O discurso único reproduzido pela televisão entorpece e aliena
   29 de julho de 2016   │     17:54  │  16

por Aprigio Vilanova

Acho que os termos que tentam limitar um ou outro a isso ou aquilo é sempre perigoso, pois assim não há limite; apenas as abstratas palavras. Mas o momento em que vive o Brasil precisa ser pensado para além disso.

Coxinhas e Mortadelas não resumem nossa sociedade, nós somos mais que isso. Mas somos muito menos também. Experimentamos o poder, na prática, que a mídia exerce de forma alienante em grande medida.

Até a eleição de 2014 a maioria da população votou em uma plataforma política minimamente progressista, mas a avalanche de notícias de corrupção mudou a mentalidade do eleitorado brasileiro pouco politizado.

Hoje assistimos perplexos o desmantelamento do mínimo projeto progressista que vinha sendo implementado. A grande mídia brasileira é responsável pela despolitização da população.

O Brasil é um país de analfabetos e a maioria da população se informa única e exclusivamente pela televisão. A TV exerce um poder onipresente, onisciente e onipotente, em nenhum país a televisão tem tanta importância.

O discurso único reproduzido pela televisão entorpece e aliena. Os oprimidos acabam por concordar com os opressores e são levados ao ódio. O desmantelamento começou e o plano entreguista já começa a tomar forma.

O fica de esperança é o curto período deste governo comprometido com os interesses dos historicamente beneficiados. É preciso muito mais esforço para desconstruirmos a mentalidade brasileira de vira lata.

* Jornalista formado pela Universidade Federal de Ouro Preto -MG

 

COMENTÁRIOS
16

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Hermes TT

    Outro dia, vi um coxinha empregado da CEAL desesperado com a privatização. O coitado não tinha entendido nada e saiu de amarelo na rua. Agora é que começou a cair a ficha dele, coitado. Senti pena.

  2. Nelson

    Em 2018 o Lularapio estará presinho da silva na Papuda. A cadeia fará bem a ele, quem sabe ele não recupera a memoria e começa a lembrar de tudo.

  3. Mauricio Jr

    É… Parece q vc tem aqui em seu blog uma ruma e uma boa prova de televisivos espectadores tipicamente brasileiros. Mas tmbm um novo ser se metamorfosei ao utilizar a internet repleta de boataria e fofocas. Ele é o midiota. Muito mais daninho qto o primeiro gerado da televisão.

  4. Soares

    Aprígio,
    Artigo bastante oportuno.Espero que desencadeia entre os leitores desde blog o interesse sobre esse tema ,Alienação da Imprensa,creio que estamos correndo um grande de nos tornámos todos um capítulo de uma novela cheia de traições e ódio.Assim foi na Alemanha de Hitler …alguém lembra desta frase feita…”Toda unanimidade é burra”.

  5. MOSQUITA DA MANDIOCA ALUCINADA

    Engraçado,quando a PTralhada ganha eleição,eles vêm latir e alto e bom som que NINGUÉM pode com a força do povo! Foi assim na eleição do vagabundo de 9 dedos e quando ele elegeu o “POSTE”,a abilolada..Depois que roubam,mentem,assassinam,corrompem, VÃO PARA A CADEIA COMO QUALQUER UM CRIMINOSO,a culpa é da imprensa e da direita…sei…assim é fácil,assim é bom…assim qualquer um!!!

  6. Sérgio Roberto

    Réu, Réu e não foi Sérgio Moro, pra semana é o juiz de São Paulo e pra decretar a prisão perpétua do facínora Sérgio Moro, vão visitar ele no presídio já que não tem curso superior.

  7. Barbosa

    É verdade meu caro jornaleco, a mídia brasileira é culpada de toda desgraça que assola o Brasil, foi a mídia que nomeou os ratos na direção das estatais, foi a mídia golpista que deixou de investir no Brasil e foi contuir porto em Cuba, metrô em Caracas. O chefe da quadrilha foi reclamar do jui Sérgio Moro para
    ONU, olha o desespero, porque não recorrer ao STF? é claro que o Moro sabe o que faz, e os advogados do Lula sebem que o STF não vê arbitrariedade no que Moro está fazendo. Meu caro jornaleco, explica com os filhos de Lula conseguiram tanto sucesso depois que o pai se tornou presidente. Dependendo da sua resposta, posso me convencer que o Lula não é bandido e ladrão.

