capa preta !

    Enquanto o país sangra, há quem tire férias em angra.

    Preparem-se esculápios! Toque na próstata desse larápio, de “anjinho” disfarçado, o barbudo apóstata.

    Seu sócio português pediu um novo toque com outro dedo. Perplexo, o médico perguntou por quê.

    “Doutor, é sempre bom ter uma segunda opinião.”

Comments are closed.