  8. Joilson Gouveia Bel&Cel RR

    A CULPA É SEMPRE DOS OUTROS! ELLES SÃO INDEFECTÍVEIS!
    Joilson Gouveia*
    A hegemonia ideológica escarlate alienada, alienista e alienante massivamente espraiada, divulgada e disseminada por blogueiros, “jornalistas” e “imprensa” bem remunerada pelos “desgovernos” desses últimos quatro ou cinco lustros, mormente nesses últimos catorze anos, não ENTORPECE nem ALIENA. É TÍPICO!
    A mídia é a única CULPADA por divulgar, noticiar e informar a todos os cidadãos e cidadãs brasileiros sobre quase todos os ilícitos, delitos e crimes perpetrados por essa ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA, que se dizia partido-político, cujos “negócios e negociatas” deveriam ser encobertos, acobertados e ocultados como ocorre em Cuba, Venezuela, Bolívia, Equador etc. etc., trazidos à baila em inúmeras “delações premiadas”! Como sempre, para eLLes, o criminoso não é algoz, mas vítima da Sociedade ou do Estado.
    Notem bem: enquanto um deLLes apela para ONU e Cortes Internacionais de Direitos Humanos, “se dizendo perseguido pela Lei, Justiça e Juiz”; a outra culpa ao “tesoureiro” e ao seu “partido”: A CULPA É SEMPRE DOS OUTROS! ELLES SÃO INDEFECTÍVEIS!
    Amanhã o povo sairás às ruas, mais uma vez, para o “ADEUS, QUERIDA”!
    ACABOU! A PAPUDA OS ESPERA!
    Abr
    *JG

  9. Silva

    Taí, gostei desse texto. Somente uma ressalva, o próprio povo gosta de ser enganado quando deveria fazer uma revolução nas urnas, se é que seja possível, visto que não temos alternativas, pois a esquerda não se organiza, pelo contrário, alguns partidos se aliam com oligarquias. Aí temos a nata do conservadorismo no Congresso que vai destilando sem nenhum ressentimento o projeto neoliberal que acabará de vez com as chances do país ser justo e solidário… Vão entregar o pré-sal, a eletrobrás, os bancos públicos, os correios… vão retirar do Estado o seu dever pela manutenção de um SUS de qualidade, vão retirar de vez o pouco que fizeram com a Educação… E a gente aqui de Alagoas e vocês da imprensa sabemos quem são nossos representantes no Congresso que apoiam tal investida nefasta.

  10. MOSQUITA DA MANDIOCA ALUCINADA

    Pode espernear,gemer,rebolar,protestar,filhote de bobinho,não tem jeito.EU+GALEGUINHO DE OLHOS AZUIS LEGITIMO REPRESENTANTE DA ELITE ARIANA E PRIMEIRO CAÇADOR PTRALHA JOAQUIM BARBOSA+VEJA+SERGIO MORO+CIA+GLOBO,somos poderosos demais! Tão poderosos que conseguimos desmascarar esse discurso cansado da esquerda que rouba,mata,corrompe,mente e depois posa de vítima,exatamente como vc ta fazendo agora.Nós só iremos descansar depois que pusermos o ladrão maior,o MULA,atrás das grades e exposto a visitação pública.Depois,com nosso poderoso poder que faz se cagar de medo a PTralhada,iremos dominar o mundo!!!

  11. Sid luiz

    So bastaram fala queo Lula ta na frente que começaram o pega pega
    Bob coloca a reportagem que o advogado australiano do nosso lula tudo de bom em 2018, ensina a sergio moro o queo juiz tem que fazer. pra quem não sabe ele ta ali pra julgar e nao para acusar. por tanto ta mais confirmado a perseguisao ao melhor PRESIDENTE de todos os tempos. DA LHE LULA to com você e não abro

  12. Nelson

    Poxa…e eu pensando que o povo tinha mudado por causa da maior roubalheira da historia universal, praticado pela seita petista, e pelos 13 milhões de desempregados que a politica do socialismo comunista do Luladrâo e da doida ds Dilma tinha implantado. Mas agora depois de ler o blog do PTralhao e do PTralhinha , foi a midia que expulsou as lacrais hienas do PT. Vivendo e aprendendo.

Comments are closed.